Sobre os problemas de dobradiças do Aspire VX 15, há algum recall? E as atualizações de BIOS?

msmafra
msmafra Member Posts: 11

Tinkerer

editado maio 2023 em Arquivo de 2019
Vi que há inúmeras pessoas com problemas relacionados as dobradiças do Aspire VX5-591G o meu não apresentou problema, mas também não quero que apresente.
Juntando isso  a questão de que não há  atualizações de BIOS/UEFI frequentes e devido aos grandes problemas de vulnerabilidade atuais. O intervalo de atualizações da penúltima para a última foi de um ano e 8 meses aproximadamente. Para um notebook de mais de R$3000 (três mil Reais) isso preocupante para não dizer inaceitável. Isso me preocupou muito e me fez questionar a aquisição que fiz.

Respostas

• Não há nenhum recall. No entanto, eu sugiro que você verifique esse vídeo:
    https://youtu.be/jaHFN-W4khM
    Sobre o bios, você está se referindo ao spectre e meltdown e as outras vulnerabilidades que surgiram posteriormente. Nessa questão, eu concordo com você, pois os modelos nitro 5 e predator helios 300, que também possuem o core i7 de sétima geração, já receberam essas atualizações. Mas você pode verificar aqui: https://br.answers.acer.com/app/answers/detail/a_id/53114/~/vulnerabilidades-de-seguran%C3%A7a-meltdown-e-spectre
    Veja que há uma versão 1.07 para o seu modelo. Mas há ainda 1.08 no site da Acer, que já inclui todas as correções anteriores.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    editado setembro 2019
    Bom dia msmafra !

Com relação a dobradiça, nem todos os usuarios desse modelo tiveram tal problema.
    Minha esposa possuiu tal modelo por cerca de quase 1 ano e meio com uso expressivo e nunca ocorreu qualquer que seja.
    Até mesmo a colega dela a qual repassamos o aparelho está com ele funcional até hoje.

De qualquer forma, dê uma olhada nesse vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=jaHFN-W4khM

Quanto a atualização de Bios, raramente elas se fazem necessário em relação a vulnerabilidades.
    Bios não são como firmwares de smart phones, por exemplo, que exigem atualizações quase que constantes.
    Pouquíssimos são os rootkits e boot-kits que visam ataques a UEFi e na maioria os ataques são direcionados.

Dado que infectar o UEFi demanda certa persistência dentro do sistema e dificuldade para ser detectado por meio de métodos tradicionais, os ataques buscam conseguir acesso de credenciais do usuário e editar diretamente o UEFi Serial Peripheral Interface ou SPI, que inclui todos os binários confiáveis para iniciar o computador.
    Para conseguir sucesso, o atacante teria que obter acesso a mais recursos do sistema ao fazer o download dos binários, o que não tem bons resultados.
    Ou seja, o ataque só começa a ser viável se o atacante tiver acesso físico a seu aparelho.
    De forma indireta (ataques que utilizem conexões de rede por exemplo, como internet, etc) requerem inicialmente o acesso a seu sistema operacional e não a Bios - UEFi em si.
    Então sua preocupação inicial deve ser relacionada a seu sistema e como trabalha e opera o mesmo.

A questão de atualização de Bios são referentes a falhas graves, enorme instabilidade ou incompatibilidades extremas.

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• msmafra
    msmafra Member Posts: 11

Tinkerer

Não há nenhum recall. No entanto, eu sugiro que você verifique esse vídeo:
    https://youtu.be/jaHFN-W4khM
    Sobre o bios, você está se referindo ao spectre e meltdown e as outras vulnerabilidades que surgiram posteriormente. Nessa questão, eu concordo com você, pois os modelos nitro 5 e predator helios 300, que também possuem o core i7 de sétima geração, já receberam essas atualizações. Mas você pode verificar aqui: https://br.answers.acer.com/app/answers/detail/a_id/53114/~/vulnerabilidades-de-seguran%C3%A7a-meltdown-e-spectre
    Veja que há uma versão 1.07 para o seu modelo. Mas há ainda 1.08 no site da Acer, que já inclui todas as correções anteriores.
    No caso das dobradiças sendo simples dessa forma, não vejo problema em eu mesmo fazê-lo. Já a questão da BIOS, eu já estou com a 1.08 e quando atualizei vi que os outro modelos tinham atualizações com intervalos mais menores. Não só me preocupa as vulnerabilidades como usabilidade/funções da BIOS/UEFI. Não sei como são as dos outros mas eu espera uma maior granularidade nas configurações (GPU, OC, Battery por exemplo). Estou mais acostumado com BIOS/UEFI de desktops com mais opções e imaginei que pela categoria desse notebook a BIOS seria mais "completa" do que meu velho laptop(ultrabook).
  • Por algum motivo, eu não estou algumas notificações, quando o usuário responde no tópico. Sobre a data de lançamento do bios, ela é diferente da data de modificação do bios, veja:

Esse bios, deveria ter sido lançado em 2018 e não em 2019. Só foi adicionado no site, por que teve um usuário que tinha o modelo vx5-591g com a versão 1.08 e eu percebi que esta versão não estava disponível no site. Eu pedi para os moderadores adicionarem no site e logo depois eles colocaram. 
    Sobre as funções, realmente as opções são muito limitadas em notebook.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa tarde msmafra!

A questão de funções em Bios-Uefi de laptops são em sua maioria muito restritas e com baixo nível de implementação se comparados a desktops. 
    Na maior parte se deve ao fato do suporte das controladoras e do próprio hardware. 
    Essa gama de opções que almeja, somente em aparelhos de ultra desempenho, com valores acima da casa dos 15.000 dinheiros brasileiros.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!