Queda de FPS drastica nos jogos

xkh2
xkh2 Member Posts: 8 New User
editado junho 2023 em Arquivo de 2019
Ola eu tenho um aspire 5 A515-51-51UX e venho tendo quedas de FPS muito grandes enquanto jogo, isso em qualquer jogo, tenho esse notbook pouco menos que 1 ano e eu não faço ideia do que esta acontecendo, seja o jogo que for, pode estar rodando a 60 fps e aleatoriamente o fps cai pra 5, 10 e permanece por uns 3, 4 segundos, isso em todo jogo seja ele um pouco pesado ou leve. isso apenas quando eu jogo.

Comentários

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite xkh2!

    Qual a versão de release do seu Windows?
    Somente ocorre em jogos online?
    Os drivers estão devidamente atualizados?
    O aparelho está utilizando o plano de alto desempenho de energia do Windows?
    Joga conectado na tomada de energia e com a bateria carregada a 100%?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • xkh2
    xkh2 Member Posts: 8 New User
    MaClane disse:
    Boa noite xkh2!

    Qual a versão de release do seu Windows?
    Somente ocorre em jogos online?
    Os drivers estão devidamente atualizados?
    O aparelho está utilizando o plano de alto desempenho de energia do Windows?
    Joga conectado na tomada de energia e com a bateria carregada a 100%?
    A versão do Windows é 1903 (18362.175)
    Quanto aos jogos online: na verdade não, ocorrem em jogos em geral, seja offiline ou online
    Os drivers estão todos atualizados
    Sim, esta com o plano de alto desempenho de energia do windows
    Na verdade sim, eu custumo jogar conectado a tomada mesmo que a bateria ja esta a 100% isso pode causar alguma queda ou falta de desempenho?
  • Na verdade, o recomendável é que você deixe a bateria carregar 100%, para que dessa forma, toda a energia do adaptador, vá somente para os outros componentes do notebook e forneça o máximo de desempenho! No entanto, as placas mães atuais, quando percebem que precisam fornecer mais desempenho, acabam também utilizando a energia da bateria e quando isso ocorre, alguns usuários já relataram queda de fps! Por isso que eu recomendo que você configure a bateria também para alto desempenho!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite xkh2 !

    Realize o procedimento informado e post aqui o resultado.

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • xkh2
    xkh2 Member Posts: 8 New User
    editado junho 2019
    Na verdade, o recomendável é que você deixe a bateria carregar 100%, para que dessa forma, toda a energia do adaptador, vá somente para os outros componentes do notebook e forneça o máximo de desempenho! No entanto, as placas mães atuais, quando percebem que precisam fornecer mais desempenho, acabam também utilizando a energia da bateria e quando isso ocorre, alguns usuários já relataram queda de fps! Por isso que eu recomendo que você configure a bateria também para alto desempenho!

     Já esta configurado e ainda sim esta dropando/caindo fps



  • Em quais jogos isso acontece?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Marcelotsujitnk
    Marcelotsujitnk Member Posts: 78 Devotee WiFi Icon
    Temperatura é outro fator que pode ocasionar queda de fps, tente limitar os fps, tente jogar em modo janela, moda janela sem borda para ver se resolve o problema.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Bom dia xkh2 !

    Por favor, utilize o HWMonitor e post aqui um print do aparelho em algum jogo.
    Já realizou o reset da bateria?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • xkh2
    xkh2 Member Posts: 8 New User
    Em quais jogos isso acontece?
    então isso vem ocorrendo em rainbow six siege, borderlands 2, the witcher 2, the elder srolls V skyrim, battlefiled 4 e acontecia tambem com league of legends e heroes of the storm porem eu ativei uma opção que chama: Sincronismo vertical ou vsync e eu desde então eu consigo jogar esses 2 jogos tranquilo, eu ativei essa opção nos demais jogos tambem porem não obtive sucesso e continua caindo fps para 2~5.
  • xkh2
    xkh2 Member Posts: 8 New User
    editado junho 2019
    Temperatura é outro fator que pode ocasionar queda de fps, tente limitar os fps, tente jogar em modo janela, moda janela sem borda para ver se resolve o problema.

    eu ja limitei o fps e continuou como estava a unica opção que amenizou um pouco foi o vsync, mas acho estranho ser a temperatura ja que eu tenho esse notbook a 10 meses e isso vem ocorrendo a uns 2 meses apenas, antes eu jogava sem problema de fps algum.

