Acer Aspire E5-553g-t4tj Congelando

Opções
Vryko
Vryko Member Posts: 11

Tinkerer

editado maio 2023 em Arquivo de 2019
Olá, 
Possuo um Acer Aspire E5-553g-t4tj e notei que há algum problema com o Driver de vídeo, eu possuía todos os drivers AMD atualizados e frequentemente ele congelava (era necessário reiniciar pois o Gerenciador não abria), esses congelamentos aconteciam até quando o notebook não estava sendo utilizado, mas ocorriam mais frequentemente durante maior exigência da placa de vídeo (assistindo filmes, usando em jogos...), por isso,  resolvi formatar e apenas deixar o Driver que veio no notebook,  surpreendentemente, o notebook funcionava melhor sem esses drivers, passei alguns meses utilizando com algumas travadas (agora mais raras), até que fui assistir um filme e deu tela azul com a mensagem Thread Stuck in Device Driver, gostaria de saber o que posso fazer pra resolver esse problema.

Melhor resposta

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    editado novembro 2019 Responder ✓
    Opções
    Bom dia Vryko !

    A questão desse erro se trata de falta suporte adequado dos drivers AMD / Radeon já foi amplamente discutido em vários fóruns.
    O driver padrão da Acer é testado e homologado, porém algumas funções atuais somente são acessíveis no hardware com drivers mais atualizados.
    Sugiro que tente uma versão mais estável, como a 19.3
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              

Respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    editado novembro 2019 Responder ✓
    Opções
    Bom dia Vryko !

    A questão desse erro se trata de falta suporte adequado dos drivers AMD / Radeon já foi amplamente discutido em vários fóruns.
    O driver padrão da Acer é testado e homologado, porém algumas funções atuais somente são acessíveis no hardware com drivers mais atualizados.
    Sugiro que tente uma versão mais estável, como a 19.3
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Vryko
    Vryko Member Posts: 11

    Tinkerer

    Opções
    Agradeço a resposta,
    Mas não entendi, que é um flat a de suporte? Na pergunta até mencionei que já tentei os drivers mais atualizados e piora o problema, fazendo o computador congelar até enquanto não está sendo usado. Inicialmente pensei que se tratava de um superaquecimento, esse modelo vem com alguns programas de fábrica  que aumentam o uso e fazem ele esquentar desnecessariamente, após formatar e fazer uma instalação limpa do windows, isso melhorou e a temperatura fica entre 40 -70° (normal), gostaria de saber se há uma solução para esse problema do congelamento.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Foi um erro de digitação que já corrige.
    O driver Adrnalin 19.3 já foi informado e testado com estável por diversos usuarios.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Vryko
    Vryko Member Posts: 11

    Tinkerer

    Opções
    Obrigado pela disposição MaClane, farei o teste e trago novidades assim que tiver um tempo pra testar. 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Boa tarde Vryko !

    Fico no aguardo.
    Me retorne aqui assim que realizar os procedimentos.

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Vryko
    Vryko Member Posts: 11

    Tinkerer

    Opções
    MaClane disse:
    Boa tarde Vryko !

    Fico no aguardo.
    Me retorne aqui assim que realizar os procedimentos.
    MaClane só tenho a agradecer, fiz o procedimento para instalar o Adrenalin 19.3.3 e realmente o desempenho ficou muito mais estável. Depois de quase 6 meses de teste, os problemas diminuíram substancialmente (ás vezes quando assisto um filme dá o crash de tela azul - talvez porque eu assista sempre no HDMI - , o que rarissimamente ocorre ao jogar), infelizmente o suporte à tecnologia Crossfire (Dual-Graphics) foi drasticamente ignorado pela AMD nos últimos tempos. Tentei instalar o Driver mais recente (AMD Adrenalin 20.1.3) para acompanhar o progresso e me desapontei, eles removeram as opções concernentes ao Crossfire (Modo Padrão, Acessível a AFR, Perfil AMD...), com isso o notebook só consegue rodar jogos com a placa AMD R5 Graphics, resolvi então instalar a versão do Adrenalin 19.12.1 (a última antes das modificações de 2020) e ficou excelente, não tive problemas até o momento. Estou usando ela e rodando muitos jogos bem (Fallout 4, Skyrim SE, WO4U, Project Cars 2, DMC 5 - esse é o piorzinho, roda a uns 28-40 FPS, DMC 4SE, The Sims 4, Divinity 1 e 2...), com alguns sendo necessário configurar adequadamente, tanto nas opções do jogo, quanto da Adrenalin. Uso o Win 10 (x64) update 1909.

    De qualquer maneira. Utilizei o seguinte procedimento para remover os Drivers que não estou utilizando:
    1-  Baixar, instalar e abrir o utilitário da AMD para remoção de Drivers (disponível em https://www.amd.com/pt/support/kb/faq/gpu-601.), há uma opção para reiniciar em modo de segurança, escolha e reinicie no modo de segurança, siga as opções do utilitário e finalize o procedimento(PS: a senha do modo de segurança é a mesma do Email cadastrado no Win 10);
    2- Atualizar os Drivers pelo Windows Update, para fazê-lo, aperte Win+X (Gerenciador de Dispositivos), escolha Adaptadores de Vídeo, clique com botão direito para atualizar todos os componentes que estiverem nessa aba, se o windows disser que não é possível, escolha a opção do Windows Update, em seguida, vá ao menu do Windows Update e baixe os dois updates (o nome começa com Advanced Micro Devices), reinicie o computador.
    3- Baixe o Driver de sua escolha, recomendo o 19.12.1 (disponível em 
    https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-19-12-1), escolha Instalação Expressa, aguarde e pronto.  

    Infelizmente, a falta de suporte à tecnologia Crossfire (Dual-Graphics) nos jogos limitou muito o aproveitamento dessa Placa de Vídeo, vale lembrar que, geralmente, os jogos que possuem o perfil predefinido da AMD no Adrenalin possuirão desempenho superior aos que não possuem. Caso o jogo não possua o perfil teste cada uma das opções do Modo AMD Crossfire (Desativado, Modo Padrão, Acessível a AFR, Otimizar 1x1, Compatível com AFR e Perfil AMD Pré-definido).

    Mais uma vez, obrigado pela ajuda MaClane!


  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Boa tarde Vryko !

    A tecnologia Crossfire foi descontinuada pela AMD (desde 2017) e subistituida pela controladoras do Adrenalin que realizam a mesma tarefa.
    O problema mesmo é a AMD corrigir essa base suporte para utilização ampla da APU.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!