Clonagem de m2 original para m2 maior e mais veloz

CARLOVICH_BR
CARLOVICH_BR Member Posts: 1 New User
editado junho 2023 em Arquivo de 2019
Adquiri um Helios 300 2019 azul 16gb Ram GTX 1660 Ti. Ele veio com ssd m2 128gb so q de 500 mb/s. Comprei um outro maior de 500gb e leitura e gravação acima de 3000 mb/s.
Pergunta 1.
Quero clonar mas quero deixar o tamanho do clone necessário com a partição somente com W10 e itens acer. Como fazer?  Parece q precisarei de uns 45gb mas devo deixar mais uns 25gb pra ficar a relação 75% ocupado e 25% livre. Tambem preciso deixar outra partição do recover.
Pergunta 2
Preciso zerar este ssd m2 antigo na sequencia . Quero deixar para jogos ou programas em geral. 
Como trabalho com projetos e midia fico na dúvida... coloco os programas graficos no m2 mais rapido ou no m2 original ... acho pequeno 128gb. 
Pergunta 3
Se optar por por os programas no ssd m2 mais rápido os 128gb seriam suficientes para jogos? Não tenho noção do espaço necessário com os jogos atuais.
Obs
O hdd que veio é de 1 Tb e ficara para arquivos de trabalho ... midia etc.
Estou com receio de ferrar com tudo...

Respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    editado novembro 2019
    Boa noite CARLOVICH_BR !

    Primeiramente, deve informar modelos EXATOS do seu notebook e do SSD adquiridos.

    Segundo, não deve particionar o SSD.
    SSDs devem ser mantidos somente com uma única unidade de partição (com exceção das partições de recuperação e reservadas de sistema)
    De forma alguma deve criar uma partição estendida ou limitar a partição do Windows em porcentagens ou Gbs.
    Partições estendidas em SSDs podem gerar atrasos e desgaste excessivo dos chips de armazenamento.
    Muito além, existem fatores de atualizações de drivers, softwares, patches, etc que limitando a partição, podem gerar erros de sobrecarga de dados.
    Essa serie não possui 2 slots M.2 então não há como manter os 2 SSDs de formato 2280.


    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!