E5-553G-T4T : Como mudar a GPU a ser utilizada?

Opções
gabrielgco
gabrielgco Member Posts: 66 Troubleshooter
editado outubro 2023 em Arquivo de 2019
Tenho um Aspire E 15 E5-553G-T4TJ, da AMD com a APU do A10 de preocessador e a GPU uma R8, nas configurações do Radeon os aplicativos estão selecionados para usar a R5(no caso seria o processador eu acho) e a placa dedicada R8 (No aplicativo do driver é R7) não está sendo usada, gostaria de saber como faço para mudar isso.

Melhores respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Opções
    Bom, não sei se vale a pena inflar o Fórum com mais um post, sendo que, aqui, neste tópico, existe um bom DataBase de testes e informações super úteis para que as pessoas possam acompanhar como se desenrolou todas as tentativas de solução até que fosse possível ter pelo menos uma que funcionou para alguém, no caso, pra mim.

    As pessoas que tentaram fazer o downgrade, instalando o Win7 para ver se resolvia e os problemas de garantia que isso pode gerar, as pessoas que utilizaram a solução do canal do Seven Extreme, os comandos para fixar boot do Win7, as suspeitas de problemas de compatibilidade com o uso do SSD, os problemas específicos do CS:GO, Fortnite, os testes que os Russos lá fizeram de stress de hardware deste modelo, as configurações nas Opções de Energia para o estado mínimo do processar para 98%, nada disso eu saberia se não tivesse acompanhado as discussões deste tópico, por isso sou contra a criação de um outro, quando este aqui já detém uma grande gama de conhecimento super importante sobre o assunto. Foi a partir daqui que eu consegui acumular um conjunto de informações relevantes para meu Notebook e que foram super úteis para que eu fosse além das soluções simplórias.

    Entendo que, neste caso, acompanhar o que foi discutido aqui é mais importante do que ter soluções rápidas para problemas complexos.

    Enfim, aí vão os prints da nova versão, suas novas opções, configurações e o que funcionou pra mim:







    Como é possível entender nas imagens, a versão agora é a Adrenalin 2019 Edition 19.3.1, lançada em 3 de março de 2019.

    Voltou a aba "System" ou "Sistema", onde é possível acessar o menu "Switchable Graphics" ou "Alterar Recursos Gráficos".

    Neste menu, ele vai listar as Aplicações Recentes e também dá a opção de Adicionar Programa. Nele, vc vai ter esta aba (setinha pra baixo), onde é possível escolher entre "Power Saving" ou "Economia de Energia", "High Performance" ou "Alta Performance" e "Based in Power Source", que é a alternância entre um e outro a depender do consumo de energia e processamento do aplicativo ou jogo que vc está usando.

    Segundo as "Release Notes" desta versão do Adrenalin 2019 Edition 19.3.1, lançada em 3 de março de 2019 (https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-19-3-1), o Programa de Configuração da AMD RADEON entende que, se vc marca a opção "Power Saving", o sistema redirecionará o processamento gráfico para a APU, que é a R7, da mesma maneira que, se vc marcar a opção "High Performance", o sistema entenderá que vc está dando a instrução de utilizar a placa gráfica para a tarefa, no meu caso, a GPU da RX 540.

    O que fiz foi iniciar, um por um, os jogos e aplicativos que eu queria (no meu caso, os jogos), configurei-os para "High Performance" e fui ser feliz.

    É claro que já sabíamos que já existia a opção de configurar um perfil gráfico para jogos de maneira global e outra de maneira específica para cada jogo diferente, ainda assim isso não ajudava o sistema a entender quando deveria mudar de um processamento gráfico para outro. COmo foi explicado aqui nesse tópico, o sistema burrão usava a R7 até o máááááximo e, quando não dava mais conta, aí sim entrava a RX 540. Mas, quando o jogo voltava para um nível de processamento que não demandasse tanto assim de gráficos (como menu, tela de pause, enfim), ele voltava o processamento para a R7 e ficava nessa, alternando. Com essas novas opções, vc pode configurar para "High Perfomance" e ele vai utilizar somente a RX 540 pro app que vc escolheu, o que é o certo.

