Atualização de BIOS

Carlos_Matos2
Carlos_Matos2 Member Posts: 5

Tinkerer

editado maio 2023 em Arquivo de 2018
Atualizei meu note 5750-6464 para o Windows 10 Home já há alguns anos e, até cerca de um mês atrás, estava tudo ok. Não me lembro se neste meio tempo houve alguma atualização, mas o note começou a piscar os LEDs de energia e bateria, além do botão liga/desliga. Pesquisei na internet e poderia ser um problema na bateria. Zerei ela e, com o powercfg, tirei um relatório da bateria que acusou uns valores muito estranhos, tanto da capacidade quanto da carga. Também com o powercfg desliguei a hibernação e o problema parou. Troquei o HD por um novo e fiz uma instalação limpa do Windows 10 Pro (licença oficial) e também, com o powercfg, desliguei a hibernação e não ocorreu o problema. Ontem, após uma atualização, o problema voltou a ocorrer e novamente desabilitei a hibernação, aparentemente está ok. Pelo que pude notar é algo relacionado a alguma atualização/parâmetro de gerenciamento da energia que causa este problema. No relatório do powercfg de energia acusa PCI Express Active-State Power Management (ASPM) foi desabilitado devido a uma incompatibilidade conhecida com o hardware neste computador, o que deve ser o problema.

Pergunto:
  1. Compensa fazer um update do BIOS para a versão 1.21?
  2. Como procedo para fazer este update?
  3. Tem algum procedimento específico ou algum cuidado a ser tomado?
  4. É arriscado fazer o update?
Grato

Respostas

  • O fato do aspm estar desabilitado não significa que há um problema de hardware! Essa opção geralmente só pode ser ativada com uma bios modificada! Vendo as atualizações do bios para o seu modelo, vejo que há algumas atualizações referentes a bateria. No entanto é necessário saber há quanto tempo você possui o notebook, pois uma bateria dura média uns três anos de idade e pode ser que ela esteja no seu fim! Quanto tempo a sua bateria está durando atualmente?
    1) Sobre a atualização para o bios 1.21, talvez vale apena você atualizar, pois essas atualizações trouxeram algumas correções importantes;
    2) Para fazer o upgrade, você deve desconectar todos os periféricos das portas usbs; desinstalar qualquer antivírus que esteja instalado; carregar a bateria 100%; deixar o notebook o tempo todo conectado na energia elétrica; desativar o wifi;
    3) Você não deve impedir o processo no meio da atualização;
    4) É extremamente arriscado atualizar o bios. Caso ocorra uma falta de energia, provavelmente corromperá o bios! 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)