ASPIRE F15 F5-573G-721W travando muito
Polyetra
Member Posts: 2 New User
Boa noite.
Faz pouco mais de uns meses que eu adquiri o Aspire de modelo F5-573G-721W. Ele primeiramente foi comprado pelo meu irmão, logo depois repassado para minha mãe e agora está em minhas mãos. O computador conta com uma placa GeForce 940mx que ao meu ver é ótima. Roda jogos como PUBG e LoL com gráficos bons e satisfaz as minhas expectativas.
O problema é que eu já peguei o computador com a minha mãe tendo problemas de travamento. Ela mesma quis se desfazer dele por causa disso, mas como eu realmente me interessei pelo desempenho da placa de vídeo peguei pra mim, mesmo com as reclamações.
Tive três hipóteses sobre o problema: placa mãe, SSD e pasta térmica.
Mesmo que o computador não esteja quente, os programas param de responder. Qualquer um deles. O Spotify para de tocar música. O Google Chrome simplesmente para. E para mim, a pior parte, é quando trava durante os jogos. Quem joga PUBG ou LoL sabe que é totalmente prejudicial ao desempenho dentro do jogo.
Acontece de forma que os efeitos dos jogos param. O som não trava/para do nada. Só o aplicativo sendo executado congela. Nas piores vezes duram mais, chegando a ser quase dez segundos travado e isso durante os meus jogos é realmente muito ruim.
Ainda sobre a parte dos efeitos sonoros dentro do jogo: é engraçado. Alguns efeitos dentro do LoL não acontecem e só aparecem alguns segundos depois do que já ocorreu.
Na minha percepção, o peso do que se executa não tem influência alguma nos travamentos. Mesmo quente, o PUBG não fica craquelado pra rodar, nem o LoL. O computador não apresenta nenhum problema em temperaturas altas. E os dois rodam super bem.
Eu realmente preciso muito de ajuda pra resolver isso. Gosto muito mesmo do computador e não pretendo trocá-lo, então por isso eu preciso de assistência do que eu posso tentar fazer pra que essas travadas não ocorram mais.
Chato demais estar jogando e perder por causa do computador. Chega a ser desanimador.
Agradeço muito à quem puder me dar uma resposta.
Faz pouco mais de uns meses que eu adquiri o Aspire de modelo F5-573G-721W. Ele primeiramente foi comprado pelo meu irmão, logo depois repassado para minha mãe e agora está em minhas mãos. O computador conta com uma placa GeForce 940mx que ao meu ver é ótima. Roda jogos como PUBG e LoL com gráficos bons e satisfaz as minhas expectativas.
O problema é que eu já peguei o computador com a minha mãe tendo problemas de travamento. Ela mesma quis se desfazer dele por causa disso, mas como eu realmente me interessei pelo desempenho da placa de vídeo peguei pra mim, mesmo com as reclamações.
Tive três hipóteses sobre o problema: placa mãe, SSD e pasta térmica.
Mesmo que o computador não esteja quente, os programas param de responder. Qualquer um deles. O Spotify para de tocar música. O Google Chrome simplesmente para. E para mim, a pior parte, é quando trava durante os jogos. Quem joga PUBG ou LoL sabe que é totalmente prejudicial ao desempenho dentro do jogo.
Acontece de forma que os efeitos dos jogos param. O som não trava/para do nada. Só o aplicativo sendo executado congela. Nas piores vezes duram mais, chegando a ser quase dez segundos travado e isso durante os meus jogos é realmente muito ruim.
Ainda sobre a parte dos efeitos sonoros dentro do jogo: é engraçado. Alguns efeitos dentro do LoL não acontecem e só aparecem alguns segundos depois do que já ocorreu.
Na minha percepção, o peso do que se executa não tem influência alguma nos travamentos. Mesmo quente, o PUBG não fica craquelado pra rodar, nem o LoL. O computador não apresenta nenhum problema em temperaturas altas. E os dois rodam super bem.
Eu realmente preciso muito de ajuda pra resolver isso. Gosto muito mesmo do computador e não pretendo trocá-lo, então por isso eu preciso de assistência do que eu posso tentar fazer pra que essas travadas não ocorram mais.
Chato demais estar jogando e perder por causa do computador. Chega a ser desanimador.
Agradeço muito à quem puder me dar uma resposta.
0
Respostas
-
Boa noite Polyetra !
Vamos primeiro elucidar alguns pontos:
A 940MX é uma placa enter mediana a básica.
Mesmo que acredite ser "ótima", ela utiliza memória DDR3, tem base de clock baixa 1.2Ghz e band de transferência de somente 64 bit.
Roda alguns jogos, mas lhe falta algumas tecnologias embargadas para esse fim.
Quanto a colocação, "Na minha percepção, o peso do que se executa não tem influência alguma nos travamentos"... na verdade tem sim.
Se os processos executados ultrapassarem a demanda oferecida pelo sistema nas requisições podem ocorrer travamentos, erros e até mesmo desligamento da máquina.
Agora vamos começar pelo básico:
Já realizou o reset de fábrica do sistema?
Todos os drivers estão devidamente atualizados?
Drivers de vídeo (tanto Nvidia quanto Intel HD Graphics) também?
Deixa a bateria carregar a 100% antes de jogar?
Já realizou os procedimentos de reset da bateria?
A bateria está setada para desempenho máximo?
O aparelho esta utilizando o plano de energia do Windows de alto desempenho?
Utiliza conectado sempre diretamente na tomada?
Esse "travamentos" geralmente ocorrem somente em aplicações que utilizam conexão com internet?
