Acer Predator Helios 300

igoridainese
igoridainese Member Posts: 4 New User
editado junho 2023 em Arquivo de 2018
Olá a todos! Estou criando este post para relatar alguns problemas que tive com meu Helios 300 ultimamente
Comprei meu Acer Predator Helios 300 há alguns 3~4 meses na acerstore. Comprei primeiramente para trabalhar com modelagem e calculo estrutural, mas também para jogar alguns jogos.
Nunca tive problemas enquanto eu utilizava os programas de trabalho, só uma certa e aceitável demora no carregamento, pois meu modelo não possui SSD. Entretanto quando fui jogar a situação foi diferente.
(OBS: Drivers totalmente atualizados)
1)O primeiro problema que tive foi quanto ao superaquecimento, utilizando o predator sense com overclocking da GPU e coolers no maximo, com coolboost, eu jogava jogos como PUBG, Fallout4 e Dying Light com 60fps tranquilo, porém em certos momentos dava uma queda absurda e um breve travamento, e então fui olhar no Predator sense e o software marcou temperaturas do processador de 98ºC!
Fiz alguma pesquisa sobre este problema e encontrei duas soluções: Undervolt de -0.110V com o software da Intel e Troca de pasta térmica. Contatei o suporte da acer para saber oq pode e oq não pode fazer sem perder a garantia. O primeiro eu poderia fazer, caso o mesmo não ocasionasse no mal funcionamento do sistema. Já a troca da pasta, eu perderia a garantia, pois é necessário abrir o equipamento para fazer a troca.
-Undervolt: Realizei o teste e consegui amenizar o problema em 10ºC, mas 88ºC para um processador ainda é muito alto e até mesmo há um certo desconforto em colocar a mão na região da carcaça do NB onde fica o processador. Continuei a ter problemas de travamento, mas menores. Por o software da intel ser uma ferramenta de simples uso, só a utilizo quando vou jogar, pois não quero fritar meu equipamento e nem minhas mãos.
-Repaste (Troca da pasta térmica): Como isso ocasionaria na perda da garantia, deixei de fazer e então não tenho como relatar mudanças... Olhei alguns videos na internet de repaste no Helios 300 e pude notar que em alguns casos a pasta termica original é grotescamente aplicada no processador, chegando até mesmo a vazar pelos lados, parecendo que a aplicação foi amadora. Curiosa peculiaridade, pois trata-se de um equipamento caro, e oq espera-se é uma qualidade satisfatória.
2)Estou também tendo um problema que acredito ser com processamento gráfico. Mesmo jogando em configurações abaixo das recomendadas pela Geforce Experience, em alguns jogos como PUBG e CSGO, por exemplo, tenho travamento total de 1 a 1,5 segundos a cada vez que sou atingido por um jogador inimigo, o que torna esta experiencia virtual totalmente frustrante (#ragequit).
3)Outro problema que estou constatando é de áudio. Não é sempre que que possuo este problema, mas as vezes quando estou assistindo algum video ou ouvindo musica do youtube, o som começa a fazer um chiado, como se tivesse interferência. Mesmo utilizando uma rede de alimentação aterrada ou só a bateria. Também pesquisei sobre isto e oq funcionou para mim foi alterar a taxa de amostragem de áudio nas propriedades do alto falante, mas depois de um tempo o problema volta e tenho de repetir o procedimento.

Estou pensando seriamente em  enviar à assistência para averiguarem oq pode estar ocasionando estes problemas, ou pelo menos para realizarem a troca da pasta térmica e tentar resolver o problema do aquecimento, nem que me autorizem a levar meu nb em alguma assistência autorizada aqui por perto para realizar o procedimento, pois como utilizo meu equipamento para trabalho, não posso ficar muito tempo sem ele. Não posso permanecer com um notebook CARO fritanto seus componentes internos e diminuir a vida util assim...

Alguém mais com o mesmo modelo de NB apresentando os demais problemas, sem ser o superaquecimento (que pelo q vi é um tanto "comum")?

Comentários

  • 1) Existem alguns relatos de que a versão mais nova do windows 10 está provocando superaquecimento, veja: https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/windows_10-performance/computador-aquecendo-muito-após-a/ea07f2a9-f71e-4f93-b051-3580dbf0804b
    2) Os notebooks atuais usam parte da energia da bateria para fornecer um desempenho extra! É possível que o seu adaptador não esteja dando conta de carregar a bateria e ao mesmo fornecer um desempenho satisfatório nos jogos! Coloque o notebook em alto desempenho nas opções de energia tanto na bateria quanto no carregador! Alguns usuários gamers recomendam que quando forem jogar nesses notebooks gamers, que façam isso quando a bateria estiver 100% carregada, pois dessa forma, o carregador não fornecerá mais energia para a bateria e dessa forma fornecerá energia apenas para o notebook!
    3) sobre o áudio, verifique se diminuindo a taxa de amostragem resolve o problema:

