Qual SSD nvme é compatível com o Acer Nitro 5 (AN515-52-780P)?

Elly3
Elly3 Member Posts: 13 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2020
Ele veio com HD + SSD, eu gostaria de substituir o HD por mais um SSD (maior, de 500gb ou 1tb). Seria possível? Ele aceitaria SSD de 1tb?
Preciso procurar por algum encaixe ou tamanho específico pro SSD nvme caber no slot do HD?

Agradeço a ajuda desde já ^^

Melhores respostas

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    b) Com o adaptador USB eu vou transformar o SSD em externo, é isso? 

O adaptador seria esse:
    httpshttp2mlstaticcomadaptador-externo-usb-30-p-ssd-m2-m2-ngff-preto-D_NQ_NP_643085-MLB31092663929_062019-Fjpg

c) Certo. Eu acho que vou testar o de 1tb e se não funcionar eu troco por um menor.
    Depois que eu instalar o Windows no SSD novo, como faço para reinstalar os programas da Acer?

Eu realmente não arriscaria um SSD de 1Tb no padrão PCIe NVMe por todas as questões que já mencionei.
    Na verdade não deve instalar Windows no SSD e sim transferir o sistema OEM dessa forma:

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• MaClane
    Responder ✓
    na verdade, caso não corra o suporte, um SSD de 1Tb PCIe NVMe se quer será reconhecido pela Bios e não iniciará.
    Pelo uso que informou, meu conselho seria o seguinte:
    Adquira um SSD formato 2280 padrão Sata 3 de 512Gb e um SSD formato 2.5" polegadas de 2Tb para a conexão Sata.
    Dessa forma terá espaço para renderização dos vídeos no SSD M.2 e armazenamento e velocidade de acesso no SSD 2.5"
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

Respostas

• Você quer substituir o ssd m2 2280 de 128gb para um ssd m2 de 1tb? Ou você quer substituir o hdd 2,5" de 1tb para um ssd de 2,5" de 1tb?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    Bom dia Elly3 !

Acredito que não tenha compreendido sobre HDD e SSD.
    Não existe SSD em formato 2.5" com suporte a NVMe.
    Seu aparelho possui um SSD de 128GB no slot M.2 no formato 2280 e um HDD de 1Tb na conexão Sata 3 no formato 2.5" polegadas.
    Seu aparelho possui suporte a SSD no fator 2280 tanto no padrão Sata 3 quanto PICe NVMe Gen3x4

Sincerely, J. MaClane ™

• Elly3
    Você quer substituir o ssd m2 2280 de 128gb para um ssd m2 de 1tb? Ou você quer substituir o hdd 2,5" de 1tb para um ssd de 2,5" de 1tb?
    Eu quero tirar o HD de 1 tb e ficar com dois SSD's, é possível?
  • Elly3
    editado janeiro 2020
    MaClane disse:
    Bom dia Elly3 !

Acredito que não tenha compreendido sobre HDD e SSD.
    Não existe SSD em formato 2.5" com suporte a NVMe.
    Seu aparelho possui um SSD de 128GB no slot M.2 no formato 2280 e um HDD de 1Tb na conexão Sata 3 no formato 2.5" polegadas.
    Seu aparelho possui suporte a SSD no fator 2280 tanto no padrão Sata 3 quanto PICe NVMe Gen3x4
    Acho que entendi. Meu SSD novo (nvme) não vai servir no slot onde está o HD, então preciso colocar o SSD novo (nvme) no slot onde está o SSD de 128GB, correto?

Mas daí eu gostaria de tirar o HD (meu intuito é ficar com dois SSD's, e nenhum HD).
    O SSD que veio nele, que é menor, vai servir no slot do HD?

