É possível ligar dois HDs no PC GAMER Acer Aspire GX-783-BR13?

Roy_Hawk
Roy_Hawk Member Posts: 4 New User
editado junho 2023 em Arquivo de 2020
Olá pessoal!

Estou com uma dúvida, tenho um PC Acer Aspire GX-783-BR13 a mais de um ano e recentemente senti a necessidade de expandir a memória de armazenamento. Na placa mãe, vi que há possibilidade para ligar até 4 HDs, porém, percebi que não existe um cabo de energia SATA sobrando da fonte para ligar outro HD.

Então pensei na possibilidade de conectar um cabo extensor Y no cabo de energia no HD de 1 TB que vem de fábrica a fim de conseguir mais um cabe de energia para ligar outro HD. O cabo que penso em usar é como este da imagem abaixo:

Minha dúvida é a seguinte, existe algum problema em fazer esta ligação? Pois a única coisa que eu ligaria a mais seria outro HD (um de 4 TB da Seagate BarraCura para ser exato). Vi pessoas dizerem que não há problemas em fazer isto, enquanto outras condena o ato e dizem que poderá queimar a fonte, derreter os cabos e até colocar fogo no PC. Por favor, alguém tentou fazer isto? Gostaria de uma orientação para saber se isto é uma solução segura e viável. Se não for, o que poderiam sugerir? Não gostaria de ter que comprar outra fonte só para ter que ligar mais um HD...

Obrigado a atenção de todos! Aguardo respostas.

Melhor resposta

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Eu particularmente jamais utilizaria tal fonte.
    Mas pelo consumo do HDD não haveria erros.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

Respostas

• MaClane
    Boa tarde Roy_Hawk !

Se a fonte não possuir potência correta pode sim gerar queima, derretimentos, dentre outros.
    Qual modelo EXATO da fonte?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• Roy_Hawk
    Olá, grato pela resposta.

O modelo é PS-7501-5. Segue a foto a baixo:

Se precisar de mais informações, me avise! Obrigado!
  • MaClane
    Essa é uma fonte simples padrão.
    Eu particularmente jamais usaria uma dessas em algum equipamento.

Sincerely, J. MaClane ™

• Roy_Hawk
    É a fonte padrão que vem no produto da Acer. Uso a mais de um ano, suporta bem o uso do processador i7 7700 3,6 GHz e a placa de vídeo GTX 1060 6 GB com uso pesado. Só gostaria de confirmar se suportaria mais um HD em paralelo para alimentação.
  • MaClane
    Responder ✓
    Eu particularmente jamais utilizaria tal fonte.
    Mas pelo consumo do HDD não haveria erros.

Sincerely, J. MaClane ™

• Roy_Hawk
    Agradeço a resposta! Penso mesmo em substituir a fonte futuramente.