Formatar dual boot em legacy

Opções
Maverique27
Maverique27 Member Posts: 17

Tinkerer

editado junho 2023 em Arquivo de 2019
Boa tarde. Eu formatei a partição do hd pelo powershell formatando no formato UEFI, e fiz dual boot para windows e ubuntu. Só que comecei a ter problemas com a nvidia e fui aconselhado a usar o formato Legacy, eu deixei o windows e limpei a partição que estava o linux e tentei fazer um boot pelo legacy, so que ele não reconhece meu pendrive de boot. Gostaria de saber como resolver esse problema

Melhores respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Opções
    Acredito que durante a instalação tenha instalado algum arquivo do Grub no pendrive ao invés do HD.
    Por isso desse problema. 

    Tente os seguintes comandos no terminal: 
    Obs: podem retornar o valor certo ou não de acordo com as pendências de pacotes. 

    dpkg -l grub-pc
    <pre><code>dpkg -l | grep grub | grep ii
    grub-install --version
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Opções
    Para reparar qualquer erro ou problema de inicialização no Grub, de uma lida aqui: 

    https://www.vivaolinux.com.br/dica/Boot-Repair-Como-recuperar-o-GRUB-facilmente

    Rápido, fácil e bem explicado. 
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              

Respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Boa tarde Maverique27!

    Realmente não entendi quem aconselhou a mudar de modo Uefi para Legacy por ter tido problemas com drivers da Nvidia. 

    Para entender melhor. 
    Se seu HDD está em modo Uefi, todos os Sistemas Operacionais devem seguir o padrão. 
    Se tem um Windows em GPT modo Uefi, o Linux DEVE ser instalado em modo Uefi. 

    Da forma que está seu HDD nenhuma mídia em Legacy irá reconhecer o sistema. 

    O ideal no seu caso é realizar um backup inicialmente. 
    Formatar o HDD e converter para GPT, apagando todas as partições. 
    Instalar o Windows 10 em Uefi.
    Logo após a instalação, antes de qualquer outro procedimento ou atualização, particione o HDD e reserve a dedicada ao Linux. 
    Instale a distribuição que mais lhe agrada em modo Uefi.
    Depois configure o Grub.

    Após isso, já pode acessar cada SO separadamente e realizar suas atualizações e configurações pessoais. 
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Maverique27
    Maverique27 Member Posts: 17

    Tinkerer

    Opções
    Então, eu fiz o que você esta falando. Da primeira vez que conversamos, você me deu um pdf que ensinava passo a passo a fazer isso. Eu fiz com sucesso, formatei o hd em uefi particionei parte para windows e parte para linux, e ficou perfeito. Só que num curso que estou fazendo em inteligencia artificial, eu uso drives da nvidia como cuda, cnn, e esses drivers começaram a dar alguns bugs, e neste curso que faço, me aconselharam a usar o legacy. Como o objetivo dessa máquina que uso é apenas para programar em inteligencia artificial, eu deletei meu ubuntu e tentei formatá-lo em legacy, só que não esta reconhecendo o usb butavel, e acredito que seja porque tinha formatado todo o hd em formato uefi. Quando comprei o note, eu tinha conseguido formatar o linux em legacy, tendo o windows em uefi, só que depois que formatei tudo em uefi, não consigo fazer isso, deixar o windows em uefi e fazer o boot do linux em legacy. Eu nem quero formatar o windows, tudo que quero é formatar o ubuntu em formato legacy.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Esse procedimento nunca tentei. 
    Pode tentar converter somente a partição para Linux em MBR.
    Mas é possível que de erro.

    A pendrive está criada em modo Legacy?
    O Secure Boot está desabilitado na Bios ?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Commodore_1995#
    Opções
    Para utilizar o modo legacy, converta o pendrive para mbr, utilizando esses comandos no powershell: diskpart, list disk, sel disk x, clean, convert mbr, create partition primary, format fs=fat32 quick, assign e active! Será necessário também converter o hd no modo legacy. Existem alguns procedimentos que convertem a tabela de partição para MBR. Mas como informou o colega Maclane, poderá apresentar erros!
    Seria interessante você informar que tipo de bug está ocorrendo e a versão desses drivers, pois, o hardware e os drivers dos notebooks atuais, estão sendo projetados para funcionarem basicamente no modo UEFI!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Maverique27
    Maverique27 Member Posts: 17

    Tinkerer

    Opções
    Boa noite Maclane. Estava ate agora tentando, mas finalmente consegui. Esse tutorial me ajudou muito https://postsinfo.blogspot.com/2016/02/instalacao-do-windows-e.html  Mas deu muito trabalho, mas agora tanto o windows quanto o ubuntu estão em formato legacy. Mas tem algo que me chamou atenção. Quando o notebook veio formatado de fábrica, eu consegui deixar o windows de fábrica em formato UEFI, e formatar uma partição em LEGACY para o ubuntu. Depois que formatei a partição, ou funciona de uma forma ou de outra mas não em ambas. Você sabe que tipo de formatação é feita de fábrica para que que aceite ambas como no inicio?

