E5-553G-T4TJ: Placa dedicada R8 m445DX

Ericktga
Ericktga Member Posts: 2 New User
editado janeiro 2023 em Laptops
Comprei um Aspire E5-553G-T4TJ e esta com desempenho horrivel em jogos, mesmo colocando o jogo para alto desempenho no "aplicativo da placa". Atualizei todos os drives.

Quando entro no gerenciador de tarefas aparece 2 gpu's R5 com 72mb de dedicada, mesmo com jogo rodando, ao invez de uma R5 e outra R8/R7 como vi em um notebook do mesmo modelo(na internet).

 [Título editado para incluir modelo do produto]

Respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite Ericktga !

    Primeiramente entenda que esse modelo não é de segmento Gamer, não é comercializado pela Acer como Gamer e seu hardware não tem suporte nem é adequado a jogos.

    Quanto a identificação da placa, não há nada de errado.
    A placa dedicada desse aparelho realmente é uma Radeon R7 M440 / 445DX
    Ocorre que muitos identificadores reconhecem pela base de dados como M340 já que as duas são idênticas.
    A R7 M440 / 445DX é uma remarcação direta da M340.
    Ou seja, uma designação diferente para a mesma placa.

    Para melhorar ao máximo possível o desempenho da maquina, realize os procedimentos nessa sequencia de configuração.
    Mesmo sendo uma otimização que visa tentar jogos (sem o aprelho ser desse segmento) ela já deixa ao máximo o desempenho que é possível.

    Siga a sequencia:

    1- Atualize todos os drivers da sua máquina;
    2- Desinstale por completo os drivers da Radeon utilizando esse aplicativo: https://www.amd.com/pt/support/kb/faq/gpu-601
    e instale essa nova versão com diversas correções e otimizado do Arenalin: https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-19-3-1
    3- Configure sua máquina da seguinte forma:








    Imagens com a versão Adrenalin 2019 Edition 19.3.1, lançada em 3 de março de 2019.
    Agora com o retorno da aba "System" ou "Sistema", onde é possível acessar o menu "Switchable Graphics" ou "Alterar Recursos Gráficos".

    Neste menu, ele vai listar as Aplicações Recentes e também dá a opção de Adicionar Programa. Aqui, você terá a aba (setinha pra baixo), onde é possível escolher entre "Power Saving" ou "Economia de Energia", "High Performance" ou "Alta Performance" e "Based in Power Source", que é a alternância entre um e outro a dependendo do consumo de energia e processamento do aplicativo ou jogo que você está utilizando.

    Segundo as "Release Notes" desta versão do Adrenalin 2019 Edition 19.3.1, lançada em 3 de março de 2019 (https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-19-3-1), o Programa de Configuração da AMD RADEON entende que, se você marca a opção "Power Saving", o sistema redirecionará o processamento gráfico para a APU, que é a R7, da mesma maneira que, se marcar a opção "High Performance", o sistema entenderá que está dando a instrução de utilizar a placa gráfica para a tarefa, no meu caso, a GPU da RX 540.

    Você deve iniciar um jogo, um a um, e configura-los para "High Performance".

    Configurações do Sistema:

    Plano de energia deve estar em "Alto Desempenho", em "Opções de Energia" do Windows 10, as opções "Estado de desempenho mínimo" configurado para 98%, na bateria e na tomada, "Resfriamento do sistema" configurado para "Ativo" na bateria e na tomada e o "Estado de desempenho máximo" configurado para 98%, na bateria e na tomada.
    Deixe sempre a bateria carregar a 100% antes de executar um jogo ou aplicação que exija mais desempenho.
    Configure a bateria para o modo de alto desempenho também.

    Veja aqui:

    - Vá nas "Opções de Energia" do Windows
    - Crie um perfil de "ALTO DESEMPENHO"
    - Depois de criado, vá "Alterar configurações do plano"
    - Entre em "Alterar configurações de energia avançadas"
    - Lá dentro, deixe o "Gerenciamento de energia do processador" assim:



    - Ok, fechou, salvou, ok.
    - Abra o jogo e inicie
    - Saia do jogo, dê um "quit", saia totalmente dele
    - Abra as Configurações da AMD
    - Vá em "System" ou "Sistema"
    - Última aba "Switcheable Graphics", seja lá como ficou a tradução dessa aba
    - Lá, em "Recent Applications", ou "Aplicativos Recentes", vai estar o jogo que você iniciou, o .exe dele.
    - Configure-o para "High Performance" ou "Alta Performance"
    - Feche o AMD Settings
    - Não foi necessário no meu caso, mas se quiser, pode reiniciar o notebook.
    - Abra seu jogo e teste.

    Nota: Adaptação do Tutorial criado e testado pelo usuário TheNightPorter

    INFORMAÇÃO:
    Vários usuário já relataram de que a versão 19.3.3 está muito mais otimizada e corrigiu diversos erros de troca entre APU e GPU.
    https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-19-3-3



    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • TiagoCA
    TiagoCA Member Posts: 79 Devotee WiFi Icon
    Perfeito MaClane.

    Estou utilizando o mesmo notebook, coloquei mais 8Gb de memória RAM e quando tenho tempo consigo jogar Tomb Raider, Diablo III, Warcraft World, Ahplaht 9, até APEX ta rodando legalzinho.

    Apesar de não ser um dispositivo voltado para games, vc consegue jogar alguma coisa não muito exigente.... Se fizer pequenas atualizações roda melhor.

    No caso do APEX, rodou depois de comprar mais memória RAM.

    Meu próximo passo sera colocar um SSD :D.

    Fora os games, meu T4TJ da conta do trabalho com super folga.

    Feliz com esta aquisição.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    TiagoCA disse:
    Perfeito MaClane.

