Problema com kernel do linux [Acer Nitro 5 AN515-52-75GW]

Opções
bruno_avelino_actuar
bruno_avelino_actuar Member Posts: 9 New User
editado junho 2023 em Arquivo de 2019
Olá pessoal;

- Modelo: Acer Nitro 5 AN515-52-75GW (Intel Core i7-8750H/NVIDIA GeForce GTX 1050Ti)

Comprei o nitro 5 e estou com problemas para instalar o linux nele.
Assim que chegou já instalei o archlinux e foi tudo tranquilho ate instalar o Display Manager; primeiro tentei o Deepin Desktop Environment (LightDM) e após o login ele travava e
não conseguia acessar o tty2 nem na tela de login. Depois tentei instalar o Gnome e nem o GDM iniciava. Então baixei uma ISO do Deepin e formatei, porém após iniciar e instalar os softwares
quando fui tentar verificar os driver com o comando "lspci" não respondia. E sempre que eu dava um stop no LightDM ele travava. Então tentei instalar o Ubunto, baixei a ISO e formatei novamente porem não passa da tela de login novamente.

Pelas uma breve pequisa vi que tem um problema com o kernel do linux quando se tem dois chip gráficos (o da Intel e da NVIDIA).
Tem alguma forma de corrigir esse problema? Conheço uma pessoa que tem o Dell G3 com essa mesma placa de vídeo e esta funcionando normalmente.

Obrigado.

Respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    editado dezembro 2019
    Opções
    Bom dia bruno_avelino_actuar !

    Na verdade não realmente nenhuma questão de "
    problema com o kernel do linux quando se tem dois chip gráficos (o da Intel e da NVIDIA)" visto que todos os processadores atuais utilizam uma eGPU.
    Se realmente fosse esse o "problema", ocorreria em todos os aparelhos, desde notebooks até desktops.

    A questão é relacionada a GPU de forma abrangente.
    Se consegue instalar uma distro sem problemas (que é a maior dificuldade dos usuarios), após instalar, basta atualizar o kernel e os drivers PPA da Nvidia.


    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • bruno_avelino_actuar
    bruno_avelino_actuar Member Posts: 9 New User
    Opções
    MaClane disse:
    Bom dia bruno_avelino_actuar !

    Na verdade não realmente nenhuma questão de " problema com o kernel do linux quando se tem dois chip gráficos (o da Intel e da NVIDIA)" visto que todos os processadores atuais utilizam uma eGPU.
    Se realmente fosse esse o "problema", ocorreria em todos os aparelhos, desde notebooks até desktops.

    A questão é relacionada a GPU de forma abrangente.
    Se consegue instalar uma distro sem problemas (que é a maior dificuldade dos usuarios), após instalar, basta atualizar o kernel e os drivers PPA da Nvidia.


    Tinha lindo em alguns fóruns que ia precisar ficar trocando entre o driver da Intel ou da NVIDIA e sempre precisava reiniciar para ativar o drive.

    vou tentar reinstalar o Archlinux (que ta com o Kernel: 5.3.13) e ver se consigo rodar o lspci para ver qual driver vai ta ativo e outras informações dos dispositivo e volto aqui.

    ---

    Se tiver mais alguma dica de qual distro ta funcionando beleza, agradeço;
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Os drivers estando atualizados de forma certa, não há necessidade alguma de ficar trocando entre eles.
    Quando rodar o lspci, deixe o aparelho conectado na tomada de energia e não somente na bateria.
    Qualquer distro é funcional se bem configurada.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • bruno_avelino_actuar
    bruno_avelino_actuar Member Posts: 9 New User
    Opções
    MaClane disse:
    Os drivers estando atualizados de forma certa, não há necessidade alguma de ficar trocando entre eles.
    Quando rodar o lspci, deixe o aparelho conectado na tomada de energia e não somente na bateria.
    Qualquer distro é funcional se bem configurada.

     OK, só rodeio o lspci com ele na tomada.
     Pode me ajudar a deixar qualquer distro bem configurada? Não consegui deixar funcional apenas instalando pela ISO.

