Dissipador - Por favor me ajude, preciso das medidas de furação do dissipador do Nitro 5 AN515-X...

FrankBauer
FrankBauer Member Posts: 21 Networker
editado junho 2023 em Arquivo de 2018
Preciso de alguém que possa medir para mim a distancia entre os parafusos que prendem o dissipador de calor do Nitro 5 AN515-(Qualquer numero), aquele que tem 2 ventoinhas uma do lado da outra. Preciso dessas medidas para adaptar esse dissipador num modelo da acer que eu tenho inferior a esse mas que está esquentando muito. Se a furação bater vou procurar onde comprar esse dissipador do nitro 5, sendo que a acer não vende peças de notebook !!! Estou com meu notebook parado e precisando trabalhar, quem puder ajudar por favor eu agradeço muito !!
Eu preciso apenas das medidas da furação, pois não possuo mais o dissipador de calor original, porque foi perdido. E não acho em lugar nenhum para vender o original, apenas acho o dissipador do nitro 5 que eu mencionei. Por favor quem puder ajudar, com as medidas eu agradeço, trabalho na área. Tenho uma foto com as partes do dissipador marcadas onde eu preciso das medidas, essas medidas batendo poderei fazer a adaptação sem problemas, agradeço a intenção de ajuda fora dessa minha solicitação, mas realmente preciso dessas medidas apenas, por favor não se preocupem em tentar achar o defeito porque eu já encontrei e não tenho mais o dissipador original, apenas preciso das medidas para poder comprar esse dissipador do nitro 5 ou não, tendo elas em mãos poderei resolver meu problema. Quem me ajudar e tiver curiosidade quanto a adaptação, posso passar todos os dados, mas por favor primeiro preciso dessas medidas, não há como especular nada sem que eu obtenha essas medidas e compre ou não o dissipador deste modelo !!! Tenho um projeto interessante de adaptação de dissipadores para adição de heat pipes, afim de que as temperaturas originais possam abaixar, mas não é possível concluir esse projeto sem que eu compre o dissipador deste modelo, ou outro dissipador que sirva na minha maquina, por favor peço que por enquanto apenas aqueles que possuam possibilidade de me fornecer essas medidas se comuniquem, pois quando eu conseguir concluir esta adaptação e consequentemente meu projeto, eu virei até aqui e irei oferecer o mesmo serviço a todos os donos de notebooks que tiverem esse tipo de problema de aquecimento,a um preço acessível e um serviço de adaptação que realmente poderá reduzir as temperaturas normais de trabalho dos notebooks. Grato.

«1

Respostas

  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,186 Trailblazer
    editado outubro 2018
    Eu não posso fazer essa medição para você! No entanto se você me informar o modelo exato do nitro 5 (exemplo v3-571), eu posso verificar na guia de serviço se ambos possuem os mesmos fãs e o mesmo dissipador de calor!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • FrankBauer
    FrankBauer Member Posts: 21 Networker
    O modelo do nitro 5 é este: AN515-53-52FA o numero de série do dissipador deste nitro 5 é este: AT2920010C0, o modelo do meu é A515-51G-C97 e o numero de série do dissipador do meu é: AT20X0010C0. Logo parece que não é o mesmo, claro porque o numero de série muda, porém estive vendo os 2 e são muito parecidos e inclusive no meu note tem o lugar pra segunda ventoinha, é como se o meu note fosse uma versão inferior do nitro 5, com partes removidas, estive comparando foto dos 2 e são muito parecidos internamente. Por isso eu precisava das medidas porque com as medidas é possivel saber se vou precisar fazer alguma alteração mais drástica, como mexer na solda do dissipador que é um inferno !! Se vc puder medir pra mim seria muito util, pois assim terei idéia do que da pra fazer, ou se vc souber algum detalhe que me ajude também te agradeço muito.
  • Infelizmente eu não tenho como medi-lo, mas o que tenho certeza é que são utilizados parafusos de tamanhos diferentes, veja:

    Se eu tivesse o modelo an515-53 pode ter certeza que abriria esse notebook para fazer essa medição! Eu acho que seria compatível, no entanto o dissipador de calor do an515-53 ficaria frouxo no seu modelo por causa do tamanho dos parafusos!