    Estou utilizando o mesmo notebook, coloquei mais 8Gb de memória RAM e quando tenho tempo consigo jogar Tomb Raider, Diablo III, Warcraft World, Ahplaht 9, até APEX ta rodando legalzinho.

    Apesar de não ser um dispositivo voltado para games, vc consegue jogar alguma coisa não muito exigente.... Se fizer pequenas atualizações roda melhor.

    No caso do APEX, rodou depois de comprar mais memória RAM.

    Meu próximo passo sera colocar um SSD :D.

    Fora os games, meu T4TJ da conta do trabalho com super folga.

    Feliz com esta aquisição.
    Pois é Tiago...
    É o que sempre afirmo...
    Conhecimento é livre para ser adquirido e não custa tentativas ao invés de reclamações.
    Sempre acaba ocorrendo algum usuario desse modelo com centenas de reclamação (em sua maioria por falta de conhecimento).
    No seu caso existe um depoimento válido e confirmando de que o aparelho funciona perfeitamente para o seguimento que é destinado.
    Muito obrigado por compartilhar conosco!
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Ericktga
    Ericktga Member Posts: 2 New User
    Eu sei que não é gamer, mas não esta roda ETS2 (de 2012) no médio acima dos 30fps! E eu rodava ele no medio acima de 30fps em uma HD Graphics 4000, e esperava que um notebook com 2gb de dedicada rodasse pelo menos com mais fps. Mas vou comprar mais memoria e torcer pra que melhore.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Ericktga disse:
    Eu sei que não é gamer, mas não esta roda ETS2 (de 2012) no médio acima dos 30fps! E eu rodava ele no medio acima de 30fps em uma HD Graphics 4000, e esperava que um notebook com 2gb de dedicada rodasse pelo menos com mais fps. Mas vou comprar mais memoria e torcer pra que melhore.
    Não é questão de RAM e sim de configurações.
    Sem as configurações certas nenhuma quantidade de RAM irá melhorar o desempenho.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • TiagoCA
    TiagoCA Member Posts: 79 Devotee WiFi Icon
    editado maio 2019
    Ericktga disse:
    Eu sei que não é gamer, mas não esta roda ETS2 (de 2012) no médio acima dos 30fps! E eu rodava ele no medio acima de 30fps em uma HD Graphics 4000, e esperava que um notebook com 2gb de dedicada rodasse pelo menos com mais fps. Mas vou comprar mais memoria e torcer pra que melhore.

    Amigo... Sei que é muito legal ver um jogo rodando com bastante fps... Entretanto creio que ficar medindo isso para alcançar um alto número é algo que deveria ser feito em um notebook que pudesse lhe entregar maior performance para games.

    Os jogos que eu citei acima rodam de maneira muito satisfatória, muito mesmo... Eu nem faço idéia de quantos fps esta marcando, mas eu consigo jogar muito bem.

    Enfim... acho que é importante também avaliarmos o custo/benefício do T4TJ... Eu to amando o que recebi pelo preço que paguei.
  • TiagoCA
    TiagoCA Member Posts: 79 Devotee WiFi Icon
    MaClane disse:
    TiagoCA disse:
    Perfeito MaClane.

    Estou utilizando o mesmo notebook, coloquei mais 8Gb de memória RAM e quando tenho tempo consigo jogar Tomb Raider, Diablo III, Warcraft World, Ahplaht 9, até APEX ta rodando legalzinho.

    Apesar de não ser um dispositivo voltado para games, vc consegue jogar alguma coisa não muito exigente.... Se fizer pequenas atualizações roda melhor.

    No caso do APEX, rodou depois de comprar mais memória RAM.

    Meu próximo passo sera colocar um SSD :D.

    Fora os games, meu T4TJ da conta do trabalho com super folga.

    Feliz com esta aquisição.
    Pois é Tiago...
    É o que sempre afirmo...
    Conhecimento é livre para ser adquirido e não custa tentativas ao invés de reclamações.
    Sempre acaba ocorrendo algum usuario desse modelo com centenas de reclamação (em sua maioria por falta de conhecimento).
    No seu caso existe um depoimento válido e confirmando de que o aparelho funciona perfeitamente para o seguimento que é destinado.
    Muito obrigado por compartilhar conosco!
    Pois é meu amigo, achei este notebook simplesmente fantástico.

    Um excelente custo/benefício para quem precisa de uma excelente máquina para trabalhar e nos tempos livres quer relaxar com alguns joguinhos. :D

    Claro.... Tem opções da própria ACER no mercado e/ou outras marcas que são mais caras e podem oferecer tudo o que um gamer deseja de um notebook, mas não é meu caso.

    Eu queria algo com preço bom, que tivesse um bom processador, boa quantidade de memória RAM e memória de armazenamento.... Neste notebook além de tudo o que já mencionei ainda vem placa de vídeo dedicada.

    Eu certamente indicaria este notebook para muitos amigos e familiares.
  • PLTAMAROZZI
    PLTAMAROZZI Member Posts: 2 New User

    Boa noite, sei que já estamos em 2023, mais o caso e o seguinte, tenho desde que lanchou o Acer T4TJ nunca me deu dor de cabeça, fiz upgrade de memória está atualmente com 16GB, 2 SSDs de 1 TB, desativei o driver de Dvd, uso para tarefas de trabalho e jogo games em low performance, sem me preocupar em ficar medindo FPS, quando ele foi lançado era um notebook destinado a trabalhos home office, como acontece em notebooks Dell com o mesmo destino, que sai tbm com 2 placas gráficas, e pelo valor de um notebook intermediário para navegação, então não se pode exigir mais do que foi destinado para ser utilizado.