Acer GX 783 não dá boot no SSD

RonanMoraees
RonanMoraees Member Posts: 4 New User
editado junho 2023 em Arquivo de 2020
Boa noite prezados
Adquiri um Ssd de 480gb na tranquilidade de que seria fácil instalar. Um grande e terrível engano.
A começar pelo acesso ao Bios do computador que é terrível de conseguir, demorei um dia para conseguir. Porém, após conseguir acessar o bios constatei que o mesmo não estava reconhecendo o SSD, mesmo o ssd sendo reconhecido pelo Windows. Passei hoje o dia inteiro tentando resolver e estou muito estressado no momento.

Cometi o erro de formatar o HD original do computador, e agora o bios não reconhece nem o SSD nem o HD original (que maravilha). E eu simplesmente não consigo instalar o windows em nenhum dos dois.

Já alterei toda configuração possível no bios, de uefi pra legacy legacy pra uefi e nada. O bios reconhece os hds em alguns momentos, em outros não.

Consegui instalar o windows 10 no SSD, o problema é que o bios não dá boot no SSD nem sob decreto, mesmo estando configurado como boot prioritário.


Eu sinceramente fiquei muito decepcionado com isso, antigamente era bem mais simples de se colocar um hd novo e formatar ao seu gosto.

Alguém poderia por favor me ajudar? Já estou pra mandar o computador para a assistência e ficar algumas semana sem, porém utilizo para trabalho e ficará difícil com a ausência dele

Respostas

  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,695 Trailblazer
    editado janeiro 2020
    Eu sugiro que você tenha mais calma. Mesmo que o ssd não apareça na boot, verifique se ele aparece na guia de advanced do bios. é importante destacar, que para o modo uefi, você tem que converter o ssd para gpt e para o modo legacy, você tem que converter o ssd para mbr:



    [NS editado pela moderadora  -  Acer-Karp]
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • RonanMoraees
    RonanMoraees Member Posts: 4 New User
    editado janeiro 2020
    Eu sugiro que você tenha mais calma. Mesmo que o ssd não apareça na boot, verifique se ele aparece na guia de advanced do bios. é importante destacar, que para o modo uefi, você tem que converter o ssd para gpt e para o modo legacy, você tem que converter o ssd para mbr:


    [NS editado pela moderadora  -  Acer-Karp]
    Já fiz todos os procedimentos possível. É como se o computador estivesse programado para aceitar somente o HD original e ignorar outros HDs que forem conectados. O bios reconhece o SSD, mas quando seleciono para dar boot ele simplesmente ignora o SSD, como se não estivesse nada lá. Já desativei o securw boot, deixei em uefi, legacy mas nada adianta. Ele só reconhece o HD original com a frase Windows boot manager (nome do HD original).

    É como se a Acer não quisesse que o usuário instale um ssd na máquina, fique apenas com o HD original
  • Não existe isso do bios estar programado apenas para aceitar somente o hdd original. Se o seu bios reconheceu ssd, basta ter um pouco de paciência e conhecimento para instalar o windows 10. Eu tenho a impressão que você não saiba que o modo uefi só aceita dar boot, quando o ssd está convertido para gpt. Então faça o seguinte:
    a) Primeiro tente utilizar o backup do sistem operacional original da Acer assim:
    https://youtu.be/cCmAOwRYNwY
    Se o procedimento acima não funcionar, experimente utilizar um iso da microsoft. execute dessa forma:
    a) primeiro configure o pendrive assim:

    b) depois baixe somente o iso x64 (não deixe o programa configurar o pendrive) aqui: https://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=691209
    c) Depois extraia o ISO para o pendrive e reinicie o computador.
    d) entre no bios e faça essas alterações:
    d.1) crie uma senha no change supervisor password e desabilite o secure boot
    d.2) em launch csm, deixe em desabilitado
    d.3) em onboard sata mode, deixe em AHCI
    D.4) em boot menu, deixe em habilitado.
    Feito essas alterações, você deixar o pendrive em primeiro no boot ou pressionar f12 e selecionar o pendrive.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • RonanMoraees
    RonanMoraees Member Posts: 4 New User
    Não existe isso do bios estar programado apenas para aceitar somente o hdd original. Se o seu bios reconheceu ssd, basta ter um pouco de paciência e conhecimento para instalar o windows 10. Eu tenho a impressão que você não saiba que o modo uefi só aceita dar boot, quando o ssd está convertido para gpt. Então faça o seguinte:
    a) Primeiro tente utilizar o backup do sistem operacional original da Acer assim:
    https://youtu.be/cCmAOwRYNwY
    Se o procedimento acima não funcionar, experimente utilizar um iso da microsoft. execute dessa forma:
    a) primeiro configure o pendrive assim:

