Ativar placa de vídeo Dedicada / Ativar opções avançadas da BIOS

leandrowj
leandrowj Member Posts: 4 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2020
Bom dia pessoal, tudo bem? 

Eu possuo um Notebook Acer Aspire e 15 (E5-553G-T4TJ), onde ele possui duas placas de vídeo, um integrada ao processador, que é a R5, e a dedicada R8 M445DX.

Porém quando vou executar um jogo, a placa de vídeo integrada que é acionada, e não a dedicada. Alguém sabe se é normal, ou se há alguma forma de ativar para a dedicada ser a placa PRIMARIA?

Outra coisa, eu estava tentando acionar a configuração avançada da BIOS do Notebook, através do comando FN + TAB, entretanto não obtive sucesso, alguém poderia me ajudar? 

Desde já, muito obrigado. 

Respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa tarde leandrowj !

    Primeira questão é que algumas funções não são implementadas em determinadas Bios devido a falta de suporte.
    A questão da GPU. somente será a principal para renderizar, se o equipamento estiver nas seguintes configurações:

    1- todos os drivers e o Windows devem estar devidamente atualizados
    2- o aparelho deve estar setado para usar o plano de energia de alto desempenho do Windows
    3- a bateria deve ser carregada a 100% antes de jogar
    4- a bateria deve estar setada nas opções avançadas de energia para máximo desempenho
    5- as aplicações .EXE devem estar setadas no Painel da GPU dedicada (Adrenalin) para ser a principal
    6- o aparelho deve estar conectado diretamente a uma tomada de energia exclusiva, devidamente aterrada sem nenhum adaptador



    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • leandrowj
    leandrowj Member Posts: 4 New User
    MaClane disse:
    Boa tarde leandrowj !

    Primeira questão é que algumas funções não são implementadas em determinadas Bios devido a falta de suporte.
    A questão da GPU. somente será a principal para renderizar, se o equipamento estiver nas seguintes configurações:

    1- todos os drivers e o Windows devem estar devidamente atualizados
    2- o aparelho deve estar setado para usar o plano de energia de alto desempenho do Windows
    3- a bateria deve ser carregada a 100% antes de jogar
    4- a bateria deve estar setada nas opções avançadas de energia para máximo desempenho
    5- as aplicações .EXE devem estar setadas no Painel da GPU dedicada (Adrenalin) para ser a principal
    6- o aparelho deve estar conectado diretamente a uma tomada de energia exclusiva, devidamente aterrada sem nenhum adaptador



     Certo, e no caso das configurações acancadas da Bios, você faz ideia se há outra forma de habilitar sem ser oelo FN + TAB? Tentei por uma outra alternativa que achei, F10+a, porém sem sucesso.
  • Não é permitido postar métodos de desbloqueio do bios. Você já executou as dicas do colega maclane?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa tarde leandrowj !

    Assim que verificar as informações, me retorne aqui.

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • leandrowj
    leandrowj Member Posts: 4 New User
    As dicas que ele me passou não surgem efeitos em desempenho, até já havia realizado tais configurações anteriormente, porém não são de grande ajuda.

    Entretanto agradeço o retorno de vocês. Muito obrigado.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    leandrowj disse:
    As dicas que ele me passou não surgem efeitos em desempenho, até já havia realizado tais configurações anteriormente, porém não são de grande ajuda.

    Entretanto agradeço o retorno de vocês. Muito obrigado.

    TODAS as opções são configurações básicas para utilizar o aparelho em alto desempenho.
    Quala versão do Adrenalin instalado?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • leandrowj
    leandrowj Member Posts: 4 New User
    Boa noite MaClane, estou com a versão 2020, a última lançada. Versão do RADEON 20.1.3
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Desinstale por completo essa versão com o AMD Clean Utility e instale a versão 19.3 e faça um teste.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Você conseguiu resolver o problema?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Bom dia leandrowj !

    Assim que testar o que lhe informei, me retorne aqui.

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • jefersonfiore
    jefersonfiore Member Posts: 11

    Tinkerer

    MaClane disse:
    Desinstale por completo essa versão com o AMD Clean Utility e instale a versão 19.3 e faça um teste.
    opa tudo bem mclain, se for desinstalar os drivers da placa de video com o amd cleanup o video vai funcionar igual sem os drivers? a tela do note não vai ficar preta? vou tentar fazer essa desinstalação dos drivers versao 20.0 para a versão 19.3 que endicaste para ver se minha placa de video dedicada começa a funcionar tambem, tenho a mesma maquina que o amigo anterior questionou aspire e 15 final t4tj 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    MaClane disse:
    Desinstale por completo essa versão com o AMD Clean Utility e instale a versão 19.3 e faça um teste.
    opa tudo bem mclain, se for desinstalar os drivers da placa de video com o amd cleanup o video vai funcionar igual sem os drivers? a tela do note não vai ficar preta? vou tentar fazer essa desinstalação dos drivers versao 20.0 para a versão 19.3 que endicaste para ver se minha placa de video dedicada começa a funcionar tambem, tenho a mesma maquina que o amigo anterior questionou aspire e 15 final t4tj 

    Boa noite jefersonfiore !


    Para manter o fórum organizado e sua duvida ter maior visibilidade, por favor, evite de postar em tópicos já solucionados, abertos por outros usuarios ou inativos.
    Sempre abra um novo post, assim como já foi orientado pelos moderadores.
    Coloque um @ na frente do meu nome que lhe oriento por lá para qualquer duvida.


    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!