Monitor do notebook Helios 300 Predator PH315-52 diminuindo fps, mal configurado

GustavoSTZ
GustavoSTZ Member Posts: 11 New User
editado junho 2023 em Arquivo de 2019
Sim, pode parecer estranho o monitor diminuir o fps, mas é isso que está acontecendo.
Eu comprei recentemente o helios 300 predator com RTX 2060 e fui testar o fps dele no CS GO e para a minha decepção o fps era o mesmo do que quando eu jogava com uma 1050ti, entretanto resolvi testar em um segundo monitor o CS GO como ficaria, e para minha surpresa o FPS mais que dobrou, segue os prints do fps apenas mudando de monitor:
1- 

2-

Gostaria de saber se alguém sabe como resolver esse problema no monitor principal(do próprio notebook), creio que o monitor principal veio mal configurado, pois se entro dentro das propriedades da NVIDIA não aparece o monitor principal como uma opção para configurar, somente o secundário:



Por gentileza, alguém saberia resolver tal problema?

Melhor resposta

  • GustavoSTZ
    GustavoSTZ Member Posts: 11 New User
    Responder ✓
    Após várias dezenas de tentativas fracassadas, achei a solução, o problema está mesmo no Windows, mas não adianta fazer sua restauração, mesmo fazendo das duas maneiras(removendo arquivos pessoais ou não) disponíveis o problema persiste. O problema está no arquivo de paginação do Windows, para limpa-lo siga os seguintes passos:

    1- Abrir o CMD em admin

    2- Insira o seguinte comando:
    REG ADD “HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Memory Management” /v ClearPageFileAtShutdown /t REG_DWORD /d 1 /f

    Após isso insira o próximo comando:
    REG ADD “HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\TimeBrokerSvc” /v Start /t REG_DWORD /d 4 /f

    3. Após isso reinicie o seu computador e verifique se o erro persiste, no meu caso era isso.

Respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite GustavoSTZ !

    Não há nad de errado nessa situação.
    O padrão da tela (notebooks possuem tela e não monitor) é de 60Hz de refresh rate.
    Sendo assim, a taxa de exibição não irá acompanhar a saída de renderização.
    Já em um monitor externo que possua maior taxa de atualização (e até mesmo por utilizar a conexão direta da GPU dedicada) as saídas irão aumentar o refresh.
    O monitor não é exibido pois a GPU integrada é a responsável pela integração do vídeo e tela e não a dedicada (que utiliza a Nvidia).
    Somente quando conecta no monitor externo algumas opções ficam acessíveis.

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • GustavoSTZ
    GustavoSTZ Member Posts: 11 New User
    MaClane disse:
    Boa noite GustavoSTZ !

    Não há nad de errado nessa situação.
    O padrão da tela (notebooks possuem tela e não monitor) é de 60Hz de refresh rate.
    Sendo assim, a taxa de exibição não irá acompanhar a saída de renderização.
    Já em um monitor externo que possua maior taxa de atualização (e até mesmo por utilizar a conexão direta da GPU dedicada) as saídas irão aumentar o refresh.
    O monitor não é exibido pois a GPU integrada é a responsável pela integração do vídeo e tela e não a dedicada (que utiliza a Nvidia).
    Somente quando conecta no monitor externo algumas opções ficam acessíveis.
    Boa noite! Obrigado pela resposta, ae que está o detalhe, nesse caso é o oposto, a tela do notebook é 144hz e o monitor é 60hz, e mesmo assim, o refresh rate não deveria influenciar os frames certo? Pois caso receba mais frames que o necessário apenas será "ignorado", e se faltar irá acarretar em travadas(se for menor que 60fps por exemplo e não for travado em 30fps por exemplo). 

    Acredito que o problema esteja na conexão direta da GPU dedicada, creio que isso faça gerar mais fps, mas mais que dobrar os frames? Achei muito grande a diferença entre usando o monitor e a tela do not. Há alguma forma de forçar o notebook a usar mais a placa de vídeo dedicada? Ou faze-lo usar somente a dedicada(creio que seja impossível kk)?

    Desde já, agradeço.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Seu modelo realmente possui tela de 144hz?

