Aspire vx 15 que faço para reestaurar imagem de video na tela que ficou escura?

Marcelomoreira
Marcelomoreira Member Posts: 1 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2018
Aspire vx15 apresenta o seguinte: tela fica escura, não totalmente preta sem luz, o áudio continua, não retorna mais, a não ser que reinicie. Em alguns casos demora mais a sair em outros sai logo que conclui o carregamento da página inicial do sistema. Fico desligando sempre na tecla liga/desliga, para então poder reiniciar, como a tela não tem video não consigo acessar o desligamento atravez do sistema, tem de ser na marra. Gostaria de alguma orientação sobre o que pode estar acontecendo e se eu possa fazer alguma coisa para corrigir.
obrigado

Melhor resposta

  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,088 Trailblazer
    Responder ✓
    Existe uma atualização de bios para este modelo que é a versão 1.04 "https://www.acer.com/ac/pt/BR/content/support-product/7094?b=1"! No entanto é recomendável que antes você verifique qual versão está instalada, indo no cmd como administrador e digitando o seguine comando: wmic bios get smbiosbiosversion 
    Existe uma versão ainda mais atual que é a 1.07 que está neste site "
    https://br.answers.acer.com/app/answers/detail/a_id/53114/~/vulnerabilidades-de-segurança-meltdown-e-spectre"! Se for atualizar, faça com extremo cuidado pois, não me responsabilizo se ocorrer algo!
    Agora pode ser apenas uma questão de drivers! Baixe o driverbooster e atualize os drivers do notebook!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 

Respostas

  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,088 Trailblazer
    Responder ✓
    Existe uma atualização de bios para este modelo que é a versão 1.04 "https://www.acer.com/ac/pt/BR/content/support-product/7094?b=1"! No entanto é recomendável que antes você verifique qual versão está instalada, indo no cmd como administrador e digitando o seguine comando: wmic bios get smbiosbiosversion 
    Existe uma versão ainda mais atual que é a 1.07 que está neste site "
    https://br.answers.acer.com/app/answers/detail/a_id/53114/~/vulnerabilidades-de-segurança-meltdown-e-spectre"! Se for atualizar, faça com extremo cuidado pois, não me responsabilizo se ocorrer algo!
    Agora pode ser apenas uma questão de drivers! Baixe o driverbooster e atualize os drivers do notebook!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Oliveira1
    Oliveira1 Member Posts: 14

    Tinkerer

    editado março 2019
    Existe uma atualização de bios para este modelo que é a versão 1.04 "https://www.acer.com/ac/pt/BR/content/support-product/7094?b=1"! No entanto é recomendável que antes você verifique qual versão está instalada, indo no cmd como administrador e digitando o seguine comando: wmic bios get smbiosbiosversion 
    Existe uma versão ainda mais atual que é a 1.07 que está neste site "https://br.answers.acer.com/app/answers/detail/a_id/53114/~/vulnerabilidades-de-segurança-meltdown-e-spectre"! Se for atualizar, faça com extremo cuidado pois, não me responsabilizo se ocorrer algo!
    Agora pode ser apenas uma questão de drivers! Baixe o driverbooster e atualize os drivers do notebook!
    Olá Egydio, acredito ter solucionado parcialmente o problema de tela preta !!

    Não vou entrar muito em detalhes técnicos, procurando focar na resolução do problema; pois, ainda há alguma incógnita a ser descoberta sobre o problema da tela preta ( ou  esfumaçando) do aspire vx 15. Bom, o problema  encontra-se no conjunto SO, hardware, software e tela/monitor, mas precisamente com a tela/monitor. Há toda uma infraestrutura neste notebook para renderizar uma imagem de alta qualidade, porém a tela/monitor  ( de baixa qualidade) deste notebook não traz aparentemente uma "configuração" compatível com essa engenharia. Além disso, há o problema "de consumo lógico do "disco 100%" transmitido pelo SO e um HD físico de 5400 rpm que prejudica bastante o seu desempenho, principalmente nas atualizações ( haja paciência).
    Agora vamos resolver o problema em 3 passos:

    1) Você vai eliminar o problema do  "HD 100%" seguindo as orientações desse vídeo do Baboo ( MVP Microsoft): 
    https://www.youtube.com/watch?v=qWESrvP_uU8 

    obs.: Após realizar o passo acima, verifique o "desempenho" do HD através da tecla de atalho "Ctrl+Tab+Esc". 