Já realizou uma verificação total de vírus, malwares, etc?
Já verificou no Gerenciador de Tarefas se o disco apresenta o erro de uso a 100%?
Quais temperaturas atinge no processador e na GPU?
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
MaClane disse:Boa noite Polyetra !
Vamos primeiro elucidar alguns pontos:
A 940MX é uma placa enter mediana a básica.
Mesmo que acredite ser "ótima", ela utiliza memória DDR3, tem base de clock baixa 1.2Ghz e band de transferência de somente 64 bit.
Roda alguns jogos, mas lhe falta algumas tecnologias embargadas para esse fim.
Quanto a colocação, "Na minha percepção, o peso do que se executa não tem influência alguma nos travamentos"... na verdade tem sim.
Se os processos executados ultrapassarem a demanda oferecida pelo sistema nas requisições podem ocorrer travamentos, erros e até mesmo desligamento da máquina.
Agora vamos começar pelo básico:
Já realizou o reset de fábrica do sistema?
Todos os drivers estão devidamente atualizados?
Drivers de vídeo (tanto Nvidia quanto Intel HD Graphics) também?
Deixa a bateria carregar a 100% antes de jogar?
Já realizou os procedimentos de reset da bateria?
A bateria está setada para desempenho máximo?
O aparelho esta utilizando o plano de energia do Windows de alto desempenho?
Utiliza conectado sempre diretamente na tomada?
Esse "travamentos" geralmente ocorrem somente em aplicações que utilizam conexão com internet?
Já realizou uma verificação total de vírus, malwares, etc?
Já verificou no Gerenciador de Tarefas se o disco apresenta o erro de uso a 100%?
Quais temperaturas atinge no processador e na GPU?
Minhas palavras são de alguém que nunca teve uma placa de vídeo muito boa, pra ser sincera! Por isso fiquei tão abestada com ela logo de cara. Para o PUBG, geralmente é o requisito mínimo para que o jogo rode num gráfico bom de forma lisa.
Tu fez algumas perguntas que infelizmente não consigo te responder agora, mas com certeza a maioria seria "não", já que peguei faz pouco tempo e eu e minha mãe não nos preocupávamos muito com isso. A gente só aceitava de cabeça baixa mesmo, haha. Vamos lá:
Sim, todos os drivers do computador estão atualizados. Até mesmo os da placa de vídeo. (Atualizei hoje mesmo inclusive, e mesmo assim, continuava travando).
Sim, eu sempre jogo com a bateria no 100%. Peguei o computador com a bateria já viciada, então eu só desconecto ele quando tenho vontade de mexer em cima da cama ou quando sinto necessidade de desconectar. A maioria das vezes eu o utilizo sim conectado na tomada.
Vírus, malwares, etc ele não apresenta. Peguei um esses dias mas já cuidei disso. Só que os travamentos eram antes mesmo de eu notar a presença de vírus.
Já verifiquei e o disco não apresenta o uso a 100%. Eu tenho o costume de fechar tudo quando tô jogando e o uso fica menor. Mas não ajuda muito de qualquer forma.
Os travamentos ocorrem também em programas que não utilizam internet. Paint Tool Sai é um aplicativo para desenho, sem nenhuma dependência de conexão à Internet. Ele para de responder algumas vezes. Mas agora que você perguntou, não me lembro de ter travado nas vezes em que eu utilizei o Photoshop, que é um programa incontáveis vezes mais pesado que o PTS.
As outras perguntas que me fez por enquanto não consigo responder agora. Mas espero que esse rascunho possa dar um esqueleto na construção da solução pro meu computador.
Agradeço a atenção!0 -
Vou tentar lhe orientar para conseguirmos ao máximo identificar a fonte do problema.
Primeiro verifique se ele esta utilizando o alto desempenho:
Bateria atuais de lítio não apresentam nem sofrem do efeito "vicio".
O que pode ocorrer é de ficarem descalibradas.
Pra isso, realize os procedimentos que lhe passarei abaixo:
CALIBRAGEM E RESET DA BATERIA
Primeiramente, desabilite a Inicialização Rápida nas opções de energia e desligue o notebook da rede elétrica.RESET DA CONTROLADORA DA BATERIA
Acesse o gerenciador de dispositivos e procure o driver "bateria de método de controle compatível com acpi da Microsoft" e desiste-la.
Depois reinicie o notebook para que o Windows reinstale e remova qualquer erro.Processo para resetar a bateria- Desconecte o adaptador de energia.
- Localize o orifício para resetar a bateria na parte inferior do computador.
- Inseria um pequeno clipe no orifício. Segure o botão de resetar durante 05 segundos.
- Deixe o computador descansar por 05 minutos sem energia.
- Conecte o adaptador de energia e ligue o sistema.
Aparelho com Bateria Externa
Se o seu notebook possuir bateria externa, proceda da seguinte forma:
1- desligue o aparelho da rede elétrica e depois desconecte a bateria;
2- pressione o botão power (liga /desliga) por trinta segundos, para que a energia estática seja dissipada.
3- recoloque a bateria e ligue o aparelho.Processo para calibrar a bateria
Para isso, você deve desligar o aparelho e dar uma carga de 100%.
Após, desconecte da tomada e utilize até qua a bateria se esgote.
Volte a recarrega-lo como anteriormente.
Repita o processo 3 vezes para que todas as células sejam completamente calibradas.
Após tudo, post aqui o resultado!
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Sobre as temperaturas no processador e no gpu, baixe este programa: https://www.cpuid.com/downloads/hwmonitor/hwmonitor_1.40.zip
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0