Frame Drop Acer A515-41G-1480 Erro de troca de GPU e APU
ArsenioMendes
Member Posts: 9 New User
Opa, então ha alguns meses atras eu comprei uma maquina Acer A515-41G-1480, eu buscava alguma maquina com um custo baixo e que tivesse possibilidade de rodar jogos de porte mediano como Dark Souls 3 e The witcher 3, porem em alguns jogos ocorre um erro de troca de GPU e APU, por exemplo: estou jogando the witcher 3 com os gráficos no alto e com um fps de 60-50 sem quedas, e quando eu entro em alguma área diferente ou inicio uma luta no game, o fps desce pra 10, fica insuportável de jogar com uma queda de fps assim, uma solução meio estranha para esse erro é dar Alt+Tab 2 vezes assim minimizando e voltando para o jogo ou Alt+Enter 2 vezes pra entrar e sair do modo janela, as vezes o fps volta ao normal com esse método, porem retornando a ter quedas de fps alguns instantes depois. Eu acredito que a raiz do problema esta com algum conflito do windows 10, já fiz vários procedimentos citados em outros posts dessa comunidade, como por exemplo: Por todas as configurações de energia para melhor desempenho, desinstalei e instalei todos os drivers da AMD para o driver para o 19.3.3 que dizem ser o melhor para esta situação e nada resolve. Uma vez eu formatei o pc para o windows 7, que acabou resolvendo o problema, porem o windows 7 não e muito compatível com este modelo e acabou funcionando de maneira desagradável, concluindo assim que a raiz do problema esta com algum erro de software do windows 10, ficaria muito agradecido caso eu tivesse algum apoio ou alguma solução para este problema, estou muito triste pois paguei caro pela maquina, e assim ela não esta cumprindo com o seu papel .
Agradeço a disponibilidade.
Agradeço a disponibilidade.
0
Melhores respostas
-
Pessoal eu consegui uma solução para o problema, agradeço ao EgydioCoelho e ao MaClane pelo apoio com o problema.
A solução foi atualizar os Drivers da Radeon para a versão mais recente da data de 10/12/2019 que inclusive tem um diferencial grande em relação as mais antigas, e para resolver o problema das quedas de FPS a solução foi Reiniciar o computador e abrir o jogo desejado pelo ADRENALIN antes de qualquer programa, percebi que assim o computador da uma preferencia para o processamento do jogo aberto primeiro, e assim resolvendo os problemas de framedrop .
Obrigado pelo suporte !
0 -
Bom dia ArsenioMendes !
Nesse caso, aceite a respostas que lhe ajudaram e a sua para colocar como resolvido e ajudar outros no fórum!
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0
Respostas
-
Quando você atualiza os drivers para a versão mais recente, o mesmo problema ocorre? Houve um usuario aqui na comunidade, que conseguiu otimizar muito bem este modelo.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Bom dia ArsenioMendes !
A primeira questão é que esse modelo não é de segmento gamer e o conjunto de hardware não oferece superforte adequado a jogos.
Ela cumpri o papel para o qual foi desenvolvida (que não são jogos).
Os jogos que informou estar tentando jogar ultrapassam os limites de configuração do aparelho.
Esse "forçamento" do aparelho pode leva-lo a queima interna de componentes.
Começando pelo processador, A12 9720P :
A AMD desenvolveu esse processador utilizando chip UVL com base na antiga arquitetura Bristol Ridge voltado apenas para desempenho suficiente em aplicativos típicos de escritório e web, além de multitarefa leve.
Então ele tem comparação a no máximo um i3 de 4ªGen dual-core.
Ele possui TDP baixo de apenas 15W, que gera a questão de integração da APU com a GPU.
Uma GPU (no caso a RX540) não renderiza nenhuma informação sozinha.
Ela necessita de um conjunto de hardware adequado para que o desempenho final possa ser alcançado sem gargalos.
Como o A12 não tem o desempenho final para em conjunto processar e reenviar as informações de saída, a RX540 acaba por ter um desempenho muito próximo de uma 940MX, o que praticamente se equipara a uma MX110
São esses detalhes desconhecidos pela maioria dos usuarios que os leva a acreditar que apenas por um aparelho possuir um processador de clock base mais alto e uma GPU dedicada que irá rodar com desempenho aplicações para as quais não foi desenvolvido.
Pode sim utilizar métodos e procedimentos para tentar melhorar ao máximo o desempenho do aparelho, mas tendo em vista 2 informações:
1- ele nunca terá suporte adequado a jogos
2- a utilização elevada dos recursos irão diminuir a vida do equipamento
Leia esse procedimento desenvolvido por um usuario o qual orientei de diversas formas até conseguir otimizar ao máximo o aparelho:
https://community.acer.com/pt/discussion/581050/aspire-a515-41g-radeon-rx-540-r7-graphics-problemas-com-desempenho-solucionado
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
egydiocoelho disse:Quando você atualiza os drivers para a versão mais recente, o mesmo problema ocorre? Houve um usuario aqui na comunidade, que conseguiu otimizar muito bem este modelo.0
-
MaClane disse:Bom dia ArsenioMendes !