    Vale dizer que meu plano de energia "Alto Desempenho", em "Opções de Energia" do Win10, as opções "Estado de desempenho mínimo" está configurado para 98%, na bateria e na tomada, "Resfriamento do sistema" está configurado para "Ativo" na bateria e na tomada e o "Estado de desempenho máximo" está configurado para 98%, na bateria e na tomada.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • TheNightPorter
    TheNightPorter Member Posts: 20 Networker
    Responder ✓
    Opções
    No CS, LOL e Fortnite, tem algumas particularidades do próprio jogo. Nada a ver com o hardware do Aspire, mas sim com o jogo em si. Isso já foi comprovado com diversas máquinas diferentes. Se vc for no YouTube, vc vai ver um monte de gente com o mesmo problema e diversas soluções possíveis tmb (configurações do próprio jogo pra melhorar os FPS).

    Outra coisa tmb é que vc não deixou claro se vc saiu do Menu do jogo e começou efetivamente a jogar, ou se só testou na tela inicial dos jogos. Enfim, não importa mais. O que importa é o seguinte:

    O que eu aconselho fazer com seu note e que deu certo pra mim é:

    - Vá nas "Opções de Energia" do Windows
    - Crie um perfil de "ALTO DESEMPENHO"
    - Depois de criado, vá "Alterar configurações do plano"
    - Entre em "Alterar configurações de energia avançadas"
    - Lá dentro, deixe o "Gerenciamento de energia do processador" assim:



    - Ok, fechou, salvou, ok.
    - Abra o jogo, inicie ele
    - Saia do jogo, dê quit, saia totalmente dele
    - Abra as Configurações da AMD
    - Vá em "System" ou "Sistema"
    - Última aba "Switcheable Graphics", seja lá como ficou a tradução dessa aba
    - Lá, em "Recent Applications", ou "Aplicativos Recentes", vai ta o jogo que vc iniciou, o .exe dele.
    - Configure-o para "High Performance" ou "Alta Performance"
    - Feche o AMD Settings
    - Pra mim não precisou, mas se vc quiser, vc pode reiniciar o note.
    - Abra seu jogo e teste.

    De preferência, pra medir o desempenho, os FPS, qual placa gráfica foi acionada, quantidade de memória usada e afins, sugiro que vc instale instale tmb o MSI Afterburner (free, de graça, fácil de usar), veja o tutorial do Adrenaline de como configurá-lo direitinho pra aparecer na tela o que vc quer pra que vc possa acompanhar qual placa está entrando pra processar seu jogo. Acho que é um software mais preciso para medição e acompanhamento de harware de video do que o Gerenciador de Tarefa do Windows 10, vamos combinar, né..

    Enfim, espero ter contribuído pra vc resolver seu problema, assim como fui ajudado aqui e consegui resolver o meu mesmo problema.

    Desculpe os errinhos e exageros no texto, to meio apressado, saindo pra dar aula, parei pra falar aqui prq sei da importância de dar um help pra quem precisa, principalmente nesse sentido.

Respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    editado março 2019
    Opções
    Boa tarde gabrielgco !

    Veja nesse tópico sobre o modelo com APU + GPU:
    https://community.acer.com/pt/discussion/556836/aspire-a515-41g-1480-problemas-com-desempenho-radeon-rx-540-r7-graphics#latest

    Usuário TheNightPorter disponibilizou uma informação sobre a ultima versão e configurações do driver da AMD que corrige esse problema.



    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • gabrielgco
    gabrielgco Member Posts: 66 Troubleshooter
    editado março 2019
    Opções
    Mesmo assim, o uso é quase 0 dela
    dá pra ver que o lol tá com a r7 no driver, mas ele continua apresentando o erro da tela preta
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Está com aversão 19.3.1 ?
    Realizou as mesmas configurações propostas?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • gabrielgco
    gabrielgco Member Posts: 66 Troubleshooter
    Opções
    sim, está na versão mais nova e tá usando a r7, igual o do tópico
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Opções
    Bom, não sei se vale a pena inflar o Fórum com mais um post, sendo que, aqui, neste tópico, existe um bom DataBase de testes e informações super úteis para que as pessoas possam acompanhar como se desenrolou todas as tentativas de solução até que fosse possível ter pelo menos uma que funcionou para alguém, no caso, pra mim.

