Olá a todos! Estou criando este post para relatar alguns problemas que tive com meu Helios 300 ultimamente
Comprei meu Acer Predator Helios 300 há alguns 3~4 meses na acerstore. Comprei primeiramente para trabalhar com modelagem e calculo estrutural, mas também para jogar alguns jogos.
Nunca tive problemas enquanto eu utilizava os programas de trabalho, só uma certa e aceitável demora no carregamento, pois meu modelo não possui SSD. Entretanto quando fui jogar a situação foi diferente.
(OBS: Drivers totalmente atualizados)
1)O primeiro problema que tive foi quanto ao superaquecimento, utilizando o predator sense com overclocking da GPU e coolers no maximo, com coolboost, eu jogava jogos como PUBG, Fallout4 e Dying Light com 60fps tranquilo, porém em certos momentos dava uma queda absurda e um breve travamento, e então fui olhar no Predator sense e o software marcou temperaturas do processador de 98ºC!
Fiz alguma pesquisa sobre este problema e encontrei duas soluções: Undervolt de -0.110V com o software da Intel e Troca de pasta térmica. Contatei o suporte da acer para saber oq pode e oq não pode fazer sem perder a garantia. O primeiro eu poderia fazer, caso o mesmo não ocasionasse no mal funcionamento do sistema. Já a troca da pasta, eu perderia a garantia, pois é necessário abrir o equipamento para fazer a troca.
-Undervolt: Realizei o teste e consegui amenizar o problema em 10ºC, mas 88ºC para um processador ainda é muito alto e até mesmo há um certo desconforto em colocar a mão na região da carcaça do NB onde fica o processador. Continuei a ter problemas de travamento, mas menores. Por o software da intel ser uma ferramenta de simples uso, só a utilizo quando vou jogar, pois não quero fritar meu equipamento e nem minhas mãos.
-Repaste (Troca da pasta térmica): Como isso ocasionaria na perda da garantia, deixei de fazer e então não tenho como relatar mudanças... Olhei alguns videos na internet de repaste no Helios 300 e pude notar que em alguns casos a pasta termica original é grotescamente aplicada no processador, chegando até mesmo a vazar pelos lados, parecendo que a aplicação foi amadora. Curiosa peculiaridade, pois trata-se de um equipamento caro, e oq espera-se é uma qualidade satisfatória.
2)Estou também tendo um problema que acredito ser com processamento gráfico. Mesmo jogando em configurações abaixo das recomendadas pela Geforce Experience, em alguns jogos como PUBG e CSGO, por exemplo, tenho travamento total de 1 a 1,5 segundos a cada vez que sou atingido por um jogador inimigo, o que torna esta experiencia virtual totalmente frustrante (#ragequit).
3)Outro problema que estou constatando é de áudio. Não é sempre que que possuo este problema, mas as vezes quando estou assistindo algum video ou ouvindo musica do youtube, o som começa a fazer um chiado, como se tivesse interferência. Mesmo utilizando uma rede de alimentação aterrada ou só a bateria. Também pesquisei sobre isto e oq funcionou para mim foi alterar a taxa de amostragem de áudio nas propriedades do alto falante, mas depois de um tempo o problema volta e tenho de repetir o procedimento.
Estou pensando seriamente em enviar à assistência para averiguarem oq pode estar ocasionando estes problemas, ou pelo menos para realizarem a troca da pasta térmica e tentar resolver o problema do aquecimento, nem que me autorizem a levar meu nb em alguma assistência autorizada aqui por perto para realizar o procedimento, pois como utilizo meu equipamento para trabalho, não posso ficar muito tempo sem ele. Não posso permanecer com um notebook CARO fritanto seus componentes internos e diminuir a vida util assim...
Alguém mais com o mesmo modelo de NB apresentando os demais problemas, sem ser o superaquecimento (que pelo q vi é um tanto "comum")?
0