Notebook AN515-51-71A7 - Travamento ao usar placa de vídeo

Richard_AQ
Richard_AQ Member Posts: 6 New User
editado junho 2023 em Arquivo de 2019
Olá a todos, estou utilizando o notebook acer AN515-51-71A7 com placa de vídeo gtx 1050, sistema operacional windows 10. Tenho tido problemas em todas as aplicações que utilizam a parte gráfica. Programas basicos como office, origin, matlab, até jogos, apresentam um travamento grande. Exemplo: estou digitando no office e ele demora 3~4 segundos para demonstrar as letras digitadas após teclar. Observei que o problema se resolve quando desabilito a função de aceleramento gráfico do office, matlab, originpro (paro de usar a placa de vídeo para esse aplicativo). Dessa maneira chego a conclusão que é algo ligado a placa de vídeo. Jogos, mesmo os básicos, não conseguem ser rodados no very low. Em suma: não consigo utilizar nenhum aplicativo que utiliza aceleramento gráfico.
Algumas tentativas que mudei mas não adiantou baseado em tópicos anteriores (
https://community.acer.com/en/discussion/576748/gpu-dedicated/p1) (https://community.acer.com/en/discussion/576908/how-to-stop-the-lag-on-my-acer-nitro-5-an515-51-73kz). Não existe nenhuma atualização pendente, ja atualizei a bios e todos os drivers baseado no site da acer e do windows update.

Realizei as mudanças:
3D settings   Change from.Auto ~ GPU 
Set the  Physx in Nvidia settings, from Auto ~ Nvidia GPU ,
 Set also 3D tabs 3D or Performance , 
in.Global.Settings Change The FollOWing 
CUDA CPU'S  ~make sure to.check Inside 
open.Gl  Rendering ~  From.Auto ~ Nvidia gpu .
Open  Power management Plan ,
Type Search bar ,  "Edit  power plan "
look.for PROCESSOR.MANAGEMENT 
click Add    inside Ull .See  Minimum Processor State amd Maximum , BOTH set To 100%.  

Respostas

  • Você pode verificar se você está com o problema do disco em 100% no gerenciador de tarefas?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa tarde Richard_AQ !

    Pelo eu relato, o problema não é na GPU e sim outro fator.
    Possivelmente o erro de uso de disco a 100% como informou o colega Egydio.

    Primeiramente, verifique no gerenciador de tarefas se o disco está mesmo com erro de uso a 100% de forma constante:




    Caso sim, comece por atualizar seu Windows para a release 1903, remova qualquer antivírus instalado, desabilite no MSCONFIG qualquer aplicação que inicie juntamente com o sistema, bem como qualquer serviço que não seja Microsoft.
    Verifique também se o update do Windows não está realizando downloads em segundo plano. 
    Realize o procedimento de reset da bateria e a calibragem.
    Atualize seus drivers por completo.

    Faça um teste.

    Se não resolver, tente as opções do vídeo:



    Caso ainda esteja com problemas, informe aqui que tentaremos outras soluções.

    Uma questão é que existe atualizações que não são disponibilizadas nem pela Acer nem pelo Windows, mas sim pelos próprios sites das desenvolvedoras (Nvdia e Intel HD Graphics).
    Sugiro que verifique.
    Outra questão, ocorre com o aparelho conectado na tomada de energia e utilizando plano de alto desempenho?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Richard_AQ
    Richard_AQ Member Posts: 6 New User
    A maior parte das % ficam em torno de 0~10%. O problema deve ser na GPU porque quando desabilito a função de aceleração gráfica do office e do originpro o travamento para.


  • Richard_AQ
    Richard_AQ Member Posts: 6 New User
    Estou atualizado na ultima versão. Segue anexo algumas imagens sobre o sistema e um video do exemplo do problema. O vídeo abrange so o office mas o problema se extende para todos os programas que utilizam de aceleração gráfica ou placa de vídeo. 
    https://youtu.be/GVPdQNeNP9c
    2.png 44.7K
    5.png 75.1K
    1.png 135.5K
    4.png 789.1K
  • Você já configurou o notebook para alto desempenho nas opções de energia? Além disso, nas configurações da placa nvidia, há também uma opção para aumentar o desempenho dela, mas consumirá mais energia.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Richard_AQ
    Richard_AQ Member Posts: 6 New User
    Estou utilizando as configurações de batéria: High performance com o estado minimo de processor 100%. Bateria 100% carregada e plugada. Em relação a placa de vídeo, acredito que tentei colocar as configurações em relação a melhor performance.
  • Há algum driver com problemas no gerenciador de dispositivos? Você selecionou esses programas manualmente (em configurações do programa) para que sejam utilizados exclusivamente pela placa de vídeo nvidia? 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Não somente os drivers da Nvidia, ma os da Intel HD Graphics estão realmente atualizados?
    Lembre-se de que a GPU principal do sistema é a da Intel e não da Nvidia.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Richard_AQ
    Richard_AQ Member Posts: 6 New User
    Não tem nenhum driver com problema ou irreconhecível no gerenciador, anexei uma imagem acima (imagem 5). Selecionei a configuração padrão para os programas utilizarem a placa e fiz o teste selecionando manualmente no controle da placa de video. Tem algum programa da Acer pra testar possíveis problemas ou gerar um log?
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Não existe um software padrão para testes.
    Existem sim muitos que em conjunto podem fornecer informações
    Sugiro que realize os procedimentos que lhe passei para testar:

    Comece por atualizar seu Windows para a release 1903, remova qualquer antivírus instalado, desabilite no MSCONFIG qualquer aplicação que inicie juntamente com o sistema, bem como qualquer serviço que não seja Microsoft.
    Verifique também se o update do Windows não está realizando downloads em segundo plano. 
    Realize o procedimento de reset da bateria e a calibragem.
    Atualize seus drivers por completo.

    Caso permaneça, sugiro que reinstale seu sistema OEM de fábrica e faça um teste antes de qualquer atualização.

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Richard_AQ
    Richard_AQ Member Posts: 6 New User
    editado dezembro 2019
    Eu realizei os procedimentos citados mas infelizmente não resolveram, a versão que instalei era direta do site, foi realizada na segunda (dia 16/12) então provavelmente não era isso. Consegui resolver o problema fazendo um downgrade do driver da placa onboard da intel para a versão de 2017. Realizei o download do proprio site da acer. Obrigado a todos pela ajuda. Abraços.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Bom dia Richard_AQ !

    Os drivers fornecidos pela Acer são testados e homologados e podem, em vários casos, sanar erros de incompatibilidade.
    Apenas deve atentar no update para que o Windows não atualize automaticamente volte a ocorrer.


    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!