    As pessoas que tentaram fazer o downgrade, instalando o Win7 para ver se resolvia e os problemas de garantia que isso pode gerar, as pessoas que utilizaram a solução do canal do Seven Extreme, os comandos para fixar boot do Win7, as suspeitas de problemas de compatibilidade com o uso do SSD, os problemas específicos do CS:GO, Fortnite, os testes que os Russos lá fizeram de stress de hardware deste modelo, as configurações nas Opções de Energia para o estado mínimo do processar para 98%, nada disso eu saberia se não tivesse acompanhado as discussões deste tópico, por isso sou contra a criação de um outro, quando este aqui já detém uma grande gama de conhecimento super importante sobre o assunto. Foi a partir daqui que eu consegui acumular um conjunto de informações relevantes para meu Notebook e que foram super úteis para que eu fosse além das soluções simplórias.

    Entendo que, neste caso, acompanhar o que foi discutido aqui é mais importante do que ter soluções rápidas para problemas complexos.

    Enfim, aí vão os prints da nova versão, suas novas opções, configurações e o que funcionou pra mim:







    Como é possível entender nas imagens, a versão agora é a Adrenalin 2019 Edition 19.3.1, lançada em 3 de março de 2019.

    Voltou a aba "System" ou "Sistema", onde é possível acessar o menu "Switchable Graphics" ou "Alterar Recursos Gráficos".

    Neste menu, ele vai listar as Aplicações Recentes e também dá a opção de Adicionar Programa. Nele, vc vai ter esta aba (setinha pra baixo), onde é possível escolher entre "Power Saving" ou "Economia de Energia", "High Performance" ou "Alta Performance" e "Based in Power Source", que é a alternância entre um e outro a depender do consumo de energia e processamento do aplicativo ou jogo que vc está usando.

    Segundo as "Release Notes" desta versão do Adrenalin 2019 Edition 19.3.1, lançada em 3 de março de 2019 (https://www.amd.com/en/support/kb/release-notes/rn-rad-win-19-3-1), o Programa de Configuração da AMD RADEON entende que, se vc marca a opção "Power Saving", o sistema redirecionará o processamento gráfico para a APU, que é a R7, da mesma maneira que, se vc marcar a opção "High Performance", o sistema entenderá que vc está dando a instrução de utilizar a placa gráfica para a tarefa, no meu caso, a GPU da RX 540.

    O que fiz foi iniciar, um por um, os jogos e aplicativos que eu queria (no meu caso, os jogos), configurei-os para "High Performance" e fui ser feliz.

    É claro que já sabíamos que já existia a opção de configurar um perfil gráfico para jogos de maneira global e outra de maneira específica para cada jogo diferente, ainda assim isso não ajudava o sistema a entender quando deveria mudar de um processamento gráfico para outro. COmo foi explicado aqui nesse tópico, o sistema burrão usava a R7 até o máááááximo e, quando não dava mais conta, aí sim entrava a RX 540. Mas, quando o jogo voltava para um nível de processamento que não demandasse tanto assim de gráficos (como menu, tela de pause, enfim), ele voltava o processamento para a R7 e ficava nessa, alternando. Com essas novas opções, vc pode configurar para "High Perfomance" e ele vai utilizar somente a RX 540 pro app que vc escolheu, o que é o certo.

    Vale dizer que meu plano de energia "Alto Desempenho", em "Opções de Energia" do Win10, as opções "Estado de desempenho mínimo" está configurado para 98%, na bateria e na tomada, "Resfriamento do sistema" está configurado para "Ativo" na bateria e na tomada e o "Estado de desempenho máximo" está configurado para 98%, na bateria e na tomada.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • gabrielgco
    gabrielgco Member Posts: 66 Troubleshooter
    Opções
    sim, está em alto desempenho, mas no gerenciador de tarefas apenas a r5 tá sendo utilizada, a r7 não, mesmo ela estando setada no driver para ser usada
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Com as mesmas configurações em 98% ?
    E somente ocorre nesse jogo em especifico?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • gabrielgco
    gabrielgco Member Posts: 66 Troubleshooter
    Opções
    vou testar no cs agora

  • gabrielgco
    gabrielgco Member Posts: 66 Troubleshooter
    Opções
    no cs a r7 é utilizada
  • TheNightPorter
    TheNightPorter Member Posts: 20 Networker
    Responder ✓
    Opções
    No CS, LOL e Fortnite, tem algumas particularidades do próprio jogo. Nada a ver com o hardware do Aspire, mas sim com o jogo em si. Isso já foi comprovado com diversas máquinas diferentes. Se vc for no YouTube, vc vai ver um monte de gente com o mesmo problema e diversas soluções possíveis tmb (configurações do próprio jogo pra melhorar os FPS).