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Cada distro irá possuir configurações próprias (e até mesmo comandos próprios no terminal) de acordo com kernel e interface gráfica utilizada.
    Defina primeiro uma distro a qual tem maior conhecimento e familiaridade e vamos trabalhando em cima dela.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • bruno_avelino_actuar
    bruno_avelino_actuar Member Posts: 9 New User
    Opções
    MaClane disse:
    Cada distro irá possuir configurações próprias (e até mesmo comandos próprios no terminal) de acordo com kernel e interface gráfica utilizada.
    Defina primeiro uma distro a qual tem maior conhecimento e familiaridade e vamos trabalhando em cima dela.
    Bora lá então, para funcionar legal no Archlinux o que eu preciso fazer?
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    A questão não é dessa forma...
    Primeiramente deve instalar a distro, atualizar kernel e drivers, verificar funcionalidades de hardwares e conexões.
    Após isso, pode começar a configurar otimizações.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • bruno_avelino_actuar
    bruno_avelino_actuar Member Posts: 9 New User
    Opções
    MaClane disse:
    A questão não é dessa forma...
    Primeiramente deve instalar a distro, atualizar kernel e drivers, verificar funcionalidades de hardwares e conexões.
    Após isso, pode começar a configurar otimizações.
    Certo, vou instalar então novamente e quando surgir os problemas trago aqui mais bem descrito
  • bruno_avelino_actuar
    bruno_avelino_actuar Member Posts: 9 New User
    Opções
    MaClane disse:
    Os drivers estando atualizados de forma certa, não há necessidade alguma de ficar trocando entre eles.
    Quando rodar o lspci, deixe o aparelho conectado na tomada de energia e não somente na bateria.
    Qualquer distro é funcional se bem configurada.
    OK, pode me ajudar a deixar qualquer distro bem configurada? Porque só instalar pela ISO não consegui com nenhuma.
  • bruno_avelino_actuar
    bruno_avelino_actuar Member Posts: 9 New User
    Opções
    MaClane disse:
    A questão não é dessa forma...
    Primeiramente deve instalar a distro, atualizar kernel e drivers, verificar funcionalidades de hardwares e conexões.
    Após isso, pode começar a configurar otimizações.

    Olá MaClane,
    Então ontem baixei a ISO do Ubuntu Desktop 18.04 e o computador sempre "freeza" após o login.
    Você pode me ajudar?
  • Commodore_1995#
    Opções
    Você já experimentou desativar a placa de vídeo antes da instalação com o comando nouveau.modeset=0?

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • bruno_avelino_actuar
    bruno_avelino_actuar Member Posts: 9 New User
    Opções
    Você já experimentou desativar a placa de vídeo antes da instalação com o comando nouveau.modeset=0?


    Não, eu preciso adicionar isso no grub após o 'quiet splash' e então iniciar "ctrl+x" certo?
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Bom dia bruno_avelino_actuar !

    A instalação ocorre com sucesso e somente após isso, quando é necessário logar, ocorre a tela?

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • bruno_avelino_actuar
    bruno_avelino_actuar Member Posts: 9 New User
    Opções
    MaClane disse:
    Bom dia bruno_avelino_actuar !

    A instalação ocorre com sucesso e somente após isso, quando é necessário logar, ocorre a tela?

    Exatamente!
    Mas após a instalação, ele não consegue reiniciar, quando o GDM (ou qualquer outro Display Manager é encerrado "stop") ele trava.

    Após o login ele trava e não carrega nada, o mouse não mexe, não consigo acessar outro tty; algumas vezes ocorre na própria tela de login e algumas vezes consigo acessar outros tty

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Nesse caso, deve desabilitar a GPU dedicada na inicialização e depois acessar um terminal e atualizar os drivers Nvidia PPA
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Commodore_1995#
    Opções
    Sim, isso mesmo:
    Você já experimentou desativar a placa de vídeo antes da instalação com o comando nouveau.modeset=0?


    Não, eu preciso adicionar isso no grub após o 'quiet splash' e então iniciar "ctrl+x" certo?
    O colega maclane também já complementou a resposta.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)