A primeira questão é que esse modelo não é de segmento gamer e o conjunto de hardware não oferece superforte adequado a jogos.
Ela cumpri o papel para o qual foi desenvolvida (que não são jogos).
Os jogos que informou estar tentando jogar ultrapassam os limites de configuração do aparelho.
Esse "forçamento" do aparelho pode leva-lo a queima interna de componentes.
Começando pelo processador, A12 9720P :
A AMD desenvolveu esse processador utilizando chip UVL com base na antiga arquitetura Bristol Ridge voltado apenas para desempenho suficiente em aplicativos típicos de escritório e web, além de multitarefa leve.
Então ele tem comparação a no máximo um i3 de 4ªGen dual-core.
Ele possui TDP baixo de apenas 15W, que gera a questão de integração da APU com a GPU.
Uma GPU (no caso a RX540) não renderiza nenhuma informação sozinha.
Ela necessita de um conjunto de hardware adequado para que o desempenho final possa ser alcançado sem gargalos.
Como o A12 não tem o desempenho final para em conjunto processar e reenviar as informações de saída, a RX540 acaba por ter um desempenho muito próximo de uma 940MX, o que praticamente se equipara a uma MX110
São esses detalhes desconhecidos pela maioria dos usuarios que os leva a acreditar que apenas por um aparelho possuir um processador de clock base mais alto e uma GPU dedicada que irá rodar com desempenho aplicações para as quais não foi desenvolvido.
Pode sim utilizar métodos e procedimentos para tentar melhorar ao máximo o desempenho do aparelho, mas tendo em vista 2 informações:
1- ele nunca terá suporte adequado a jogos
2- a utilização elevada dos recursos irão diminuir a vida do equipamento
Leia esse procedimento desenvolvido por um usuario o qual orientei de diversas formas até conseguir otimizar ao máximo o aparelho:
https://community.acer.com/pt/discussion/581050/aspire-a515-41g-radeon-rx-540-r7-graphics-problemas-com-desempenho-solucionado0 -
qual é a versão do bios?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Quem realiza a troca entre GPUs e a APU em conjunto dom o Windows.
A GPU integrada não pode ser desabilitada já que é a principal do sistema e causaria erros de interpretação de renderização.
Sugiro que tente uma nova reinstalação antes de qualquer atualização realize os procedimentos.
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
egydiocoelho disse:qual é a versão do bios?
0 -
MaClane disse:Quem realiza a troca entre GPUs e a APU em conjunto dom o Windows.
A GPU integrada não pode ser desabilitada já que é a principal do sistema e causaria erros de interpretação de renderização.
Sugiro que tente uma nova reinstalação antes de qualquer atualização realize os procedimentos.
0 -
Sim. Você já tentou utilizar o programa ddu para desinstalar os drivers?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
egydiocoelho disse:Sim. Você já tentou utilizar o programa ddu para desinstalar os drivers?0
-
Neste caso, eu tentaria atualizar o uefi-bios. Você já tentou selecionar a placa de vídeo manualmente no catalyst?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
ArsenioMendes disse:MaClane disse:Quem realiza a troca entre GPUs e a APU em conjunto dom o Windows.
Lembrando de que o Catalyst foi descontinuado e subsistiuido pela APi do Adrenalin.
egydiocoelho disse:Neste caso, eu tentaria atualizar o uefi-bios. Você já tentou selecionar a placa de vídeo manualmente no catalyst?0
-
MaClane disse:ArsenioMendes disse:MaClane disse:Quem realiza a troca entre GPUs e a APU em conjunto dom o Windows.
Lembrando de que o Catalyst foi descontinuado e subsistiuido pela APi do Adrenalin.0 -
ArsenioMendes disse:egydiocoelho disse:Neste caso, eu tentaria atualizar o uefi-bios. Você já tentou selecionar a placa de vídeo manualmente no catalyst?
Dessa forma as configurações do Catalyst iram entrar em conflito com o Adrenalin.
Então deve começar por removelo.ArsenioMendes disse:MaClane disse:ArsenioMendes disse:MaClane disse:Quem realiza a troca entre GPUs e a APU em conjunto dom o Windows.
Lembrando de que o Catalyst foi descontinuado e subsistiuido pela APi do Adrenalin.
Basta realizar um backup previamente de seus dados e arquivos e depois reiniciar o aparelho é pressionar ALT + F10 para começar o procedimento.Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Pessoal eu consegui uma solução para o problema, agradeço ao EgydioCoelho e ao MaClane pelo apoio com o problema.
A solução foi atualizar os Drivers da Radeon para a versão mais recente da data de 10/12/2019 que inclusive tem um diferencial grande em relação as mais antigas, e para resolver o problema das quedas de FPS a solução foi Reiniciar o computador e abrir o jogo desejado pelo ADRENALIN antes de qualquer programa, percebi que assim o computador da uma preferencia para o processamento do jogo aberto primeiro, e assim resolvendo os problemas de framedrop .
Obrigado pelo suporte !
0 -
Bom dia ArsenioMendes !
Nesse caso, aceite a respostas que lhe ajudaram e a sua para colocar como resolvido e ajudar outros no fórum!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0