Cooler do Acer Aspire E 15 E5-553G-T4TJ funcionando em alta rotação o tempo todo

victor11k
victor11k Member Posts: 5 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2019
Boa noite. 
Comprei um Acer Aspire E 15 E5-553G-T4TJ que chegou hoje. 
Desde a primeira vez que liguei, me espantei com o barulho do cooler, que está o tempo todo em alta rotação, como se o equipamento estivesse sendo utilizado em seu potencial máximo. 
Ao entrar em contato com a maldita assistência, só me pediram pra realizar aquele procedimento de calibração da bateria, bem como atualizar tudo que o windows update solicitar. Ainda tiveram a cara de pau de dizer que isso não é motivo para reclamação e que o notebook está em perfeitas condições.
Alguém aqui teve o mesmo problema com o aparelho?

Respostas

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite victor11k !

Primeiramente, se busca ajuda, aconselho que evite tais colocações palavras no fórum.

Agora, você realizou os procedimentos que foram lhe orientados?
    O aparelho está no plano de energia de alto desempenho e sendo utilizado diretamente na tomada de energia?
    Já mediu as temperaturas internas?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• victor11k
    Prezado.

Realizei os indicativos nas duas vezes que entrei em contato com a assistência.
    Na primeira, realizei as atualizações que solicitaram. Na segunda, realizei o procedimento de "calibração da bateria".
    O aparelho veio no modo de energia padrão. Já alterei para economia de energia e para o alto desempenho, para notar alguma diferença, porém em todos os casos o cooler fica ativado em alta rotação. O mesmo com o notebook conectado à energia e não contectado.
    Utilizei o CPUID HWMonitor para avaliar as temperaturas internas, que seguem abaixo
  • MaClane
    Qual a versão de release do seu Windows, 1803, 1809 ou 1909?
    Além do update do Windows, já atualizou os drives para as versões mais recentes?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• victor11k
    Prezado.

Depois da atualização, a versão do Windows é 1803.
    Checando os drivers disponibilizados pela Acer, todos estão em dia. 
    Sobretudo não busquei alterar nada em relação a BIOS.
    Existe algum driver específico que seja interessante ser reinstalado, ou algo análogo?
  • Você atualizou os drivers nos sites da intel e nvidia? Além disso, experimente atualizar o windows através do windows update!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • victor11k
    O processador é da AMD, bem como a placa gráfica. Ambos estão atualizados.
    O procedimento de atualização do Windows foi, como dito anteriormente, realizado a partir do Windows Update.
  • Experimente atualizar para a versão 1903: https://go.microsoft.com/fwlink/?LinkID=799445
    Mas é recomendável fazer o backup dos arquivos por precaução!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • victor11k
    Prezados.

Busquei soluções diversas das mesmas dadas nos vários canais da Acer (lembrando que nenhuma das soluções apresentadas ajudou com o problema).
    No Github encontrei o Notebook FanControl. Em tese esse aplicativo permitiria que você regulasse a velocidade do seu cooler, pautado na temperatura da CPU. 
    Sobretudo, no caso do notebook em minha posse, o mesmo não opera em velocidade diferente da máxima. O que ele faz é: desligar totalmente o cooler; operar incessantemente na velocidade máxima; começar a operar, guinando pra velocidades altas e parar na metade.

Reitero que as ideias de conflitos de drivers ou da versão do Windows para com o funcionamento do cooler não deram resultados. Já abri o pedido de envio do aparelho para a Acer avaliar as possíveis causas.
  • MaClane
    Boa noite victor11k !

Como optou por acionar a garantia, informe aqui dos procedimentos assim que o aparelho retornar.

Sincerely, J. MaClane ™

• Quem faz o controle da temperatura e da rotação dos fans é o firmware uefi. Mesmo sendo um procedimento extremamente arriscado e que somente deve ser feito em casos específicos, é possível que resolva o seu problema! 

egydiocoelho Trailblazer