  • xkh2
    xkh2 Member Posts: 8 New User
    editado junho 2019
    MaClane disse:
    Bom dia xkh2 !

    Por favor, utilize o HWMonitor e post aqui um print do aparelho em algum jogo.
    Já realizou o reset da bateria?
    A GPU fica em torno de 95ºC temperatura bem alta não? como posso fazer para baixar a temperatura?
    quanto a bateria nunca realizei reset, é preciso?
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    A recomendação do manual é que realize uma calibragem da bateria assim que começar a utilizar o aparelho.
    Aconselho que realize o reset.
    Quanto a temperatura, está sim bem alta.
    A temperatura máxima segura de TDP desse modelo é de 100ºC.
    Utiliza alguma base resfriadora?
    Utiliza em cima de qual superfície?
    A temperatura ambiente é alta?

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Marcelotsujitnk
    Marcelotsujitnk Member Posts: 78 Devotee WiFi Icon
    Com essa temperatura alta vai ter queda de FPS pq o sistema está dando thermal throttling, LOL é um jogo relativamente mais leve por isso vc consegue jogar sem queda de FPS, tente usar alguma base que eleve seu notebook para melhorar a refrigeração e faça undervolt para diminuir a temperatura procure na canal do Dan Ferreira..... 
  • xkh2
    xkh2 Member Posts: 8 New User
    MaClane disse:
    A recomendação do manual é que realize uma calibragem da bateria assim que começar a utilizar o aparelho.
    Aconselho que realize o reset.
    Quanto a temperatura, está sim bem alta.
    A temperatura máxima segura de TDP desse modelo é de 100ºC.
    Utiliza alguma base resfriadora?
    Utiliza em cima de qual superfície?
    A temperatura ambiente é alta?

    não uso nenhuma base resfriadora
    eu utilizo o notebook no colo mesmo
    a temperatura ambiente não é alta.
  • xkh2
    xkh2 Member Posts: 8 New User
    Com essa temperatura alta vai ter queda de FPS pq o sistema está dando thermal throttling, LOL é um jogo relativamente mais leve por isso vc consegue jogar sem queda de FPS, tente usar alguma base que eleve seu notebook para melhorar a refrigeração e faça undervolt para diminuir a temperatura procure na canal do Dan Ferreira..... 
    fiz o undervolt e melhorou um pouco, a frequencia de queda agora e bem menor mas nao consegui eliminar totalmente o problema; continua caindo.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    xkh2 disse:
    MaClane disse:
    A recomendação do manual é que realize uma calibragem da bateria assim que começar a utilizar o aparelho.
    Aconselho que realize o reset.
    Quanto a temperatura, está sim bem alta.
    A temperatura máxima segura de TDP desse modelo é de 100ºC.
    Utiliza alguma base resfriadora?
    Utiliza em cima de qual superfície?
    A temperatura ambiente é alta?

    não uso nenhuma base resfriadora
    eu utilizo o notebook no colo mesmo
    a temperatura ambiente não é alta.
    Aconselho realmente que adquira uma base resfriadora.
    Altas temperaturas são o primeiro e grande problema de notebooks.
    NUNCA utilize o aparelho no colo.
    Esse procedimento causa sobreaquecimento do aparelho, obstrui as passagens de ar podendo causar queima total do dispositivo, além de que o contato próximo ao corpo da bateria de lítio pode causar problemas de saúde.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!