    Está utilizando as configurações básicas apara forçar o sistema para desempenho máximow

    1- todos os drivers e o Windows devem estar devidamente atualizados
    2- o aparelho deve estar setado para usar o plano de energia de alto desempenho do Windows
    3- a bateria deve ser carregada a 100% antes de jogar
    4- a bateria deve estar setada nas opções avançadas de energia para máximo desempenho
    5- as aplicações dos jogos devem estar setadas no Painel da GPU dedicada (AMD ou Nvida, caso possua uma) para ser a principal
    6- o aparelho deve estar conectado diretamente a uma tomada de energia exclusiva, devidamente aterrada sem nenhum adaptador

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • GustavoSTZ
    GustavoSTZ Member Posts: 11 New User
    MaClane disse:
    Seu modelo realmente possui tela de 144hz?

    Está utilizando as configurações básicas apara forçar o sistema para desempenho máximow

    1- todos os drivers e o Windows devem estar devidamente atualizados
    2- o aparelho deve estar setado para usar o plano de energia de alto desempenho do Windows
    3- a bateria deve ser carregada a 100% antes de jogar
    4- a bateria deve estar setada nas opções avançadas de energia para máximo desempenho
    5- as aplicações dos jogos devem estar setadas no Painel da GPU dedicada (AMD ou Nvida, caso possua uma) para ser a principal
    6- o aparelho deve estar conectado diretamente a uma tomada de energia exclusiva, devidamente aterrada sem nenhum adaptador

    Sim, até mesmo verifiquei nas configurações avançadas de tela:

    Sobre o item 1, eu uso o Drive booster, creio q ele tenha atualizado todos os drivers, as atualizações do windows e da nvidia tenho certeza que estão na última versão.
    Sobre os outros itens estão conforme o solicitado.
  • GustavoSTZ
    GustavoSTZ Member Posts: 11 New User
    Cheguei a conclusão que o problema está na Intel Graphics, pois ela não consegue mandar toda a potência da RTX 2060, tal problema poderia ser alguns pinos tortos no socket da placa mãe, não conseguindo enviar toda a potência, pois quando conectado direto no hdmi ou display port o desempenho é maior que o dobro. Segue abaixo dois videos demonstrando que a RTX 2060 é usado em ambas telas, mas quando entra no jogo a intel graphics o desempenho cai mais do que a metade:

    https://drive.google.com/file/d/1f-TvmPkbGrM0BLuFygb_x7gIcrhlCBW8/view?usp=sharing

    https://drive.google.com/file/d/1f1tZch6lqdFM3tslXpJZ9vGzJ_-IcN9_/view?usp=sharing
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    GustavoSTZ disse:
    Cheguei a conclusão que o problema está na Intel Graphics, pois ela não consegue mandar toda a potência da RTX 2060, tal problema poderia ser alguns pinos tortos no socket da placa mãe, não conseguindo enviar toda a potência, pois quando conectado direto no hdmi ou display port o desempenho é maior que o dobro. Segue abaixo dois videos demonstrando que a RTX 2060 é usado em ambas telas, mas quando entra no jogo a intel graphics o desempenho cai mais do que a metade:

    https://drive.google.com/file/d/1f-TvmPkbGrM0BLuFygb_x7gIcrhlCBW8/view?usp=sharing

    https://drive.google.com/file/d/1f1tZch6lqdFM3tslXpJZ9vGzJ_-IcN9_/view?usp=sharing
    Acredito ser uma "conclusão" apressada.
    Esse modelo utiliza soquete com solda BGA.
    Então não há possibilidade de "pinos entortarem" como em soquete padrão rPGA.
    A GPU integrada não "manda"  nenhuma potencia a GPU dedicada.
    A Intel HD Graphics apenas faz a ponte entre entre as renderizações e saída de vídeo.
    A questão do vídeo é apenas uma corroboração.
    É necessário que o sistema esteja atualizado e os drives da controladora para que a ponte entre as GPUs ocorra sem falhas.
    Nesse caso, sugiro que remova TODOS os drivers atuais domo DDU e depois faça um teste inicial somente utilizando os drivers fornecidos pela Acer.


