Meu notebook "congela" constantemente em jogos que exijam uma placa de vídeo minimamente decente.
Bruno_7
Member Posts: 4 New User
Meu notebook é um Acer Aspire 5 A515-51-51UX. Possui um Intel Core i5-7200U 2.5GHz, 8GB de RAM e uma Intel HD Graphics 620. Quando eu o comprei, aproximadamente em agosto de 2018, ele funcionava perfeitamente, mas, de um pouco antes da metade de 2019 para cá, ele está com um problema; absolutamente qualquer jogo que exija o mínimo de placa de vídeo fica "congelando", como, por exemplo, GTA IV: começa sem travar, mas após poucos minutos o jogo começa a fazer isso. Esses "congelamentos" são assim: a cada mais ou menos quinze segundos (depende do jogo, se for mais pesado é mais frequente), meu FPS cai para um durante uns três segundos, e depois volta ao normal. Isso ocorre em jogos como PAYDAY 2, GTA IV, Risk of Rain 2, Bioshock, Oxygen Not Included, etc. Meu notebook já foi ao conserto oficial da Acer com esse problema (minha tela tinha ficado toda rosa e verde), porém, retornou com esse defeito.
0
Respostas
-
Bom dia Bruno_7 !
A primeira questão é que esse modelo não é de segmento gamer e o hardware não possui suporte adensado para jogos.
A Intel HD 620 não dispõem de potencia, instruções nem suporte adequado a jogos como os que menciona.
O aparelho está com drivers atualizados, conectado na tomada de energia e em alto desempenho?
Quais temperaturas atinge?
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!1 -
@Bruno_7 O relato das quedas de FPS do GTA IV é semelhante ao que ocorre no throttling. Quando o sistema verifica que a temperatura do processador tá muito elevada, a frequência do processador é intensionalmente reduzida a fim de reduzir a temperatura. Essa redução é abrupta, por isso a queda de FPS é visível, muitas vezes o jogo trava por alguns segundos. Você pode usar softwares que monitoram e exibem o estado dos componentes, como processador e memórias, para verificar a temperatura e frequencia do processador. Esse vídeo no youtube mostra como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=LZdho_58QJI
Faça isso e mande os prints dentro do jogo nos momentos de lentidão.
1 -
RandomOne disse:@Bruno_7 O relato das quedas de FPS do GTA IV é semelhante ao que ocorre no throttling. Quando o sistema verifica que a temperatura do processador tá muito elevada, a frequência do processador é intensionalmente reduzida a fim de reduzir a temperatura. Essa redução é abrupta, por isso a queda de FPS é visível, muitas vezes o jogo trava por alguns segundos. Você pode usar softwares que monitoram e exibem o estado dos componentes, como processador e memórias, para verificar a temperatura e frequencia do processador. Esse vídeo no youtube mostra como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=LZdho_58QJI
Faça isso e mande os prints dentro do jogo nos momentos de lentidão.
0 -
MaClane disse:Bom dia Bruno_7 !
A primeira questão é que esse modelo não é de segmento gamer e o hardware não possui suporte adensado para jogos.
A Intel HD 620 não dispõem de potencia, instruções nem suporte adequado a jogos como os que menciona.
O aparelho está com drivers atualizados, conectado na tomada de energia e em alto desempenho?
No low, a maioria desses jogos rodam a 30-40 FPS, com algumas quedas de FPS em alguns momentos de alguns jogos. Sim, os drivers estão atualizados, uso na tomada e no modo alto desempenho e quanto as temperaturas não sei dizer, até baixei o Afterburner, porém não havia as configurações de mostar a temperatura dos compónentes0 -
Utilize o HWMonitor para verificar as temperaturas.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
@Bruno_7 a medida de RAM deve estar errada,o display aponta 18GB.A temperatura varia de 85 à 98 graus celsius, isso é muito alto pois o processador nem está no modo turbo (frequencia acima de 2.5GHz).Da pra perceber a queda abrupta de frequência, caindo de 2.5GHz pra 400MHz. Creio que essa queda ocorre quando a temperatura chega aos 95 graus. Depois que a queda ocorre, a temperatura baixa pra 85 graus.Olhei as especificações desse processador no site da Intel, a frequência padrão dele é por volta de 2500MHz e a frequência máxima do modo turbo é 3100MHz. A temperatura máxima de operação é 100 graus, nos prints a temperatura tá muito próxima da máxima. Na minha opinião deveria estar abaixo dos 80 graus sempre, a não ser no modo turbo.Bom, faz o que o MaClane mandou e verifica as temperaturas usando outro software apenas para ter certeza. Faz a medição dentro do jogo, pois esse é o momento de maior estresse do processador, a temperatura estará alta.Se ainda tiver acima de 80 graus fora do modo turbo, então creio que há problemas de refrigeração. Olhe se a ventoinha tá funcionando corretamente, use o notebook em uma mesa plana. As entradas de ar abaixo do notebook não devem encostar na mesa.0
-
RandomOne disse:@Bruno_7 a medida de RAM deve estar errada,o display aponta 18GB.A temperatura varia de 85 à 98 graus celsius, isso é muito alto pois o processador nem está no modo turbo (frequencia acima de 2.5GHz).Da pra perceber a queda abrupta de frequência, caindo de 2.5GHz pra 400MHz. Creio que essa queda ocorre quando a temperatura chega aos 95 graus. Depois que a queda ocorre, a temperatura baixa pra 85 graus.Olhei as especificações desse processador no site da Intel, a frequência padrão dele é por volta de 2500MHz e a frequência máxima do modo turbo é 3100MHz. A temperatura máxima de operação é 100 graus, nos prints a temperatura tá muito próxima da máxima. Na minha opinião deveria estar abaixo dos 80 graus sempre, a não ser no modo turbo.Bom, faz o que o MaClane mandou e verifica as temperaturas usando outro software apenas para ter certeza. Faz a medição dentro do jogo, pois esse é o momento de maior estresse do processador, a temperatura estará alta.Se ainda tiver acima de 80 graus fora do modo turbo, então creio que há problemas de refrigeração. Olhe se a ventoinha tá funcionando corretamente, use o notebook em uma mesa plana. As entradas de ar abaixo do notebook não devem encostar na mesa.
A questão da RAM é porque a medição é realizada somando a memória física e memória virtual.
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Ah, os 18GB são o total de RAM, considerando o swap + RAM. Então o uso de RAM tá por volta de 6.8GB. Creio que o swap não está ocorrendo, já que o notebook tem 8GB de RAM.
0 -
Windows não utiliza SWAP e sim memória virtual.
Mesmo que alguns afirmem o contrário, o esquema de acesso e forma de "troca" é diferente entre Windows e Linux.
MaClane disse:Bom dia Bruno_7 !
No low, a maioria desses jogos rodam a 30-40 FPS, com algumas quedas de FPS em alguns momentos de alguns jogos. Sim, os drivers estão atualizados, uso na tomada e no modo alto desempenho e quanto as temperaturas não sei dizer, até baixei o Afterburner, porém não havia as configurações de mostar a temperatura dos componentes.
Obrigado pela ajuda!0 -
Utilize o HWMonitor para verificar as temperaturas e post aqui um print.
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0