Aspire 5 A515-41g-13u1

Gutro
Gutro Member Posts: 5

Tinkerer

editado maio 2023 em Arquivo de 2019
Olá tenho um problema semelhante ao de muitas pessoas porém algumas outras informações. No meu caso tudo parece estar funcionando corretamente exceto por dois detalhes. O primeiro é que quando o notebook está fora da tomada o clock do processador opera somente a 1,8Ghz, portanto ele segura o desempenho do notebook. O segundo é que quando ele está conectado a tomada o processador opera a frequência normal de 2,7GHz, porém, a placa de vídeo dedicada opera a somente 50% do que deveria e a placa de vídeo integrada opera de 10%-20% simultaneamente. Todos os testes foram realizados utilizando o aplicativo msi afterburn. Vocês teriam alguma sugestão para resolver este possível problema? É importante mencionar que ja testei 3 drivers diferentes e o desempenho da maquina foi muito parecido nos 3.

@MaClane

Melhor resposta

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Isso se deve a 2 fatores:
    O 1º é que o processador possui uma GPU integrada (APU R7) que trabalha em conjunto com a GPU dedicada (RX500).
    Então sempre ocorre a troca entre APU e GPU nos processos, de acordo com a necessidade.
    O 2º é que os drivers devem ter compatibilidade com o SO e com essa troca entre APU e GPU

Já e conhecido que a vários meses a AMD / Radeon vem tendo problemas em otimizar seus drivers em relação a algumas atualizações do Windows.

Como seu sistema está alcançando essa faixa de FPS, aconselho que não atualize nem seu Windows nem seu drivers até que esse cenário se estabilize.
    Uma simples atualização pode criar uma enorme queda de desempenho na sua máquina.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

Respostas

• MaClane
    Boa noite Gutro !

Primeiramente, quanto ao clock do processador, não há absolutamente nada de errado.
    Na arquitetura de notebooks, tanto processador quanto GPU somente atingem desempenho máximo quando estão utilizando o plano de alto desempenho do Windows e conectados na tomada de energia.

Qual versão de release do Windows 10 está instalada?
    Qual versão do Adrenalin?

Já é conhecido nas comunidades de que as versões do Adrenalin desde a 19.1 vem apresentando sérios problemas de incompatibilidade e performance geral.

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• Gutro

Tinkerer

O detalhe é que eu criei um perfil de energia focado na maximização do desempenho geral. Em relação a versão do windows 10 no momento não me lembro e não posso verificar, fui instruído pelo suporte técnico a fazer uma restauração do sistema. Como dito utilizei 3 versões do Adrenalin, as duas últimas que foram lançadas e a versão 18.3.1 que foi recomendada em outro post.
  • MaClane
    Não importa se criou o perfil de energia.
    Mesmo se estiver tudo em alto desempenho, somente conectado na tomada de energia irá atingir os desempenhos finais de clocks.
    Já sobre a otimização do sistema, realizou o procedimento que existe no fórum?

Sincerely, J. MaClane ™

• Gutro

Tinkerer

Concordo, porém o desempenho da maquina fora da tomada estava muito abaixo do esperado. Um exemplo é o teste que fiz no jogo Heroes of the Storm. Fora da tomada ele estava rodando na configuração média, resolução HD abaixo de 30 fps e com bastante stuttering. Já na tomada, ele rodou na configuração Ultra, resolução HD, em torno de 70 fps e com poucos stutterings. Outro detalhe que esqueci de mencionar é que durante os testes fora da tomada a frequência da placa de vídeo estava muito baixa, operando em torno de 270Mhz, mesmo com o seu uso em 100%. Sim, realizei o procedimento.
  • MaClane
    Não há nada de errado.
    Como já lhe expliquei, essa questão é uma característica de todos os notebooks.
    Fora da tomada de energia o sistema nunca irá alcançar desempenho máximo.
    Uma simples bateria não tem capacidade energética para abastecer em alto desempenho um sistema computacional.

Sincerely, J. MaClane ™

• Gutro

Tinkerer

Compreendo. A última dúvida que fica comigo é em relação ao clock da GPU enquanto o notebook está fora da tomada. Tirei este print depois de finalizar a restauração do sistema e baixar os aplicativos necessários. É possível ver que a utilização da placa de vídeo está em 100%, porém ela só opera a 214Mhz. Eu deixei o jogo aberto por algum tempo e testei em outros cenários e esse clock mal sofreu alteração. 

Obs: Com o notebook ligado a tomada a utilização da GPU e o seu clock oscilam bastante mas isso não afeta muito o FPS, na maioria dos cenários ele se manteve entre 30-70 FPS. 
  • MaClane
    Responder ✓
    Isso se deve a 2 fatores:
    O 1º é que o processador possui uma GPU integrada (APU R7) que trabalha em conjunto com a GPU dedicada (RX500).
    Então sempre ocorre a troca entre APU e GPU nos processos, de acordo com a necessidade.
    O 2º é que os drivers devem ter compatibilidade com o SO e com essa troca entre APU e GPU

Já e conhecido que a vários meses a AMD / Radeon vem tendo problemas em otimizar seus drivers em relação a algumas atualizações do Windows.

Como seu sistema está alcançando essa faixa de FPS, aconselho que não atualize nem seu Windows nem seu drivers até que esse cenário se estabilize.
    Uma simples atualização pode criar uma enorme queda de desempenho na sua máquina.

Sincerely, J. MaClane ™