    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,186 Trailblazer
    editado outubro 2018
    Eu convidei alguns colegas ACE que talvez possam lhe ajudar com relação a medição! Espere eles responderem!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • JackE
    JackE ACE Posts: 44,777 Trailblazer
    editado outubro 2018
    Nenhuma medida, mas isso pode ou não ajudar. Os helios an515-51 nitro e ph317-51 têm o mesmo dissipador de calor. Eles parecem estar disponíveis por encomenda especial http://www.notebooksolutions.ca/zc/acer-original-part-ac136824-93118.html?gclid=EAIaIQobChMI186cy8f83QIVx0wNCh2W3A3lEAYYASABEgJRt_D_BwE

    Os nitros AN515-52 e 53 também tomam a mesma parte, mas são diferentes da série 51. Eles também parecem estar disponíveis http://www.notebooksolutions.ca/zc/acer-original-part-ac148327-97364.html

    Jack E/NJ

    Jack E/NJ

  • FrankBauer
    FrankBauer Member Posts: 21 Networker
    Cara vc vai salvar minha pele !! Sinceramente !! Eu posso usar os meus parafusos, ou colocar uma placa de cobre embaixo do dissipador, aquelas shim pad feitas de cobre que vendem no ebay e eu tenho algumas aqui comigo. Nem acredito a força que vc está me dando !! Preciso desse note pra voltar a estudar desenvolvimento android, estou parado a 1 ano e meio e preciso estudar algumas coisas novamente. Comprei esse note pra isso mas ele esquentava muito porque o ambiente de desenvolvimento android é pesado demais !!! Quem me ajudar nisso ficarei muito agradecido, poderiamos até montar uma rede pra falarmos sobre essas maquinas e trocarmos informações. Minha intenção mais pra frente é estudar a fundo como soldar esses dissipadores pra melhorar eles, porque todos agora vem subdimensionados. Poderiamos até num futuro próximo oferecer esse serviço de tunning do sistema de refrigeração desses notes mais potentes !! Muito obrigado, estou sem palavras pra agradecer !!!
  • FrankBauer
    FrankBauer Member Posts: 21 Networker
    Eu não tinha visto !!! alem do Egydio tem o jack tb !! Eeeiittaaa como diria o faustão !!! Agora vai !! Ta entrando uma turminha fera aqui hein !!! Pessoal se vcs conseguirem medir esse dissipador vai me ajudar bastante como eu disse acima !! Tem mais, eu estou estudando uma solda de baixa fusão para poder tunar esses dissipadores como eu disse acima. Porque se vc tenta soldar eles com solda estanho de eletronica normal, eles inflam igual bexiga e deformam tudo, ai não encaixa direito mais e não da um bom contato térmico. A idéia é conseguir fazer a solda sem que eles inflem !! Ja vi que alguns tunadores usam cola epoxi termica, mas a eficiencia termica dessas colas é 10X menor do que a solda, e cola epoxi não gosta muito de calor, com o tempo elas trincam, então a idéia é conseguir soldar mesmo usando uma solda de baixa fusão !!
  • Seria bom traduzir para o inglês pois eles são americanos  e facilitaria a comunicação para eles! No entanto a minha recomendação se você me permite seria usar o mesmo que você tinha anteriormente: https://www.ebay.com/itm/GENUINE-ACER-A515-51-SERIES-CPU-COOLING-FAN-HEATSINK-DC28000JSF0-AT20X0020C0-/173321562605 
    Mas é apenas a minha opinião! 