    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • GustavoSTZ
    GustavoSTZ Member Posts: 11 New User
    Atualizei todos os drives conforme o solicitado, utilizando o suporte da acer, entretanto o problema persiste.

    Mas nesse meio tempo tempo notei que quando o estou na tela do notebook, um processo chamado Gerenciador de Janelas da Área de Trabalho(dwm.exe) utiliza muita GPU, coisa que não ocorre quando utilizo o monitor.


  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    GustavoSTZ disse:
    Atualizei todos os drives conforme o solicitado, utilizando o suporte da acer, entretanto o problema persiste.

    Mas nesse meio tempo tempo notei que quando o estou na tela do notebook, um processo chamado Gerenciador de Janelas da Área de Trabalho(dwm.exe) utiliza muita GPU, coisa que não ocorre quando utilizo o monitor.


    Não é atualizar driver.
    Deve REMOVER por completo drivers da Nvidia e Intel HD no modo de segurança dom o DDU.
    Somente depois reinstalar os da Acer.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • GustavoSTZ
    GustavoSTZ Member Posts: 11 New User
    MaClane disse:
    GustavoSTZ disse:
    Atualizei todos os drives conforme o solicitado, utilizando o suporte da acer, entretanto o problema persiste.

    Mas nesse meio tempo tempo notei que quando o estou na tela do notebook, um processo chamado Gerenciador de Janelas da Área de Trabalho(dwm.exe) utiliza muita GPU, coisa que não ocorre quando utilizo o monitor.


    Não é atualizar driver.
    Deve REMOVER por completo drivers da Nvidia e Intel HD no modo de segurança dom o DDU.
    Somente depois reinstalar os da Acer.


    Fiz agora, conforme o solicitado e o problema persiste. Mas nas versões disponibilizadas pela acer o Gerenciador de Janelas da Área de Trabalho(dwm.exe), está quase que passando o CS Go em uso de GPU, talvez seja problema no windows sabe alguma forma de resolver?  Pensei em formatar, mas tenho medo de perder a garantia, além de ser muito trabalhoso ter que instalar todos o softwares que já tenho e os da Acer, além disso poderia perder a função turbo, não sei se ela persiste mesmo após uma formatação.

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    A reinstalação de fábrica pode sim corrigir diversos erros de sistema e resquícios de configurações erradas ou patchs mal otimizados.
    Então seria uma ótima opção.
    Até mesmo porque a Acer será a primeira a lhe informar essa opção.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • GustavoSTZ
    GustavoSTZ Member Posts: 11 New User
    Para fazer a reinstalação de fábrica deve ir em restaurar, certo?
    Configurações > Atualização e Segurança > Recuperação > Restaurar o PC (Começar agora)
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Não.
    Ligue o aparelho e pressione ALT + F10 assim que ligar, antes de aparecer o logotipo da Acer.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • GustavoSTZ
    GustavoSTZ Member Posts: 11 New User
    Fiz a Restauração e o problema persiste, até mesmo desabilitei a intel graphics para ver se resolvia o problema, mas mesmo assim não resolveu.
  • GustavoSTZ
    GustavoSTZ Member Posts: 11 New User
    Responder ✓
    Após várias dezenas de tentativas fracassadas, achei a solução, o problema está mesmo no Windows, mas não adianta fazer sua restauração, mesmo fazendo das duas maneiras(removendo arquivos pessoais ou não) disponíveis o problema persiste. O problema está no arquivo de paginação do Windows, para limpa-lo siga os seguintes passos:

    1- Abrir o CMD em admin

    2- Insira o seguinte comando:
    REG ADD “HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Memory Management” /v ClearPageFileAtShutdown /t REG_DWORD /d 1 /f

    Após isso insira o próximo comando:
    REG ADD “HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\TimeBrokerSvc” /v Start /t REG_DWORD /d 4 /f

    3. Após isso reinicie o seu computador e verifique se o erro persiste, no meu caso era isso.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Bom dia GustavoSTZ !

    Excelente que tenha solucionado.
    Acabei de receber uma resposta de um usuario em outro fórum que tinha um problema parecido e resolveu de forma quase idêntica.
    Já iria lhe passar mas ainda bem que está tudo funcional agora.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!