Notebook A515-41G-13U1 (compatibilidade memória & SSD)

ca_meks
ca_meks Member Posts: 51 Troubleshooter
editado maio 2023 em Arquivo de 2019

Gostaria de incrementar a memoria do meu notebook (A515-41G-13U1) substituindo a atual pela SODIMM HyperX Impact DDR4 16GB  2400 Mhz Latência CL 14 - Modelo HX424S14IB/16. Seria essa memória compatível ?
Também, a substituição do atual HD pelo SSD WD Blue 1TB, SATA III, Modelo WDS100T2B0A seria possível ?
Efetuei a gravação do backup do windows 10 pelo utilitário da Acer num pendrive de 16GB,  será que com a substituição do HD o windows seria reinstalado sem maiores transtornos ?
Também, se colocar um SSD com menor capacidade, a recuperação do windows 10 seria finalizada com sucesso ?

Fico no aguardo de um retorno.

Abraços a todos.

Melhores respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Boa noite ca_meks !

    Quanto ao SSD, esse modelo tem suporte com slot M.2 2280 Sata 3 de até 256Gb testados pela Acer.
    Não aconselho que substitua o HDD padrão da máquina.
    O backup do sistema em dispositivos externos geralmente ocorre erros na reinstalação.

    Saiba que no HDD original de sua máquina existe a partição de recuperação do Windows criada pela Acer.
    Durante o período vigente de garantia de software, essa partição não deve ser apagada nem danificada.
    Até mesmo para manter uma cópia do seu sistema OEM de fábrica.
    Então o ideal é clonar o Windows 10 e suas partições.
    Para isso, o espaço do SSD deve ser do mesmo tamanho do HDD.
    Pode utilizar algum software de clonagem como o Minitool Partition ou Macrium Reflect.

    Quanto a RAM, ele suporta no máximo 64Gb (sendo um único slot) SO-DIMM DDR4 2133Mhz.
    Acredito que essa informação não esteja realmente correta pois outros usuarios já relataram que o suporte máximo é de 16Gb.



    Quanto a garantia, você não perde por realizar o procedimento de upgrade, contato que não danifique nenhum aparte, peça ou rompa nenhuma lacre.
     
    Lembrando que caso precise acionar a garantia em algum momento, voce deverá remover todos os hardwares instalados e recolocar todos que forem removidos e realizar backup dos seus dados.


    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Eu realmente desaconselho a remoção das partições de recuperação do HDD e manter o "backup" em um dispositivo externo.
    Já são muitos relatos de erros na recuperação.
    Quanto a funcionalidade da ISO, todos os drivers podem ser baixados no site da Acer bem como os "complementos" pelo update.
    Verifique a real frequência da RAM rodando.
    O fato de ela ser 2400 não significa que rode a essa frequência.
    Isso irá depender do suporte do processador e do chipset.
    Não vejo nenhuma necessidade de utilizar um SSD Sata 3 de 2.5" e um SSD M.2 ao mesmo tempo.
    A instalação no SSD M.2 pode ser realizada facilmente com a clonagem do sistema.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              

Respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Boa noite ca_meks !

    Quanto ao SSD, esse modelo tem suporte com slot M.2 2280 Sata 3 de até 256Gb testados pela Acer.
    Não aconselho que substitua o HDD padrão da máquina.
    O backup do sistema em dispositivos externos geralmente ocorre erros na reinstalação.

    Saiba que no HDD original de sua máquina existe a partição de recuperação do Windows criada pela Acer.
    Durante o período vigente de garantia de software, essa partição não deve ser apagada nem danificada.
    Até mesmo para manter uma cópia do seu sistema OEM de fábrica.
    Então o ideal é clonar o Windows 10 e suas partições.
    Para isso, o espaço do SSD deve ser do mesmo tamanho do HDD.
    Pode utilizar algum software de clonagem como o Minitool Partition ou Macrium Reflect.

    Quanto a RAM, ele suporta no máximo 64Gb (sendo um único slot) SO-DIMM DDR4 2133Mhz.
    Acredito que essa informação não esteja realmente correta pois outros usuarios já relataram que o suporte máximo é de 16Gb.



    Quanto a garantia, você não perde por realizar o procedimento de upgrade, contato que não danifique nenhum aparte, peça ou rompa nenhuma lacre.
     
    Lembrando que caso precise acionar a garantia em algum momento, voce deverá remover todos os hardwares instalados e recolocar todos que forem removidos e realizar backup dos seus dados.


    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • ca_meks
    ca_meks Member Posts: 51 Troubleshooter
    Oi MaClane ! Obrigado pelo retorno. Com relação a tal partição criada pela Acer (no caso, instalação do windows 10 original OEM), todas as partições são recuperadas pelo backup no pendrive 16GB criado pelo utilitário da Acer. Eu tentei a instalação limpa do windows 10 home com a .iso baixado na Microsoft, a instalação vai até o final, mas devido a falta dos drivers e outros complementos não funciona adequadamente.
    Eu apaguei todas as partições antes da instalação do windows 10 pelo pendrive, depois fiz a recuperação com sucesso (como se o notebook fosse ligado pela primeira vez). A memória de 8GB instalada de fabrica  pela Acer é KN8GBBC003 (etiqueta colada no plastico sob a memória), ou seja, é uma Samsung Kingston Sk Hynix  8gb DDR4 2400mhz (Acer original module), mas vou procurar uma DDR4 2133Mhz. Não cheguei a remover o modulo para uma verificação mais apurada. O aplicativo CPU-Z informa na aba SPD que é DDR4 2400 (1200Mhz) A-Data Technology SK-Hynix.
    Entendo que se consigo recuperar as partições do HD original, talvez tenha sucesso no SSD Sata III 1TB.
    Vou verificar as dicas dos programas indicados. Na verdade um SSD 256GB seria perfeito para boot do windows e dados, SSD 1TB tem preço bem salgado.
    Tenho receio com relação ao slot M.2 2280 Sata 3, não sei se conseguiria recuperar a instalação original do windows 10.

    Abraços.



  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Eu realmente desaconselho a remoção das partições de recuperação do HDD e manter o "backup" em um dispositivo externo.
    Já são muitos relatos de erros na recuperação.
    Quanto a funcionalidade da ISO, todos os drivers podem ser baixados no site da Acer bem como os "complementos" pelo update.
    Verifique a real frequência da RAM rodando.
    O fato de ela ser 2400 não significa que rode a essa frequência.
    Isso irá depender do suporte do processador e do chipset.
    Não vejo nenhuma necessidade de utilizar um SSD Sata 3 de 2.5" e um SSD M.2 ao mesmo tempo.
    A instalação no SSD M.2 pode ser realizada facilmente com a clonagem do sistema.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!