    It would be nice to translate into English as they are Americans and would facilitate communication for them! However my recommendation if you allow me would be to use the same one you had previously:
    But it's just my opinion!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • FrankBauer
    FrankBauer Member Posts: 21 Networker
    Descobri uma solda que supostamente funde a 150 graus, o que é bem baixo em termos de solda de metais, porém acredito que uns poucos graus acima disso faria com que o dissipador estufasse tendo em vista que a agua evapora a 100 graus. Porem sob pressão a temperatura de ebulição sob pra uns 120 a 150 no maximo, acima disso a pressão teria que ser mto maior do que a pressão de dentro dos dissipadores. Então aqui mora o problema, como soldar com uma temperatura tão baixa sem que o dissipador consiga dissipar a ponto de abaixar a temperatura evitando assim que a solda chegue no seu ponto de fusão ??!! Teria que montar algum aparato pra soldar esses dissipadores, ou descobrir como a fabrica consegue soldar eles. Eu suspeito que eles primeiro soldam o dissipador sem liquido dentro, depois de soldado eles colocam a agua, esmagam a ponta com alguma ferramenta como um alicate de soldar refrigeração e soldam só a pontinha do heatpipe com alguma solda a ponto. Usando uma solda a ponto a temperatura subiria muito rapido, e não daria tempo da temperatura passar pelo alicate que estaria esmagando a ponta do heatpipe, assim ele ficaria selado e soldado de forma que não se expandisse pois teria sido soldado sem liquido dentro !!! Não sei se me fiz entender !!!
  • FrankBauer
    FrankBauer Member Posts: 21 Networker
    egydio, seria legal se eu encontrasse um igual ao meu !! Esse dai falta o placa que fica encima do processador de video, esse dai só dissipa o processador !!! O do meu é com este numero de série: AT20X0010C0. O meu original ja era e nem quero falar sobre isso.... rsssss. Se eu achasse pra comprar o meu original eu compraria e venderia o note. Mas eu preferia tentar saber se a furação do dissipador do nitro 5 serve no meu, assim eu teria um note perfeito, pois iria trabalhar bem frio e eu poderia usar todo o poder de processamento dele !!
  • Por acaso seria este?

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • FrankBauer
    FrankBauer Member Posts: 21 Networker
    Sim egydio é esse mesmo !!!
  • Cara! Eu sei que não é isso o que você quer, mas você pode entrar com o suporte técnico e verificar se eles vendem esse dissipador de calor original e também verificar se eles podem lhe fornecer essa informação do an515-53 que você deseja: http://acer-br.custhelp.com/app/chat/chat_launch (no entanto eu acho que eles não saberão lhe dar essa informação)!
    Sobre o fato do notebook estar esquentando muito, talvez uma simples troca da pasta térmica possa resolver o problema! Veja as tabelas de temperatura para o seu modelo:

    Você também pode pedir essa informação para os usuários do youtube que abriram esse modelo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=RsbKUdQjhg8
    Veja que o usuário possui o mesmo modelo que você está interessado em adquirir essa informação, no entanto eu não creio que os padrões sejam iguais até porque ambos os modelo usam parafusos de fixação diferentes!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Red-Sand
    Red-Sand ACE Posts: 1,892 Pathfinder
    Não só tem diferentes pontos de montagem de parafuso, mas as placas de calor também têm uma forma diferente.