    2) Você deve manter o brilho do monitor em 70% ( no mínimo) e  90% (no máximo). 

    Seguindo estes 2 passos você vai resolver 90% do problema da tela preta ( ou esfumaçando). Realizei o teste com 3 notebooks Aspire VX15, ambos com sucesso. Porém, muito raramente a tela preta irá aparecer, onde caso aconteça você deve simplesmente baixar a tela do monitor totalmente e levantá-la após 5 segundos e a sua imagem será renderizada normalmente sem precisar reiniciar ( você não perderá o jogo...;D).

    3) Pessoal, nós temos uma excelente máquina (Aspire VX 15), mas infelizmente a combinação desse hd e monitor para esse "engine" ( motor) não foram viáveis, apesar de "funcionar". Eu aconselho acrescentar um SSD de 250 GB (no mínimo) e se tiver uma grana extra trocar o monitor por um de melhor qualidade (a troca desse monitor já não compensaria o custo benefício p/ aquisição desse produto - opinião de consumidor).

    obs2.: Não me responsabilizo pelos passos realizados acima. Esta foi uma experiência que eu  tive no meu Aspire VX15  e  que realizei nos notebooks de alguns amigos os quais ficaram totalmente satisfeitos. Utilizo o meu notebook para todas as ocasiões, inclusive games pesados. Espero ter ajudado !



  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,088 Trailblazer
    editado março 2019
    Olá @Oliveira1! É realmente frustante o problema com a tela preta! No entanto, a Acer disponibilizou um bios que corrige esse problema na versão 1.04! Além disso, a Acer adicionou a versão 1.08 do bios em seu site! Você já verificou se uma atualização do bios resolveu definitivamente este problema? Com relação ao disco em 100%, há relatos de problemas semelhantes com outros fabricantes. Esse problema do disco em 100% é no sistema operacional e não no hardware!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Oliveira1
    Oliveira1 Member Posts: 14

    Tinkerer

    Sempre deixo os meus "drivers" atualizados e até o momento o problema não foi solucionado por definitivo. Porém, a tela preta pra mim já não é mais problema, pois "raramente ocorre", e como eu havia relatado o problema é solucionado em 5 segundos. Quanto ao problema do disco 100%, sim, é um problema (lógico) do SO. Quando me referi ao HD ( físico/hardware) foi quanto ao desempenho do tempo de resposta sobre as transações realizadas ( leitura x escrita ). A velocidade de leitura e escrita de um HD é de 50 - 120 MB/s, enquanto um SSD de 200 - 500 MB/s ( 5x mais rápido) e se for um SSD m2 pode chegar a 20x mais rápido.

  • Oliveira1
    Oliveira1 Member Posts: 14

    Tinkerer

    Oliveira1 disse:
    Existe uma atualização de bios para este modelo que é a versão 1.04 "https://www.acer.com/ac/pt/BR/content/support-product/7094?b=1"! No entanto é recomendável que antes você verifique qual versão está instalada, indo no cmd como administrador e digitando o seguine comando: wmic bios get smbiosbiosversion 
    Existe uma versão ainda mais atual que é a 1.07 que está neste site "https://br.answers.acer.com/app/answers/detail/a_id/53114/~/vulnerabilidades-de-segurança-meltdown-e-spectre"! Se for atualizar, faça com extremo cuidado pois, não me responsabilizo se ocorrer algo!
    Agora pode ser apenas uma questão de drivers! Baixe o driverbooster e atualize os drivers do notebook!
    Olá Egydio, acredito ter solucionado parcialmente o problema de tela preta !!

