Boa noite. Possuo o notebook acer aspire 5 a515-41g-13u1, com processador a12 9720p e placa de vídeo dedicada rx540. Aparelho ainda na garantia. Quando comprei o aparelho ele sempre esquentou, porém o desempenho dele em jogos era muito bom, mantendo um taxa de quadros estável. De alguns meses pra cá essa estabilidade foi embora. Quando inicio algum aplicativo ele mantém a taxa de quadro, porém com o tempo fica claro que a temperatura está subindo, e quando a temperatura da rx 540 chega em torno de 84º acontece a queda de fps, ocasionado acredito eu pelo throttling devido ao super aquecimento. Uso base cooler e heat extractor, porém nem isso segura a temperatura mais baixa. Sei que o aparelho não é destinado para a exercer a função gamer, porém a minha dúvida é em questão dessa perda de estabilidade que eu tinha antes no meu aparelho. Já fiz atualização e teste de várias versões diferentes de driver amd, várias versões diferentes do windows, e nada funcionou. Será que a troca da pasta térmica melhoraria? A troca da pasta térmica é inclusa na garantia?
Outra dúvida que eu tenho é em questão de monitoramento. Uso o msi afterburner, aida 64, cpu-z, e em nenhum deles consigo verificar a temperatura da CPU, e em todos os aplicativos citados aparece zero por cento no uso da ventoinha da rx 540. O que pode ser?
Desde já obrigado.
0