Aspire E 15 - E5-553G-T4TJ - Tela preta após atualização de driver

Riholdi
Riholdi Member Posts: 4 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2019
Olá, adquiri meu computador em abril/2019, até meados de agosto estava tudo rodando normal. Após uma série de atualizações o sistema ficou lento, pensei até que fosse o antivírus, de modo o substitui por outro mais leve. Não resolvendo o problema, procurei informações aqui no fórum sobre os travamentos recorrentes, até que encontrei algumas coisas relacionadas ao download de outro driver da placa de vídeo. Abri o próprio painel de atualizações da Radeon e procurei por novas atualizações, o sistema encontrou. No entanto, quando instalou, o computador reiniciou e, após a tela "Acer" com a ampulheta rodando, a tela fica preta e não liga mais.
Pesquisando pelos tópicos, vi que é um problema recorrente com este modelo e, inclusive, já tentei algumas saídas informadas pelos moderadores, como o reset da bateria. Também li algo relacionado sobre voltar às configurações padrões, através do atalho F2 logo ao inicializar.
Minha dúvida é se esta técnica poderá funcionar, haja vista que vi em outro tópico com outro usuário que a ação não foi satisfatória. Sou um pouco leigo nessas questões e tenho muitos arquivos importantes no HD (TCC da faculdade), de modo que tenho receio em fazer algo que possa perder os documentos.

Respostas

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite Riholdi !

Já são milhares de ususarios de aparelhos com conjunto AMD + Radeon que enfrentam tais problemas.
    A AMD tem falhado já a mais de 2 anos em fornecer drivers que não entrem em conflito com Windows.
    Se tem receio de realizar procedimento e possui arquivos importantes, a primeira providencia é realizar backup em outra unidade externa de disco.
    Após isso pode realizar o reset ou nova atualização de drivers.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• Eu concordo com o maclane. Mas seria interessante saber se a imagem é exibida em um monitor externo.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • TiagoCA
    TiagoCA Member Posts: 79 Devotee WiFi Icon
    Nossa, que estranho... Aqui eu atualizo o drive de vídeo sempre que a AMD disponibiliza um novo, mesmo quando a atualização é opicional eu faço.

Até o momento não tive nenhum problema nas atualizações, sempre que faço funciona tudo normalmente, inclusive notei que houve uma pequena melhora na performance do jogo Apex Legends (não sei se a melhora foi no servidor ou após atualização do drive de vídeo).

De qq forma TODAS as atualizações que fiz pelo próprio programa de atualização da AMD estão funcionando perfeitamente.

Vi que vc atualizou pelo programa da AMD por isso achei estranho ter dado problema.... Não recomendo fazer atualizações baixando drivers livremente na internet, mas sim pelo próprio programa que já vem instalado neste notebook.

Minha sugestão é que vc tente fazer um backup dos seus documentos importante antes de recuperar o sistema para o padrão de fábrica... No Win 10 isso é totalmente possível e vc me parece ser um usuário experiente, pois já citou várias tentativas que fez.

Também utilizo o Acer T4TJ, acho que comprei a mais ou menos 1 ano atras e não tenho o que reclamar, mas coloquei mais memória RAM e pretendo em breve substituir o HD por um SSD.
  • Riholdi
    MaClane disse:
    Boa noite Riholdi !

Já são milhares de ususarios de aparelhos com conjunto AMD + Radeon que enfrentam tais problemas.
    A AMD tem falhado já a mais de 2 anos em fornecer drivers que não entrem em conflito com Windows.
    Se tem receio de realizar procedimento e possui arquivos importantes, a primeira providencia é realizar backup em outra unidade externa de disco.

Realmente, comprei-o somente para o estudo e por isso tenho vários arquivos importantes. Vou fazer este backup, mas quanto a isto tenho uma dúvida: mesmo sem a tela é possível fazê-lo? Pelo menu F2 ao iniciar?

• Riholdi
    Eu concordo com o maclane. Mas seria interessante saber se a imagem é exibida em um monitor externo.
    Vou tentar fazer isto pelo HDMI e dou o retorno.
  • Riholdi
    TiagoCA disse:
    Nossa, que estranho... Aqui eu atualizo o drive de vídeo sempre que a AMD disponibiliza um novo, mesmo quando a atualização é opicional eu faço.

Até o momento não tive nenhum problema nas atualizações, sempre que faço funciona tudo normalmente, inclusive notei que houve uma pequena melhora na performance do jogo Apex Legends (não sei se a melhora foi no servidor ou após atualização do drive de vídeo).

De qq forma TODAS as atualizações que fiz pelo próprio programa de atualização da AMD estão funcionando perfeitamente.

Vi que vc atualizou pelo programa da AMD por isso achei estranho ter dado problema.... Não recomendo fazer atualizações baixando drivers livremente na internet, mas sim pelo próprio programa que já vem instalado neste notebook.

Minha sugestão é que vc tente fazer um backup dos seus documentos importante antes de recuperar o sistema para o padrão de fábrica... No Win 10 isso é totalmente possível e vc me parece ser um usuário experiente, pois já citou várias tentativas que fez.

Também utilizo o Acer T4TJ, acho que comprei a mais ou menos 1 ano atras e não tenho o que reclamar, mas coloquei mais memória RAM e pretendo em breve substituir o HD por um SSD.
    Foi muito estranho, porque fiz pelo painel da AMD. Mas vou fazer o backup, assim como você e MaClane disseram.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Riholdi disse:
    MaClane disse:
    Boa noite Riholdi !

Realmente, comprei-o somente para o estudo e por isso tenho vários arquivos importantes. Vou fazer este backup, mas quanto a isto tenho uma dúvida: mesmo sem a tela é possível fazê-lo? Pelo menu F2 ao iniciar?

Conecte num monitor externo.
    Caso não de vídeo, terá de remover o HDD e realizar o backup em outra maquina.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• TiagoCA
    TiagoCA Member Posts: 79 Devotee WiFi Icon
    Bom.... Lembrei de algo que pode lhe ajudar.

Se não me falha a memória, bem no inicio (Acho que primeira ou segunda semana após a compra) tentei fazer atualização do drive de vídeo pelo próprio programa da AMD e a tela ficou toda preta.

Eu fiz a recuperação do sistema pelo próprio Win 10 fazendo um boot e clicando em F2 (Se não me falha a memória).

Depois desse problema eu passei a fazer o seguinte.....

1) Antes de qualquer atualização pelo programa da AMD eu desabilito o "auto protect" do Norton Antivirus.
    2) Faço a atualização expressa.
    3) Após atualização do AMD eu volto a habilitar o auto protect do Norton.

E assim nunca mais deu problema. :D

Caso você utilize o Norton, sugiro que desabilite o auto protect sempre que for atualizar o drive da AMD pelo programa.

Incluive hoje mesmo fiz uma atualização (V. 19.12.2) que mudou completamente o designe do programa AMD para Adrenaline. Ficou bem legal e fácil de configurar.