    Não vou entrar muito em detalhes técnicos, procurando focar na resolução do problema; pois, ainda há alguma incógnita a ser descoberta sobre o problema da tela preta ( ou  esfumaçando) do aspire vx 15. Bom, o problema  encontra-se no conjunto SO, hardware, software e tela/monitor, mas precisamente com a tela/monitor. Há toda uma infraestrutura neste notebook para renderizar uma imagem de alta qualidade, porém a tela/monitor  ( de baixa qualidade) deste notebook não traz aparentemente uma "configuração" compatível com essa engenharia. Além disso, há o problema "de consumo lógico do "disco 100%" transmitido pelo SO e um HD físico de 5400 rpm que prejudica bastante o seu desempenho, principalmente nas atualizações ( haja paciência).
    Agora vamos resolver o problema em 3 passos:

    1) Você vai eliminar o problema do  "HD 100%" seguindo as orientações desse vídeo do Baboo ( MVP Microsoft): 
    https://www.youtube.com/watch?v=qWESrvP_uU8 

    obs.: Após realizar o passo acima, verifique o "desempenho" do HD através da tecla de atalho "Ctrl+Tab+Esc". 

    2) Você deve manter o brilho do monitor em 70% ( no mínimo) e  90% (no máximo). 

    Seguindo estes 2 passos você vai resolver 90% do problema da tela preta ( ou esfumaçando). Realizei o teste com 3 notebooks Aspire VX15, ambos com sucesso. Porém, muito raramente a tela preta irá aparecer, onde caso aconteça você deve simplesmente baixar a tela do monitor totalmente e levantá-la após 5 segundos e a sua imagem será renderizada normalmente sem precisar reiniciar ( você não perderá o jogo...;D).

    3) Pessoal, nós temos uma excelente máquina (Aspire VX 15), mas infelizmente a combinação desse hd e monitor para esse "engine" ( motor) não foram viáveis, apesar de "funcionar". Eu aconselho acrescentar um SSD de 250 GB (no mínimo) e se tiver uma grana extra trocar o monitor por um de melhor qualidade (a troca desse monitor já não compensaria o custo benefício p/ aquisição desse produto - opinião de consumidor).

    obs2.: Não me responsabilizo pelos passos realizados acima. Esta foi uma experiência que eu  tive no meu Aspire VX15  e  que realizei nos notebooks de alguns amigos os quais ficaram totalmente satisfeitos. Utilizo o meu notebook para todas as ocasiões, inclusive games pesados. Espero ter ajudado !



    obs3.: mantenha sempre os drivers atualizados !
  • Certo @Oliveira1! Mas você pode informar a versão do bios do seu notebook?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Oliveira1
    Oliveira1 Member Posts: 14

    Tinkerer

    editado maio 2019
    Certo @Oliveira1! Mas você pode informar a versão do bios do seu notebook?
    Desculpe pela demora (estava trabalhando num projeto), você pode executar o DxDiag para verificar as informações do sistema, incluindo a BIOS. A minha é a V. 1.06. 
    Hoje, lamentavelmente, a minha moldura se abriu novamente nas dobradiças. Já havia realizado o suposto reparo no período da garantia onde a peça com defeito ( vício de fabricação) foi substituída por outra idêntica. Veja que o problema foi apenas prorrogado e não solucionado, e não se trata de um caso isolado !
    Por se tratar do mesmo problema (defeito/ vício de fabricação), amanhã vou acionar novamente a assistência técnica da Acer para solucionar este caso. Este produto deveria ter sido substituído por outro similar ( sem defeito/vício de fabricação).
    Eu tenho um outro notebook da concorrência há mais de 5 anos e nunca tive problemas. Este notebook, Acer Aspire VX 15, em 1,5 ano de uso apresentou duas vezes o mesmo defeito e que também foi apresentado por vários usuários... Apresentarei aqui, mais uma vez, a solução do meu caso... Até breve !
  • Ok! Poste o resultado aqui!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)