    b) depois baixe somente o iso x64 (não deixe o programa configurar o pendrive) aqui: https://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=691209
    c) Depois extraia o ISO para o pendrive e reinicie o computador.
    d) entre no bios e faça essas alterações:
    d.1) crie uma senha no change supervisor password e desabilite o secure boot
    d.2) em launch csm, deixe em desabilitado
    d.3) em onboard sata mode, deixe em AHCI
    D.4) em boot menu, deixe em habilitado.
    Feito essas alterações, você deixar o pendrive em primeiro no boot ou pressionar f12 e selecionar o pendrive.
    Eu já tinha formatado o ssd com este método, mas de maneira diferente. Por precaução fiz o procedimento que vc me recomendou.
    Continua não funcionando. Fiz um vídeo e tirei algumas fotos para esclarecer melhor:

    Esta é a bios. Deixei em legacy para poder formatar o hd original (tentei em gpt e não deu, o porque eu não sei)



    Já fucei em todas as configuração dessa aba bios, e nenhuma configuração que eu coloquei aceita o boot do ssd, independente se é legacy ou uefi

    Os discos e suas codificações (brt e gpt), eu tinha convertido o ssd para brt, porém após instalar o windows novamente percebi que foi convertido para gpt de novo.



    Certo. Depois disso, tentei dar boot no ssd novamente com o f12, tanto em uefi quanto em legacy, e em ambos os modos acontece isso:

    https://streamable.com/p52o3

    (dei boot no pendrive que está em gpt com o sistema em legacy, e o mesmo bootou normalmente). O boot no hd original também é feito normalmente quando em uefi.

    Agora não sei se o ssd se converteu para gpt porque o pendrive está em gpt, ou porque o próprio windows fez essa conversão. lembrando que o hd original está em mbr, com bytes/setor 512:




    O setor do ssd é 4096:


    Ou seja, eu tenho a impressão de que de alguma forma, o pc não esteja dando boot no ssd por alguns destes detalhes, no qual já tentei mudar todos e mesmo assim o bios continua "ignorando" o boot no ssd. Já formatei o ssd umas 15 vezes, isso pode resultar em algum problema ou perda de desempenho?
  • RonanMoraees
    RonanMoraees Member Posts: 4 New User
    Leia se mbr onde o teclado colocou brt
  • Eu acho que devemos começar do início. A questão é que eu acho que você não está sabendo configurar o bios no modo uefi. Para fazer isso, siga esses passos:
    a) crie uma senha no change supervisor password, para que você desabilitar o secureboot. Isso é essencial.
    b) em desktops, você deve desativar o launch csm, pois somente dessa forma, você dessa forma, o modo uefi estará ativado, veja:

    Depois você deve configurar o Pendrive assim:
    Se o procedimento acima não funcionar, experimente utilizar um iso da microsoft. execute dessa forma:
    a) primeiro configure o pendrive assim:

    b) depois baixe somente o iso x64 (não deixe o programa configurar o pendrive) aqui: https://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=691209
    c) Depois extraia o ISO para o pendrive e reinicie o computador.
    Quando você estiver dentro da instalação, você pode pressionar shift+f10 e converter o SSD para gpt.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • mrljacob
    mrljacob Member Posts: 1 New User
    @egydiocoelho  tambem estou com um problema parecido e gostaria de um HELP!
    Comprei um SSD de 240GB da WD, fiz a instalação do hardware(SSD) normalmente, e iniciei o Windows, o SSD foi detectado no WIndows e me foi pedido para escolher o sistema entre MBR e GPT, (aqui foi meu erro escolhi MBR) e dessa forma o SSD e detectado pela BIOS mas não tenho a opção de configura-lo pra dar boot primário na BIOS. 

    Aqui que preciso do HELP! e gostaria de saber se os procedimentos estão corretos.
    1º Irei reconfigurar o SSD para GPT
    2º Irei executar o backup do Sistema como mostra o vídeo.
    https://www.youtube.com/watch?v=cCmAOwRYNwY
    3º removerei o HD de 1TB, e deixarei somente o SSD.
    4º executarei os procedimentos que já foram descritos logo acima:
    "d) entre no bios e faça essas alterações:
    d.1) crie uma senha no change supervisor password e desabilite o secure boot
    d.2) em launch csm, deixe em desabilitado
    d.3) em onboard sata mode, deixe em AHCI
    D.4) em boot menu, deixe em habilitado.
    Feito essas alterações, você deixar o pendrive em primeiro no boot ou pressionar f12 e selecionar o pendrive."

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite mrljacob !

    Para manter o fórum organizado e sua duvida ter maior visibilidade, por favor, evite de postar em tópicos já solucionados, abertos por outros usuarios ou inativos.
    Sempre abra um novo post, assim como já foi orientado pelos moderadores.
    Coloque um @ na frente do meu nome que lhe oriento por lá para qualquer duvida.


    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!