Travamento durante os jogos no meu AN515-51-78D6, o que pode estar causando isso?

HaySeboso
HaySeboso Member Posts: 2 New User
editado junho 2023 em Arquivo de 2019
Quando vou jogar ele tem perdas muito bruscas de fps, em um momento ele está rodando a 60 fps e cai para 20 fps para menos, o que ocasiona um travamento. O que mais intriga, é que isso só ocorre em jogos "pesados" como Batman Arkham Knight, Rise of the Tomb Raider ou The Witcher 3( no caso esses dois últimos com menor frequência e menor intensidade). Não importa a qualidade gráfica, sempre ocorre os travamentos. Além do mais a temperatura do processador chega a 90º graus com extrema facilidade, há vezes que ele quase chega na casa dos 100º graus. Acredito que o problema de temperatura não seja o ambiente em si, pois eu uso-o em uma mesa de vidro, o ambiente onde uso-o para jogar é bem arejado e aqui onde eu moro o clima tende a ser mais frio.
Esse problema começou a ocorrer recentemente, no início desse mês para ser mais preciso. Sendo eu que eu comprei ele em maio desse ano.
Eu gostaria de saber o que pode ser e se tem como resolver sem contatar a garantia.

Respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite HaySeboso!

    Se seu processador está chegando perto TDP máximo seguro que no caso do aparelho e de 100 °C, irá ocorrer o thermal trottle,  que é um gatilho de segurança implantado nas instruções do processador que faz com que os clocks sejam baixados para evitar o superaquecimento e queima dos componentes. 

    Nesse caso, sugiro que adquira um ótima base resfriadora com cooler ativo e utilize um HUB USB para conectar periféricos de jogo (mouse e teclado) ao invés de utilizar os do aparelho. 
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • HaySeboso
    HaySeboso Member Posts: 2 New User
    MaClane disse:
    Boa noite HaySeboso!

    Se seu processador está chegando perto TDP máximo seguro que no caso do aparelho e de 100 °C, irá ocorrer o thermal trottle,  que é um gatilho de segurança implantado nas instruções do processador que faz com que os clocks sejam baixados para evitar o superaquecimento e queima dos componentes. 

    Nesse caso, sugiro que adquira um ótima base resfriadora com cooler ativo e utilize um HUB USB para conectar periféricos de jogo (mouse e teclado) ao invés de utilizar os do aparelho. 
    Boa noite 
    Não sei se pode ser realmente isso. O uso da GPU oscila mesmo antes do processador chegar a essa temperatura. O uso da GPU está em 99% mas em instantes cai para 20%, é quando sinto o travamento. Essa oscilação no uso ocorre mesmo com a GPU em uma temperatura baixa( 50~70º graus).
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    O travamento de TDP é relacionado ao processador e não a GPU.
    A GPU tem seus próprios sistemas de controle separados.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!