  • Maverique27
    Maverique27 Member Posts: 17

    Tinkerer

    Opções
    rsrs.  Agora o problema esta no grub, mas vou tentar resolver amanhã

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Boa noite Maclane. Estava ate agora tentando, mas finalmente consegui. Esse tutorial me ajudou muito https://postsinfo.blogspot.com/2016/02/instalacao-do-windows-e.html  Mas deu muito trabalho, mas agora tanto o windows quanto o ubuntu estão em formato legacy. Mas tem algo que me chamou atenção. Quando o notebook veio formatado de fábrica, eu consegui deixar o windows de fábrica em formato UEFI, e formatar uma partição em LEGACY para o ubuntu. Depois que formatei a partição, ou funciona de uma forma ou de outra mas não em ambas. Você sabe que tipo de formatação é feita de fábrica para que que aceite ambas como no inicio?

    Que bom que resolveu essa parte!
    Quando sai de fábrica, ele vem em modo UEFi com o padrão GPT.
    Possivelmente ocorreu o erro pois na trilha MBR devem haver ainda resquícios de informação anterior.
    Acredito que realizando uma formatação zero-fill no HDD por completo e removendo todas as partições corrigirá esse erro.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Maverique27
    Maverique27 Member Posts: 17

    Tinkerer

    Opções
    Obrigado Maclane. Infelizmente não sei o que acontece mas ele só reconhece o grub com o usb de boot, fora isso não, e só acessa o usb através de f12, porque colocando o usb como primeiro para ser acessado pelo boot, não esta funcionando. Como estou perdendo muito tempo resolvendo isso, já uns 4 dias, eu desisti e resolvi só ficar com o linux, mas te agradeço muito, eu aprendi muita coisa aqui. Muito obrigado!!
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Obrigado Maclane. Infelizmente não sei o que acontece mas ele só reconhece o grub com o usb de boot, fora isso não, e só acessa o usb através de f12, porque colocando o usb como primeiro para ser acessado pelo boot, não esta funcionando. Como estou perdendo muito tempo resolvendo isso, já uns 4 dias, eu desisti e resolvi só ficar com o linux, mas te agradeço muito, eu aprendi muita coisa aqui. Muito obrigado!!
    o Grub instalado é o Grub 2.0 ?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Maverique27
    Maverique27 Member Posts: 17

    Tinkerer

    Opções
    Sim. Mas o problema acredito não ser o grub, de alguma forma o meu usb foi afetado que só conseguia usar o grub usando o usb, e uma outra coisa que acredito não ser o grub, tem haver com a bios, que mesmo colocando o usb primeiro, ela executava o hd, como tambem as vezes habilitava algo da bios sem eu ter feito isso
  • Maverique27
    Maverique27 Member Posts: 17

    Tinkerer

    Opções
    Desculpe eu falei que era grup 2.0, mas agora fiquei na dúvida. Eu instalei o ubuntu 16 e usei o grub que veio nele, mas não tenho certeza se era o grup 2.0. Qual comando uso no terminar para ter essa resposta?

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Opções
    Acredito que durante a instalação tenha instalado algum arquivo do Grub no pendrive ao invés do HD.
    Por isso desse problema. 

    Tente os seguintes comandos no terminal: 
    Obs: podem retornar o valor certo ou não de acordo com as pendências de pacotes. 

    dpkg -l grub-pc
    <pre><code>dpkg -l | grep grub | grep ii
    grub-install --version
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Opções
    Para reparar qualquer erro ou problema de inicialização no Grub, de uma lida aqui: 

    https://www.vivaolinux.com.br/dica/Boot-Repair-Como-recuperar-o-GRUB-facilmente

    Rápido, fácil e bem explicado. 
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Maverique27
    Maverique27 Member Posts: 17

    Tinkerer

    Opções
    Obrigado Maclane. Você tinha razão, parte do grub não era instalado no hd, mas ficava no usb, e resolvi o problema, ao inves de criar o boot usando o YUMI, eu usei o rufus, e ai funcionou. Obrigado!
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Maverique27 disse:9
    Obrigado Maclane. Você tinha razão, parte do grub não era instalado no hd, mas ficava no usb, e resolvi o problema, ao inves de criar o boot usando o YUMI, eu usei o rufus, e ai funcionou. Obrigado!
    Quando disse que só funciona com o pendrive eu deduzi na hora. 
    Já havia passado por isso também nos meus primórdios de começo com o Linux a uns 15 anos. 
    Mas que bom que solucionou !
    Qualquer dúvida, só postar!
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!