Outra dúvida, agora sobre a capacidade do armazenamento:
    O slot fator 2280 (PICe / NVMe / Gen3x4) vai aceitar um SSD de 1tb, ou ele tem aquela limitação de só aceitar até 512gb?
  • Vamos por partes!
    a) Meu SSD novo (nvme) não vai servir no slot onde está o HD, então preciso colocar o SSD novo (nvme) no slot onde está o SSD de 128GB, correto?
    Sim, isso mesmo.
    b) 
    O SSD que veio nele, que é menor, vai servir no slot do HD?
    Não! Mas você pode adquirir algum adaptador usb para utilizar esse ssd!
    c) 
    O slot fator 2280 (PICe / NVMe / Gen3x4) vai aceitar um SSD de 1tb, ou ele tem aquela limitação de só aceitar até 512gb?
    É um pouco complicado afirmar isso. Mas eu aposto que aceitará um nvme de 1tb sem problemas. No entanto, a aceitar testou esse modelo somente com 512gb nvme e sata 3. Mas isso não significa que não aceite capacidades maiores.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    Boa tarde Elly3 !

Deixe sanar suas duvidas:

"Acho que entendi. Meu SSD novo (nvme) não vai servir no slot onde está o HD, então preciso colocar o SSD novo (nvme) no slot onde está o SSD de 128GB, correto?"

R: existem 2 fatores de formato para SSD no seu notebook.
    Esse é o fato 2280:                                                                  Esse é o fator 2.5" polegadas:
    httpsimages9kabumcombrprodutosfotos101189101189_1554211524_index_gjpg                                                   httpsimages7kabumcombrprodutosfotos9521795217_1520016948_index_gjpg

Ambos são SSDs.
    Um SSD é sim HDD.
    A única diferença está no acesso ao armazenamento que é feito em forma de chips e não mecânico por braços e discos.
    Então seu SSD 2280 que adquiriu não se encaixa fisicamente no padrão do HDD, somente no local do seu SSD 2280.

"Mas daí eu gostaria de tirar o HD (meu intuito é ficar com dois SSD's, e nenhum HD).
    O SSD que veio nele, que é menor, vai servir no slot do HD?"

R: Não.
    Somente existe um slot M.2 2280 para SSD nesse formato.
    Minha recomendação é que mantenha ele guardado durante o período vigente da garantia já que caos necessite acionar deve enviar o aparelho com todo hardware original.

"Outra dúvida, agora sobre a capacidade do armazenamento:
    O slot fator 2280 (PICe / NVMe / Gen3x4) vai aceitar um SSD de 1tb, ou ele tem aquela limitação de só aceitar até 512gb? "

R: a questão é o suporte das controladoras e chipset, além da padronização por parte das desenvolvedoras de SSDs.
    Eu realmente não arriscaria utilizar um SSD PCIe NVMe com mais de 480Gb.
    O padrão Sata 3 tem uma compatibilidade muito maior sem tantas restrições e para um usuario comum a diferença de velocidade é imperceptível.

Sincerely, J. MaClane ™

• Elly3
    Vamos por partes!
    a) Meu SSD novo (nvme) não vai servir no slot onde está o HD, então preciso colocar o SSD novo (nvme) no slot onde está o SSD de 128GB, correto?
    Sim, isso mesmo.
    b) O SSD que veio nele, que é menor, vai servir no slot do HD?
    Não! Mas você pode adquirir algum adaptador usb para utilizar esse ssd!
    c) O slot fator 2280 (PICe / NVMe / Gen3x4) vai aceitar um SSD de 1tb, ou ele tem aquela limitação de só aceitar até 512gb?
    É um pouco complicado afirmar isso. Mas eu aposto que aceitará um nvme de 1tb sem problemas. No entanto, a aceitar testou esse modelo somente com 512gb nvme e sata 3. Mas isso não significa que não aceite capacidades maiores.
    Obrigada por esclarecer minhas dúvidas!

c) Certo. Eu acho que vou testar o de 1tb e se não funcionar eu troco por um menor.
    Depois que eu instalar o Windows no SSD novo, como faço para reinstalar os programas da Acer?
  • Elly3
    MaClane disse:
    Boa tarde Elly3 !

Deixe sanar suas duvidas:

"Acho que entendi. Meu SSD novo (nvme) não vai servir no slot onde está o HD, então preciso colocar o SSD novo (nvme) no slot onde está o SSD de 128GB, correto?"

