Aspire 5 a515-41g-1480 Problemas com o uso da GPU
GiovanniL
Member Posts: 8
Tinkerer
Olá, tenho esse notebook há cerca de 10 meses e sempre senti que há algo errado com o meu aparelho tendo em vista as suas configurações, já dei uma pesquisada no fórum e vi que o modelo apresenta algumas incompatibilidades e tentei praticamente todas as soluções possíveis dos tópicos já abertos (reinstalação de drivers em diferentes versões, modificação de algumas configurações do sistema e etc.), atualmente estou utilizando uma versão do AMD Catalyst 15.7.1 sugerida em um dos tópicos e também o Windows 10 na versão 1903.
Ele é um ótimo modelo para as minhas necessidades profissionais (trabalho com programação), quanto a isso não há de que reclamar, mas também jogo casualmente dois jogos que não são jogos pesados ( eu rodava em um notebook antigo bem mais simples do que este), o que me incomoda é o fato de que o uso da GPU nunca, NUNCA, ultrapassa os 20% de uso, parece que há algum fator limitante que não deixa que esse nível suba. Aqui está uma imagem do desempenho durante um momento de jogatina:
Desconsiderando os últimos segundos, que foi o momento que dei um ALT+TAB pra realizar a captura, dá pra perceber que o uso manteve-se sempre constante, nunca ultrapassando os 20%, assim como o uso da CPU que se mantém razoavelmente baixo, mesmo com a performance não chegando perto do esperado, também estava jogando em um monitor externo que melhora significativamente a fluidez dos jogos.
Alguma ideia do que pode ser?
Ele é um ótimo modelo para as minhas necessidades profissionais (trabalho com programação), quanto a isso não há de que reclamar, mas também jogo casualmente dois jogos que não são jogos pesados ( eu rodava em um notebook antigo bem mais simples do que este), o que me incomoda é o fato de que o uso da GPU nunca, NUNCA, ultrapassa os 20% de uso, parece que há algum fator limitante que não deixa que esse nível suba. Aqui está uma imagem do desempenho durante um momento de jogatina:
Desconsiderando os últimos segundos, que foi o momento que dei um ALT+TAB pra realizar a captura, dá pra perceber que o uso manteve-se sempre constante, nunca ultrapassando os 20%, assim como o uso da CPU que se mantém razoavelmente baixo, mesmo com a performance não chegando perto do esperado, também estava jogando em um monitor externo que melhora significativamente a fluidez dos jogos.
Alguma ideia do que pode ser?
0
Respostas
-
Bom dia GiovanniL !
Esse modelo utiliza um processador é o A12-9720P que tem base de clock de 2.7Ghz PODENDO chegar a 3.6Ghz .
Fato é de que a AMD desenvolveu esse processador utilizando chip UVL com base na antiga arquitetura Bristol Ridge voltado apenas para desempenho suficiente em aplicativos típicos de escritório e web, além de multitarefa leve.
Então ele tem comparação a no máximo um i3 de 4ªGen dual-core.
Ele possui TDP baixo de apenas 15W, que gera a questão de integração da APU com a GPU (R7 + RX540)
Nesse cenário ele dificilmente irá atingir clocks altos acima da base o que sempre ir[a gerar gargalo final na RX540.
Nesse conjunto de hardware, essa GPU não possui suporte para atingir os 100% de desempenho.
Outra questão é a falta de suporte de drivers por parte da AMD para determinadas series.
Para melhorar o desempenho, siga essa sequencia:
1- todos os drivers e o Windows devem estar devidamente atualizados
2- o aparelho deve estar setado para usar o plano de energia de alto desempenho do Windows
3- a bateria deve ser carregada a 100% antes de jogar
4- a bateria deve estar setada nas opções avançadas de energia para máximo desempenho
5- as aplicações dos jogos devem estar setadas no Painel da GPU dedicada (Adrenalin) para ser a principal
6- o aparelho deve estar conectado diretamente a uma tomada de energia exclusiva, devidamente aterrada sem nenhum adaptador
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!1 -
Bom dia @MaClane! Obrigado pela resposta!
