Como instalar o Windows 10 no meu A315-53-3470, que não tem unidade de CD/DVD? (dual boot com o EOS)

Opções
Mardend
Mardend Member Posts: 4 New User
editado junho 2023 em Arquivo de 2020
Boa tarde,
Recentemente adquiri um A315-53-3470. Ele não possui uma unidade de CD/DVD. Na propaganda das Casas Bahia, dizia que vinha com Windows 10. Entretanto, talvez por ter conseguido uma promoção relâmpago, o mesmo veio com um sistema operacional que eu não conhecia, Endless OS 3.7.7 (200210-144002). A princípio pensei que se tratava do Ubuntu. Mas não possui vários dos aplicativos pre-instalados do Ubuntu e não sei como instalar.

Como tenho um disco original do Windows 10, penso em dividir o hd em duas partes, deixar o EOS numa parte e na outra instalar o Windows 10. O aplicativo Discos, que veio instalado, não consegue redimensionar o hd, pois a partição fica em uso quando o app está sendo executado. Como o notebook não tem leitor de discos, pensei em fazer uma instalação através de um pendrive bootável e que o programa de instalação resolveria o problema de redimensionar o hd, abrindo espaço para o Windows.

Depois de ter de usar um outro notebook para criar o pendrive bootável, não consigo que o notebook faça o boot pelo pendrive. Como vi uma postagem do Egydio dizendo para não instalar o Windows pela entrada USB 3.0, caso do pendrive, peço a ajuda de vocês, me informando se posso instalar pelo pendrive e como fazer isso.

Um abraço e obrigado pela atenção.

Melhor resposta

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Opções
    Nenhum aparelho atual possui CDs de instalação de qualquer sistema.
    O Endless pode ser baixado no site oficial da desenvolvedora e instalado normalmente: https://endlessos.com/pt-br/download/

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              

Respostas

  • Commodore_1995#
    Opções
    Eu sugiro que você primeiro tente instalar o windows. Mas será necessário alterar o sata mode para ahci e desativar o secure boot. Primeiro pressione ctrl+s e altere o sata mode. Depois, crie uma senha no setsupervisorpassword e desabilite o secureboot. 
    Para instalar o windows, primeiro crie um pendrive assim:

    Depois baixe um ISO X64 aqui: https://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=691209
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Boa tarde Mardend !

    Possui um disco original, mas possui uma licença válida?
    Discos não são vinculados a licenças.

    Para manter ambos sistema, o Windows deve ser instalado antes do Linux.


    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Mardend
    Mardend Member Posts: 4 New User
    Opções
    MaClane disse:
    Boa tarde Mardend !

    Possui um disco original, mas possui uma licença válida?
    Discos não são vinculados a licenças.
    Para manter ambos sistema, o Windows deve ser instalado antes do Linux.


    O notebook não veio com o cd de instalação do EOS 3.7.7 e como poderia instalar o Endless depois?

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Opções
    Nenhum aparelho atual possui CDs de instalação de qualquer sistema.
    O Endless pode ser baixado no site oficial da desenvolvedora e instalado normalmente: https://endlessos.com/pt-br/download/

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Commodore_1995#
    Opções
    Você pode criar uma partição, instalar o windows e depois tentar recuperar o grub. No entanto, o ideal é realmente instalar primeiro o windows e depois o linux.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Nem sempre o Grub irá reconhecer o sistema NTFS realizando dessa forma.
    Então o certo e ideal é começar sempre pelos sistemas Windows.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Mardend
    Mardend Member Posts: 4 New User
    Opções
    Muito obrigado a vocês. Segui suas instruções e deu tudo certo. Já estou com o Windows e em breve vou instalar o EOS em outra partição.
    Um abraço.
  • Commodore_1995#
    Opções
    Ótimo meu amigo.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Mardend disse:
    Muito obrigado a vocês. Segui suas instruções e deu tudo certo. Já estou com o Windows e em breve vou instalar o EOS em outra partição.
    Um abraço.
    Excelente!
    Precisando de algo, basta postar!

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • JackE
    JackE ACE Posts: 44,483 Trailblazer
    Opções
    Sugiro que você faça um stick de inicialização USB ao vivo do Gparted para redimensionar a partição Endless para que o USB de instalação do Win10 tenha espaço não alocado no disco rígido para instalar. Jack E/NJ

    I suggest that you make a Gparted live USB boot stick to re-size the Endless partition so that the Win10 installation USB has unallocated space on the HDD to install. Jack E/NJ

    Jack E/NJ