É possível conectar um monitor externo no Acer Aspire Nitro 5 (AN515-52-52BW) sem ativar a GPU?

herbvasco
herbvasco Member Posts: 3 New User
editado junho 2023 em Arquivo de 2020
Olá a todos da comunidade! Recentemente adquiri um Acer Aspire Nitro 5 (AN515-52-52BW) e conectei meu monitor externo nele, pois acho a tela de notebooks muito pequena para jogar.
Acontece que, quando conecto o monitor, automaticamente a GPU (Geforce GTX 1050) do notebook fica constantemente ativada e passa a ser ativada para abrir todos os programas que normalmente seriam abertos usando a placa de vídeo integrada.
Outro detalhe, é que quando coloco para ser usado apenas o monitor externo, este passa a apresentar um pouco de "lag", como um jogo rodando em FPS baixo.

Gostaria de saber o porquê isso acontece  e se há possibilidade de USAR O MONITOR EXTERNO SEM QUE A GTX 1050 FIQUE CONSTANTEMENTE EM USO.

Pois acredito que se for usada somente para jogos, há o prolongamentoda vida útil dela. Corrijam-me se eu estiver errado.

Obrigado! :D

Melhor resposta

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Boa tarde herbvasco !

Não, não é.
    A GPU base de saída de vídeo é a dedicada.
    Não há absolutamente nada em questão de "poupar vida útil".
    Quanto a questão da "lentidão", o cabo HDMI é homologado na versão de ambas as conexões?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

Respostas

• herbvasco
    Acho que vale ressaltar que o monitor em questão é um DELL de 19.5" P2018H, 60 Hz, entrada HDMI.
  • MaClane
    Responder ✓
    Boa tarde herbvasco !

Não, não é.
    A GPU base de saída de vídeo é a dedicada.
    Não há absolutamente nada em questão de "poupar vida útil".
    Quanto a questão da "lentidão", o cabo HDMI é homologado na versão de ambas as conexões?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• herbvasco
    Obrigado pela rápida resposta MaClane.

Usei pelo menos uns 5 cabos que tenho aqui, ambos dão o mesmo efeito. Quando deixo tela estendida, fica tudo normal, porém quando deixo uma tela única, fica mais lento. Mas até aí sem problemas, pois ficarei com tela estendida.

A minha maior preocupação era com a utilização constante da GTX 1050, mas se não há problema em deixá-la constantemente ativada, então manterei o monitor.

Achei que a seleção automática entre placa integrada e GPU existia para poupar a placa de vídeo.
  • MaClane
    A conexão de saída do aparelho ativa a GPU dedicada automaticamente.
    Existe sim na verdade opções "alternativas", mas que vão gerar erro pois a renderização de saída terá de passar pela 1050

Sincerely, J. MaClane ™