R: existem 2 fatores de formato para SSD no seu notebook.
    Esse é o fato 2280:                                                                  Esse é o fator 2.5" polegadas:
    httpsimages9kabumcombrprodutosfotos101189101189_1554211524_index_gjpg                                                   httpsimages7kabumcombrprodutosfotos9521795217_1520016948_index_gjpg

Ambos são SSDs.
    Um SSD é sim HDD.
    A única diferença está no acesso ao armazenamento que é feito em forma de chips e não mecânico por braços e discos.
    Então seu SSD 2280 que adquiriu não se encaixa fisicamente no padrão do HDD, somente no local do seu SSD 2280.

"Mas daí eu gostaria de tirar o HD (meu intuito é ficar com dois SSD's, e nenhum HD).
    O SSD que veio nele, que é menor, vai servir no slot do HD?"

R: Não.
    Somente existe um slot M.2 2280 para SSD nesse formato.
    Minha recomendação é que mantenha ele guardado durante o período vigente da garantia já que caos necessite acionar deve enviar o aparelho com todo hardware original.

"Outra dúvida, agora sobre a capacidade do armazenamento:
    O slot fator 2280 (PICe / NVMe / Gen3x4) vai aceitar um SSD de 1tb, ou ele tem aquela limitação de só aceitar até 512gb? "

R: a questão é o suporte das controladoras e chipset, além da padronização por parte das desenvolvedoras de SSDs.
    Eu realmente não arriscaria utilizar um SSD PCIe NVMe com mais de 480Gb.
    O padrão Sata 3 tem uma compatibilidade muito maior sem tantas restrições e para um usuario comum a diferença de velocidade é imperceptível.

Muito obrigada pelas explicações!

Vou guardar o SSD original então, importante pra garantia. 

Então, eu trabalho com edição de vídeo, e no meu notebook antigo (tinha HD apenas) era muuuuito demorado pra mover/recortar/colar os arquivos de vídeo grandes, especialmente os em 4K. Por isso estou priorizando usar SSD agora, e no meu caso quanto maior, melhor. Mas estou com certo receio depois da sua ressalva.

Acho que vou colocar o SSD novo e depois uso algum software pra verificar se está tudo ok, se ele está funcionando certinho e sem erros, o que acha? Daí qualquer coisa, se estiver com algum indicador negativo, eu volto pro SSD original ou compro um com menos de 480gb para não danificar o notebook.
    Tem algums software do tipo, para HD/SSD que possa me indicar?
  • MaClane
    Responder ✓

O adaptador seria esse:
    httpshttp2mlstaticcomadaptador-externo-usb-30-p-ssd-m2-m2-ngff-preto-D_NQ_NP_643085-MLB31092663929_062019-Fjpg

Eu realmente não arriscaria um SSD de 1Tb no padrão PCIe NVMe por todas as questões que já mencionei.
    Na verdade não deve instalar Windows no SSD e sim transferir o sistema OEM dessa forma:

Sincerely, J. MaClane ™

• MaClane
    Responder ✓
    na verdade, caso não corra o suporte, um SSD de 1Tb PCIe NVMe se quer será reconhecido pela Bios e não iniciará.
    Adquira um SSD formato 2280 padrão Sata 3 de 512Gb e um SSD formato 2.5" polegadas de 2Tb para a conexão Sata.
    Dessa forma terá espaço para renderização dos vídeos no SSD M.2 e armazenamento e velocidade de acesso no SSD 2.5"

Sincerely, J. MaClane ™

• Elly3
    MaClane disse:
    Perfeito.
    Vou procurar fazer isso. E pelo que vi esses SSD de 2.5" costumam ser mais baratos, então tranquilo, meu upgrade não ficará tão caro e atenderá bem o que preciso.

Daí quando o novo M.2 chegar, eu faço o método do vídeo que enviou para transferir o Windows pra ele.
  • Poste o resultado aqui!

egydiocoelho Trailblazer

• MaClane
    Elly3 disse:
    MaClane disse:
    Perfeito.
    Vou procurar fazer isso. E pelo que vi esses SSD de 2.5" costumam ser mais baratos, então tranquilo, meu upgrade não ficará tão caro e atenderá bem o que preciso.

Daí quando o novo M.2 chegar, eu faço o método do vídeo que enviou para transferir o Windows pra ele.

Excelente!
    Assim que resolver tudo, me informe aqui!

Sincerely, J. MaClane ™