[Acer Nitro 5 AN515-51] Bateria caindo muito rápido

santiagogustavo
santiagogustavo Member Posts: 3 New User
editado junho 2023 em Arquivo de 2019
Olá pessoal, tudo bem?

Estou há mais ou menos 1 mês com um problema chato no meu Nitro, notei em um dia que quando tirei ele da tomada que a bateria estava durando bem menos do que costumava (passou de 4 horas para no máximo 1 hora e meia). Já tive problemas com uso alto de CPU no Windows 10 em outros computadores e fui logo ver se seria o caso, mas a taxa de uso fica por volta de 5% com o computador parado.

Fiz alguns testes que recomendaram por aqui nos fóruns: calibragem e reset da bateria, reinstalar drivers. Nada. Encomendei e troquei a bateria por uma seminova, continua com o mesmo problema. Puxei algumas informações do HWMonitor, também não parece que tem nada de estranho (desgaste das duas baterias estavam por volta de 12% e as temperaturas parecem normais, CPU por volta de 50-55º e GPU em no máximo 35º).

Notei que ele esquenta um pouco e o cooler fica ligado numa velocidade razoável. No gerenciador de tarefas, a frequência da CPU está bem alta também (por volta de 3GHz, não chega a ativar o turbo boost). Tentei revirar todas as configurações de energia e também não tive sucesso. Cheguei a entrar em contato com a Acer, mas infelizmente a assistência oficial só aceita notebooks dentro da garantia (o meu tem mais de 1 ano).

O que será que pode ser? Não cheguei a formatar o computador desde quando comprei ele, isso poderia resolver o problema? Tem poucas configurações na BIOS, e lá parece que o problema também acontece (mas a bateria dura um tanto mais).

Specs:
Acer Nitro 5 AN515-51
Intel i5-7300HQ
16GB RAM (8GB de fábrica + upgrade de 8GB HyperX Fury)
GTX 1050, 4GB
1TB HDD + 128GB SSD (OS foi transferido do HD para o SSD, sem formatar)

Melhor resposta

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Boa noite santiagogustavo!

Realmente uma reinstalação do sistema OEM de fábrica pode corrigir diversos erros e configurações erradas.
    Sugiro que realize o procedimento é depois faça os testes.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

Respostas

• MaClane
    Responder ✓
    Boa noite santiagogustavo!

Realmente uma reinstalação do sistema OEM de fábrica pode corrigir diversos erros e configurações erradas.
    Sugiro que realize o procedimento é depois faça os testes.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• santiagogustavo
    Obrigado pela resposta rápida @MaClane! Vou precisar fazer backup das minhas coisas antes de formatar, assim que fizer o procedimento aviso aqui para deixar registrado :grin:
  • santiagogustavo
    @MaClane parece que o problema era esse mesmo, formatando resolveu =)

Acabei formatando tudo e instalando uma imagem padrão do Windows 10. Deixei instalar os drivers automaticamente e ele já configurou tudo das placas de vídeo e de som, agora o uso de CPU está normal e a bateria está OK também.

Muito obrigado!
  • MaClane
    Excelente!
    Que bom ter lhe ajudado!
    Precisando de algo, basta postar!

Sincerely, J. MaClane ™