    Outra coisa tmb é que vc não deixou claro se vc saiu do Menu do jogo e começou efetivamente a jogar, ou se só testou na tela inicial dos jogos. Enfim, não importa mais. O que importa é o seguinte:

    O que eu aconselho fazer com seu note e que deu certo pra mim é:

    - Vá nas "Opções de Energia" do Windows
    - Crie um perfil de "ALTO DESEMPENHO"
    - Depois de criado, vá "Alterar configurações do plano"
    - Entre em "Alterar configurações de energia avançadas"
    - Lá dentro, deixe o "Gerenciamento de energia do processador" assim:



    - Ok, fechou, salvou, ok.
    - Abra o jogo, inicie ele
    - Saia do jogo, dê quit, saia totalmente dele
    - Abra as Configurações da AMD
    - Vá em "System" ou "Sistema"
    - Última aba "Switcheable Graphics", seja lá como ficou a tradução dessa aba
    - Lá, em "Recent Applications", ou "Aplicativos Recentes", vai ta o jogo que vc iniciou, o .exe dele.
    - Configure-o para "High Performance" ou "Alta Performance"
    - Feche o AMD Settings
    - Pra mim não precisou, mas se vc quiser, vc pode reiniciar o note.
    - Abra seu jogo e teste.

    De preferência, pra medir o desempenho, os FPS, qual placa gráfica foi acionada, quantidade de memória usada e afins, sugiro que vc instale instale tmb o MSI Afterburner (free, de graça, fácil de usar), veja o tutorial do Adrenaline de como configurá-lo direitinho pra aparecer na tela o que vc quer pra que vc possa acompanhar qual placa está entrando pra processar seu jogo. Acho que é um software mais preciso para medição e acompanhamento de harware de video do que o Gerenciador de Tarefa do Windows 10, vamos combinar, né..

    Enfim, espero ter contribuído pra vc resolver seu problema, assim como fui ajudado aqui e consegui resolver o meu mesmo problema.

    Desculpe os errinhos e exageros no texto, to meio apressado, saindo pra dar aula, parei pra falar aqui prq sei da importância de dar um help pra quem precisa, principalmente nesse sentido.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Boa noite gabrielgco !

    Assim como já havia lhe orientado, siga os passos de configuração indicados pelo usuário TheNightPorter.
    E como você mesmo comprovou, o problema é especificamente no jogo e não no hardware de sua máquina.

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • gabrielgco
    gabrielgco Member Posts: 66 Troubleshooter
    Opções
    oi, realizei os precedimentos e ficou assim:
    4:3 :



    Resolução normal:
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    E quais foram suas conclusões?
    O jogo está mais fluido?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • gabrielgco
    gabrielgco Member Posts: 66 Troubleshooter
    Opções
    MaClane disse:
    E quais foram suas conclusões?
    O jogo está mais fluido?
    parece que sim, só o LoL mesmo que não dá para jogar
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    É sim possível jogar LOL... LOL tem mais questões de configurações internas do jogo.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • HunterxD
    HunterxD Member Posts: 17 Troubleshooter
    Opções
    gabrielgco disse:
    MaClane disse:
    E quais foram suas conclusões?
    O jogo está mais fluido?
    parece que sim, só o LoL mesmo que não dá para jogar
    O teu LoL já está bom?
  • HunterxD
    HunterxD Member Posts: 17 Troubleshooter
    Opções
    MaClane disse:
    É sim possível jogar LOL... LOL tem mais questões de configurações internas do jogo.
    Estou com o mesmo problema acho eu...
    No LoL começo com 60 fps, mas depois vai para 10-30 fps do nada... E fica lá durante uns minutos, vai para 50's durante 10 segundos e volta de novo aos 10-30 fps...
    E já fiz tudo o que está aí.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Boa noite HunterxD  !

    Para manter o fórum organizado e sua duvida ter maior visibilidade, por favor, evite de postar em tópicos já solucionados, abertos por outros usuarios ou inativos.
    Sempre abra um novo post, assim como já foi orientado pelos moderadores.
    Coloque um @ na frente do meu nome que lhe oriento por lá para qualquer duvida.




    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Commodore_1995#
    Opções
    @HunterxD Também me adicione colocando um @.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)