Todos os métodos citados acima já estão sendo realizados, portanto a questão do baixo uso da GPU é uma questão de gargalo do próprio hardware? Imagino que não há nada que possa ser feito então, exceto os passos já citados, certo?
Em relação a APU, já ouvi em alguns lugares que há a possibilidade de desativar essa opção de troca entre as placas, o que o senhor sabe sobre isso? Recomendaria para o ganho de alguma performance?
Desde já obrigado pela contribuição, em todos os posts que vi previamente vejo que você sempre faz o possível para ajudar!
0 -
Sim, voce pode configurar no adrenalin para utlilizar somente a placa de video dedicada. Este modelo posui o nitro sense?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1 -
GiovanniL disse:Bom dia @MaClane! Obrigado pela resposta!
Todos os métodos citados acima já estão sendo realizados, portanto a questão do baixo uso da GPU é uma questão de gargalo do próprio hardware? Imagino que não há nada que possa ser feito então, exceto os passos já citados, certo?
Em relação a APU, já ouvi em alguns lugares que há a possibilidade de desativar essa opção de troca entre as placas, o que o senhor sabe sobre isso? Recomendaria para o ganho de alguma performance?
Desde já obrigado pela contribuição, em todos os posts que vi previamente vejo que você sempre faz o possível para ajudar!
A APU (GPU integrada do processador) é que controla toda a parte de vídeo do aparelho seno a principal que faz a ponte coma GPU dedicada.
O que pode realizar é a atualização para uma versão estável do Adrenalin e setar todas as aplicações .EXE para serem renderizadas preferencialmente pela RX540.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!1 -
Olá @egydiocoelho, nunca ouvi falar do nitro sense, então não sei te responder
E @MaClane entendido, melhor deixar como está, no Adrenalin eu já deixo configurado como alto desempenho para utilizar a GPU RX 540, mas o problema é o citado inicialmente, que é a limitação do uso que nunca passa os 20%. Mas acredito que seja a limitação do processador como você citou, realmente já tentei tudo que era possível em relação a drivers e configurações do Windows e do AMD Adrenalin. Mas fico grato pela ajuda de vocês!
0 -
Existem algumas versões do Adrenalin que possuem melhor suporte.
Alguns usuarios já relataram que a GPU pode atingir até valores estáveis de 75 a 80% de uso.
A questão é testar as versões e a compatibilidade com as atualizações do WIndows.
@MaClane pesquisando um pouco na internet verifiquei que realmente o problema é o a12, as apus não são muito boas para processamento de dados massivos, isso me deixa um pouco triste pelo investimento que fiz, mas irresponsabilidade minha de não ter ido pesquisar um pouco antes de comprar.
Enfim, tenho um notebook antigo, que usava antes desse com um processador i5, será que é possível realizar a troca com o a12? Nunca troquei um componente de notebook, sei que o espaço é um problema, mas não sei como funciona em relação ao processador, o que você acha?0 -
Infelizmente não é poseu velho trocar um intel por um amdOi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
GiovanniL disse:@MaClane pesquisando um pouco na internet verifiquei que realmente o problema é o a12, as apus não são muito boas para processamento de dados massivos, isso me deixa um pouco triste pelo investimento que fiz, mas irresponsabilidade minha de não ter ido pesquisar um pouco antes de comprar.
Enfim, tenho um notebook antigo, que usava antes desse com um processador i5, será que é possível realizar a troca com o a12? Nunca troquei um componente de notebook, sei que o espaço é um problema, mas não sei como funciona em relação ao processador, o que você acha?
Cada uma das desenvolvedoras utiliza soquetes e padrões diferentes de controladoras e instruções.
E anda existe o fato de praticamente todos os processadores serem integrados com solda diretamente nas placas-mãe.
Então nesse seu modelo não há como realizar uma troca ou upgrade.
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0