    Essas placas de aquecimento são projetadas para se formar em torno dos outros componentes da placa-mãe (eles também têm almofadas térmicas), portanto, o sistema de dissipador / tubulação diferente provavelmente não será compatível com os componentes das placas-mãe. Isso pode resultar em lacunas entre a placa de aquecimento e outros componentes e causar o superaquecimento do próprio sistema / placa.
    - Hotel Hero
  • FrankBauer
    FrankBauer Member Posts: 21 Networker
    Egydio, eu ja entrei em contato com a acer, eles não vendem peças, liguei inclusive no saldão da informatica que a própria acer indica e la eles tb não tem o dissipador original. Entrei no chat da acer dos EUA e eles disseram a mesma coisa, que a acer não vende peças dos notebooks, que eu teria que procurar com empresas que desmontam os notebooks e vendem as peças. Entrei em contato com alguns usuarios e nenhum deles quis fazer as medidas, mesmo oferecendo algum dinheiro, não entendi o porque, eles simplesmente dizem que não estão mais com o notebook !!! Quanto a informação da furação por parte da acer, eles dizem que não possuem essa informação e nem tem como consegui-la pra mim. Diante desses 2 fatos eu percebi que comprar notebook acer não é uma boa, pois eles não vendem peças e nem tão pouco se importam em ajudar em nada !!! Eu agora aceitaria comprar o dissipador original e vender o meu notebook, mesmo porque não quero mais acer, a não ser que o dissipador do Acer Nitro 5 sirva nele, ai sim eu ficaria com ele, mas se não servir e precisar fazer modificações estou fora, percebi que não existe um interesse por parte da empresa nem tão pouco dos usuarios. Todos preferem soluções paliativas e terem que trocar seus notebooks de 3 em 3 anos ou 4 no maximo, pois esse aquecimento absurdo eu encaro como estranha pra não dizer outra coisa, devido ao fato da maioria das soldas ser BGA, inclusive do processador agora, e com o aquecimento e resfriamento continuo as soldas tendem a trincar e dar mal contato inutilizando o notebook, pois sabemos mto bem que reballing tb é uma solução paliativa, então essa quebra em 3 ou 4 anos devido ao aquecimento excessivo das maquinas é muito estranha pra não dizer outra coisa !!! Antigamente o tdp dos processadores era de 45Watts ou mais e vc não via notebooks de boas marcas aquecendo como vc ve hoje em dia, batendo 95 graus no processador !!!
  • Red-Sand
    Red-Sand ACE Posts: 1,892 Pathfinder
    Você pode solicitar um dissipador de calor nitro V, em seguida, quebrar a cola térmica usada para manter as placas de calor no lugar e, em seguida, use cola térmica para adicionar os novos dissipadores de calor / heatpipes ao topo da placa de aquecimento existente. Você precisaria ter muito cuidado, pois os tubos de calor têm líquido dentro deles e, se danificados, os tubos de calor não podem ser reparados.
    - Hotel Hero
  • FrankBauer
    FrankBauer Member Posts: 21 Networker
    Red-Sand, sim mas pelo que vi no modelo do dissipador do nitro 5 ele é muito parecido com o meu, inclusive eu teria que serrar algumas partes pois tem pedaços a mais que pra mim não seriam utilizados e iriam atrapalhar, se eu tivesse as medidas de distancia entre os furos eu poderia saber se poderia usa-lo ou teria que fazer alguma adaptação, o que atualmente estou correndo, pois me daria muito trabalho e agora preciso voltar para a programação !! Pra um futuro eu me interesso em pesquisar mais sobre como soldar esses heatpipes, pois existem empresas chinesas vendendo eles no ebay, sem as placas só os tubos, e poderiam ser adaptados para melhorar a condução de calor. Ai sim poderiamos ter notebooks muito mais longevos quanto a durabilidade, tendo em vista que até hoje um core i5 de primeira geração ainda serve pra muita gente, logo, maquinas duráveis seriam bem interessantes para nós consumidores !!!
  • Deixa eu lhe perguntar uma coisa! Esse notebook ainda está na garantia? Você tentou fazer undervolting para tentar diminuir a temperatura sem perder o desempenho, caso o notebook ainda esteja em funcionamento? Você verificou se trocando a pasta térmica para uma de melhor composição resolve o problema? O aumento da temperatura não necessariamente significa que o dissipador de calor esteja com problemas!
    Eu sinto muito pela sua frustação, mas os modelos possuem fixações diferentes e o colega @Red-Sand explicou melhor isso!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • FrankBauer
    FrankBauer Member Posts: 21 Networker
    Red-sand, as placas condutoras são soldadas nos tubos e não coladas, ai está a dificuldade, pois quando vc aquece elas até saem porem os tubos se deformam e a furação não bate mais, ai que está a dificuldade !!
  • Red-Sand
    Red-Sand ACE Posts: 1,892 Pathfinder
    Red-sand, as placas condutoras são soldadas nos tubos e não coladas, ai está a dificuldade, pois quando vc aquece elas até saem porem os tubos se deformam e a furação não bate mais, ai que está a dificuldade !!
    Eu verificaria porque um tubo de calor normal não é soldado, mas na verdade tem cola térmica segurando-os no lugar. Eu posso estar errado, já que não possuo seu sistema.
    - Hotel Hero