Não Consigo fazer Dual Boot

LéoPaixao
LéoPaixao Member Posts: 145 Skilled Fixer WiFi Icon
editado junho 2023 em Arquivo de 2020
Olá, boa noite,dia e tarde,
Estou a procura de solucionar este problema já faz uns dias, estou tentando fazer Dual Boot com Windows 10 Education e Linux Mint 19.3 Cinnamon ou Xfce (https://linuxmint.com/download.php) no meu Notebook Gamer Acer Aspire Nitro 5 AN5 15-5 1-78D6. Já vi centenas de Tutoriais com os mesmo Procedimentos:

1-> Bootear um Pendrive
2-> Ir para a BIOS
3-> Inicializar pelo Pendrive
4-> Fazer todos os Procedimentos de Instalação do Linux......
5-> E seja Feliz.....

Essa é a forma resumida de tudo que tem que fazer, porem cada tutorial tinha uma forma diferente, como:
1-> Na BIOS, trocar o Modo de Boot de UEFI para Legacy, ou desativar o Segure Boot(se tentar executar os procedimentos acima pelo Modo de Boot UEFI).
  ERRO LEGACY: Pelo Modo de Boot Legacy, ao sair da BIOS, me apresenta esta Tela:
Esperei no mínimo 30 minutos, com esperança de que essa Tela Saísse e aparecesse o Grub para fazer a instalação do Linux Mint, porem tive que Forçar o Desligamento e ao Ligar apertar o F2 para entrar na BIOS e voltar o Modo de Boot para UEFI.

2-> Antes de tentar novamente o Dual Boot, só que desta vez usando o Modo de Boot UEFI, fui pesquisar mais a fundo sobre os Pendrives Bootavéis, e descobri que tinha 2 Esquema de Partição : A MBR e a GPT. Pelos Artigos, a MBR(Master Boot Record) é o Esquema Antigo e o GPT(GUILD Partition Table) ele apareceu com o Windows 10, pois bem, usei vários Programa para Bootear meu Pendrive, como : Rufus, YUMI,BalenaEtcher, entre outros. Comecei com o YUMI, onde não indicava qual Esquema de Partição, fiz os procedimentos até chegar a BIOS, e ela não encontrou o Pendrive, sem ter muito o que fazer, Formatei o Pendrive e tentei com o Etcher, também não indicava qual Esquema de Parição e outras configurações, como: qual Sistema de Destino( BIOS, UEFI ou Legacy)... E como da outra vez, a BIOS não encontrou o Pendrive em seu Sistema. Estressado com a situação fui tentar com o Rufus, e ele parou mais competente do que os demais, já nele conseguia Configurar bem o Pendrive, como: Esquema de Partição, Sistema de Destino, Sistema de Arquivos, entra Outros. Booteei o Pendrive, e desta vez, a BIOS encontrou o Pendrive, coloquei para o PC inicializar pelo Pendrive, até que abriu o Grub:

Fui na primeira Opção, verifiquei se estava com som e Internet, tudo OK, até atualizei os Drivers, logo em seguida, fui instalar o Linux, até que chega numa parte, que o Linux identificou que eu estava com o Windows já pré-instalado na Maquina, mostrando a opção de Instalar o Linux ao lado do Windows, fui a esta Opção, decidi a divisão de cada um(no caso o Windows ficou com 730Gb e o Linux com 200Gb, ja que possui 930Gb na Maquina)
OBS: Antes que perguntem, porque coloquei tanto espaço no linux, sendo que apenas 20GB já seria mais do que o suficiente, Coloquei pois o meu Ambiente de Estudo deverá ser no LInux, e precisarei instalar aplicativos como Visual Studio 19 e Terceiros.
Ao finalizar a instalação, o Linux pede para Reiniciar a Maquina sem o Pendrive, e ai que começa a bagunça.......... Depois de um tempo, fica uma Tela preta, até que começa aparecer frases, esperei, achando que depois de aparecer todas as Frases, a maquina iria Reiniciar automaticamente, e ir para o Grub para eu emfim, configurar o Linux na maquina, Infelizmente não foi o que aconteceu, ficou nesta Tela por mais de 1 HORA, até que eu não aguentei e como da outra vez, forçar o Desligamento da Maquina, só que desta vez, foi direto para Windows sem precisar ir para a BIOS.

Só que com isso levou um erro na BIOS, tem dois Windows nela:

e ao inicializar este Windows "Novo", no Caso o de Baixo, me aparece esta Tela:

Uma tela que nunca vi, e tenho medo de mexer, então sai deste Windows, fui para BIOS, mudei a ordem, e aqui estou eu, fazendo esta rascunho, terminando ela dizendo: COMO FAÇO DUAL BOOT NA MINHA MAQUINA?

Respostas

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    editado fevereiro 2020
    Boa noite LéoPaixao !

Existem alguns erros...
    O Bote Mode tem de estar em AHCi e não Legacy
    O Secure Boot deve estar desabilitado
    O Windows deve estar instalado antes em modo UEFi e com sistema GPT
    Deve haver uma partição já reservada para o Linux
    Ambos, Windows e Linux devem ser exclusivamente x64 bits.

Não há "2 Windows na Bios" e sim duas entradas no Boot Loader.
    Basta selecionar e utilizar DEL para apagar.

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• LéoPaixao
    Ja fiz este procedimento de ir no Gerenciador de Disco de Particionar uma parte para o Linux, aliás esta feito agora, realmente baixei o Linux, porem nada de Grub
  • MaClane
    Deve realizar todo procedimento exatamente como orientado.
    Se no final o Grub 2.0 não aparecer, basta reestruturar o Grub em modo live com uma ISO bootável 
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• LéoPaixao
    Ola, depois de um tempo, mais e mais pesquisas e tutoriais, não tive êxito de nenhuma forma, tentei ativar o Grub pelo Mint Live, só que dava Erro, algum tipo de Erro Bolcklist, não sei o que fazer mais
  • Você precisa realmente do mint? Eu também tenho o modelo AN515-51-75KZ e consegui fazer um dual boot com êxito entre o windows 10 1909 e o linux ubuntu 19.10. 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    LéoPaixao, qual nível de conhecimento em distribuições Linux? 

Sincerely, J. MaClane ™