    Dê uma olhada nesse tópico https://community.acer.com/pt/discussion/553463/acer-g3-572-com-muita-lentidao-e-temperatura-acima-de-90º-em-game#latest pois o usuário também possui um predator!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • igoridainese
    igoridainese Member Posts: 4 New User
    1) Existem alguns relatos de que a versão mais nova do windows 10 está provocando superaquecimento, veja: https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/windows_10-performance/computador-aquecendo-muito-após-a/ea07f2a9-f71e-4f93-b051-3580dbf0804b
    2) Os notebooks atuais usam parte da energia da bateria para fornecer um desempenho extra! É possível que o seu adaptador não esteja dando conta de carregar a bateria e ao mesmo fornecer um desempenho satisfatório nos jogos! Coloque o notebook em alto desempenho nas opções de energia tanto na bateria quanto no carregador! Alguns usuários gamers recomendam que quando forem jogar nesses notebooks gamers, que façam isso quando a bateria estiver 100% carregada, pois dessa forma, o carregador não fornecerá mais energia para a bateria e dessa forma fornecerá energia apenas para o notebook!
    3) sobre o áudio, verifique se diminuindo a taxa de amostragem resolve o problema:

    Dê uma olhada nesse tópico https://community.acer.com/pt/discussion/553463/acer-g3-572-com-muita-lentidao-e-temperatura-acima-de-90º-em-game#latest pois o usuário também possui um predator!
    Muito obrigado pela rica resposta!
    Vejamos:
    Sobre o W10: Este relato é de 2015 e em um modelo especifico de NB, acredito q já houve alguma atualização para corrigir algum problema constatado. Assim como a solução do tópico sugeriu, meu equipamento está com todos os drivers atualizados.
    Plano de energia: Realmente meu plano de energia está em equilibrado, colocarei em alto desempenho e testarei novamente para ver se o problema de travamento irá melhorar, embora eu não entenda como isso poderia causar um grande impacto em uma situação especifica, já que o jogo em sí já roda em 60fps normalmente.
    Áudio: Como eu disse, é exatamente este procedimento que adoto para resolver momentaneamente o problema de chiado. Mas não é definitivo.
    Quanto ao tópico: Não sabia que existia uma sessão somente do predator, muito bacana! Entretanto aquela imagem sobre temperaturas do notebook é só uma amostragem de temperatura x rotação das fans do cooler como são programados para trabalhar. Não que seja "normal" o nucleo do processador se aproximar de 100ºC. Não é possivel que 90ºC seja uma temperatura aceitável e normal em um processador... Seria se não gerasse nenhum problema de desempenho e nem mesmo queimasse os dedos de um usuário que encostasse sua mão na região logo acima do teclado por mais de 5 segundos.
    Existem BIOS que de fábrica apitam quando a temperatura do processador chega perto dessa temperatura, e desliga o equipamento para evitar danos maiores. Já vi isso acontecer em meu desktop e até em um notebook da positivo e também nesse topico do w10 com superaquecimento, há um relato disso.
    Assim que chegar em casa de noite, testarei o desempenho ingame do plano de energia, mas mesmo assim darei uma ligada no suporte da Acer para relatar o problema de superaquecimento que citei.
    Obrigado pela ajuda!
  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,186 Trailblazer
    editado outubro 2018
    Sobre o windows 10, eu estava me referindo a última 1809 que foi lançada há pouco tempo! Alguns usuários relataram superaquecimento após essa atualização!
    Eu também considero a temperatura 90ºc também muito alta! Aquela tabela é apenas uma média! Como eu disse para o outro colega, envie uma mensagem privada para o colega Red-Sand, pois ele tem um tópico que trata justamente sobre o predator https://community.acer.com/en/discussion/551115/review-of-the-helios-500/p1
    Apesar de ser outro modelo, ele saberá lhe ajudar muito melhor que eu nessa questão! 
    Sobre o áudio, desinstale e exclua o driver e deixe somente o driver padrão do windows e teste:

    Você pode informar o modelo exato do notebook?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • igoridainese
    igoridainese Member Posts: 4 New User
    Obrigado por esse topico! Vou testar essas modificações quando tiver um tempo
    Modelo meu é G3-572 75L9
  • Cara, dê uma olhada nesse tópico, em especial aos vídeos do Red-Sand: https://community.acer.com/en/discussion/553494/predator-helios-300-cpu-overheating#latest
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • igoridainese
    igoridainese Member Posts: 4 New User
    Cara, dê uma olhada nesse tópico, em especial aos vídeos do Red-Sand: https://community.acer.com/en/discussion/553494/predator-helios-300-cpu-overheating#latest
    Só voltando aqui pra dizer que deu uma amenizada na temperatura, embora uma parte do procedimento tenha q ser realizada toda vez q for ligar a maquina para jogar, mesmo assim, foi de grande ajuda
  • Ainda bem que conseguiu resolver o problema de temperatura! Você pode enviar uma mensagem privada para ele e tirar essas dúvidas, pois os tópicos dele são mais focados em jogos!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)