Aumentar a memória de 2gb para 4gb ou 6gb

NicoleMayerPeres
NicoleMayerPeres Member Posts: 1 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2018
Tenho um acer e1-531-2688 gostaria de saber se posso comprar uma memória de 2gb ou 4gb e colocar no segundo slot. A memória precisa ser da mesma marca da outra? Não há riscos de queimar minha placa mãe? O que é dual channel e o que diferenciaria na minha máquina, melhoraria o desempenho? Posso fazer o dual channel com uma memória de 2gb e uma de 4gb? Li em alguns fóruns que só pode ser feito com memórias da mesma marca e do mesmo tamanho. Só estou aguardando a resposta para efetuar a compra sem riscos de estragar meu amado notebook. Obrigada!

Respostas

  • IVAN_PC
    IVAN_PC ACE Posts: 7,538 Pathfinder
    editado novembro 2018
    Oi!

    Memória do sistema
    Suporte para canal duplo DDR3 / 2 slots SO-DIMM Máximo: 8 GB (4 GB + 4 GB)

    Velocidade: 1600 MHz (PC3-12800)
    Tecnologia: DDR3 SDRAM
    Pernas: 204 pinos, conectores dourados
    Fator de forma: SODIMM (módulo de memória de linha dupla de perfil pequeno)
    Uma saudação.

    ☑️ 𝑺𝒊 𝒆𝒔𝒕𝒂 𝒆𝒔 "𝒍𝒂 𝒓𝒆𝒔𝒑𝒖𝒆𝒔𝒕𝒂", 𝒉𝒂𝒛 𝒄𝒍𝒊𝒄 𝒆𝒏 "𝑨𝒄𝒆𝒑𝒕𝒂𝒓 𝒍𝒂 𝒔𝒐𝒍𝒖𝒄𝒊ó𝒏" 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒂𝒚𝒖𝒅𝒂𝒓 𝒂 𝒐𝒕𝒓𝒐𝒔 𝒂 𝒆𝒏𝒄𝒐𝒏𝒕𝒓𝒂𝒓𝒍𝒂.
    ☑️ 𝑬𝒍 𝒇𝒐𝒓𝒐 𝑨𝑪𝑬𝑹 𝒄𝒐𝒎𝒎𝒖𝒏𝒊𝒕𝒚 𝒕𝒊𝒆𝒏𝒆 𝒖𝒏 𝒂𝒎𝒃𝒊𝒆𝒏𝒕𝒆 𝒂𝒈𝒓𝒂𝒅𝒂𝒃𝒍𝒆 𝒅𝒐𝒏𝒅𝒆 𝒕𝒐𝒅𝒐 𝒆𝒍 𝒎𝒖𝒏𝒅𝒐 𝒆𝒔 𝒃𝒊𝒆𝒏𝒗𝒆𝒏𝒊𝒅𝒐.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Tenho um acer e1-531-2688 gostaria de saber se posso comprar uma memória de 2gb ou 4gb e colocar no segundo slot. A memória precisa ser da mesma marca da outra? Não há riscos de queimar minha placa mãe? O que é dual channel e o que diferenciaria na minha máquina, melhoraria o desempenho? Posso fazer o dual channel com uma memória de 2gb e uma de 4gb? Li em alguns fóruns que só pode ser feito com memórias da mesma marca e do mesmo tamanho. Só estou aguardando a resposta para efetuar a compra sem riscos de estragar meu amado notebook. Obrigada!
    Bom dia NicoleMayerPeres !

    Primeiramente, verifique as especificações de sua memória com algum software de diagnóstico de hardware como o AIDA64 (link: https://www.aida64.com/downloads).
    Isso porque encontrei variações desse aparelho contendo memórias DDR3 1066 e 1333 e em diversos fóruns informando de que suporta apenas 4Gb.

    Quanto as suas duvidas, vamos por partes:

    "A memória precisa ser da mesma marca da outra?"
    R: preferencialmente SIM. As memórias devem ser da mesma marca e mesma especificação para se evitar incompatibilidade.

    "Não há riscos de queimar minha placa mãe?"
    R: se as memórias respeitarem as especificações não há risco. Somente tome cuidado ao manuseá-las e ao ter contato com a placa-mãe.
    Preferencialmente utilize uma pulseira antiestática para evitar que cargas corporais venham da danificar seu equipamento.

    "O que é dual channel e o que diferenciaria na minha máquina, melhoraria o desempenho?"
    R: Dual Channel é uma tecnologia que, de forma simples, dobra a largura de dados no barramento.
    Ou seja, as memórias trabalham em DUPLA ao mesmo tempo.
    A diferença no desempenho é notável, uma vez uma vez que as requisições serão mantidas a acessadas 2 vezes mais rápidas devido ao uso da tecnologia.

    "Posso fazer o dual channel com uma memória de 2gb e uma de 4gb?"
    R: Não. A tecnologia, caso sua placa mãe ofereça suporte, somente é ativada quando conecta memórias iguais (com mesma frequência, tamanho, etc) em slots em PARES.
    Exemplo: se um equipamento possui 2 slots, o dual channel irá se ativar conectando memórias nos 2 slots.
                 se um equipamento possui 4 slots, o dual channel irá se ativar conectando memórias nos 1 e 3, ou nos 4 slots.

    "Li em alguns fóruns que só pode ser feito com memórias da mesma marca e do mesmo tamanho."
    R: Preferencialmente SIM. A compatibilidade depende de vários fatores como chipset, especificações e tecnologias das memórias, dentre outros.
    Por isso é recomendado que você utilize 2 pentes da mesma marca, frequência, tamanho, etc.

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!