problemas com o touchscreen Win10 Acer Iconia Tab 8w-810

jorgesoueu
jorgesoueu Member Posts: 4 New User
editado março 2023 em Arquivo de 2016
Boa tarde.
Ao tentar calibrar o touchscreen do meu tablet Acer Iconia tab 8 w-810 no Windows 10, perdeu quase toda a funcionalidade touch.

Agora, no arranque, apenas consigo utilizá-lo na Bios (vol up + power) e no Boot manager (vol down + power) que creio ser da Acer.
O Windows carrega até ao menú de login, mas já não detecta os toques no ecrã ne abre o teclado onscreen. O mesmo acontece no Windows Recovery (depois de forçar o reinicio 2 ou 3 vezes).

Tanto quanto sei a instalação do Windows está intacta. O Acer Recovery já não está disponível no arranque. No Safe Mode o touch screen também não funciona. O mesmo acontece com uma imagem de recuperação do Windows numa pen usb. Nem mesmo ligando um mouse óptico, com um adaptador otg, não resulta.

Por fim desliguei o safeboot, e tentei arrancar com um android x86 (Remix OS). Aí voltei a ter touch screen, mas não detecta os drivers da maior parte dos componentes (incluindo redes).
No Windows, o bluetooth e o Wireless estão desligados e o Windows apenas faz boot em 'safe mode'.

Podem sugerir-me alguma solução?

Desde já obrigado e boa semana.
J.R.

Comentários

• Joana
    Joana ACE Posts: 1,289 Pioneer

isso aconteceu depois que você atualizou para o Windows 10? Já tentou voltar para o Windows de fábrica para ver se resolve?

Se a minha resposta ajudou, marque como resolvido! Obrigada 
  • jorgesoueu

Olá Joana.

Sim, fiz o upgrade do W8.1 para W10. Infelizmente, já não tenho acesso à recovery da acer que vinha instalada de série. Também já não está presente a opção no Windows para voltar à versão anterior.

Talvez até esteja disponível alguma destas opções, mas estou sem o touchscreen a funcionar e nem com mouse usb consigo selecionar as opções da recuperação.

É tudo uma questão de touchscreen, de outro método de I/O (do género plug'n'play) ou qualquer outra forma de recuperar um dos Sitemas Operativos.

Há alguma solução simples?

• Joana
    Joana ACE Posts: 1,289 Pioneer

e você chegou a fazer atualização de drivers na página da Acer?

Olha a mensagem em vermelho.

Clipboard01.jpg

Se a minha resposta ajudou, marque como resolvido! Obrigada 
  • jorgesoueu

Olá Joana. Também fiz essas actualizações. só tenho pena de não ter actualizado a BIOS. Mas é curiosamente o único sítio onde ainda tenho touch screen, além do menú onde posso escolher Windows boot manager ou uma pen USB (quendo o sistema a reconhece).

O problema começou quando me lembrei de calibrar o touch screen!? E depois reiniciei. Nem mesmo no Safety mode funciona. Esta é aliás uma das grandes falhas do Win10 nos tablets.

Haverá forma de com uma pen usb, com o Windows Rescue Disk, dar ordem no boot para detectar o touch e carregar o osk (on screen keyborad)?

Obrigado.
    jorge.

• jorgesoueu

[SOLUTION / SOLUÇÃO / SOLVED / RESOLVIDO]

Olá. Se passaram pelo mesmo problema, aqui fica a minha solução. Reinstalação do sistema.

1 - Outro computador, de preferência com Windows e ligação à internet (com pelo menos 4GB de plafond)
    2 - Pen USB mín. 15GB

3 - rato Usb (ou teclado usb)

4 - cabo usb otg (usb fêmea - micro usb) para ligar o tablet ao rato/teclado
    5 - bateria do tablet carregada a 100% + carregador ligado durante a instalação do W10

6 - Imagem do Windows 10 (ISO , WIM ou ESD), basta pesquisarem no site da Microsoft. Atenção versões supercompactadas do W10 são embuste. Tem mesmo que ser aquele mono de 3.5GB. Consta que também resulta se conseguirem utilizar o ficheiro Install.ESD incluído no Upgrade do W10 (pesquisem no Google ou no BIng)
         Depois basta gravá-la para a pen usb com o Rufus ( https://rufus.akeo.ie/ )

Alternativa: Windows 10 Media Cration Tool (pequisem no site da Microsoft). Faz o mesmo que descrito em cima, de forma automática (download 3 a 4GB + gravação na pen usb).

7 - Ligar pen de instalação do Windows 10 ao tablet desligado. Reiniciar (power + vol down) e escolher a opção alternativa ao Windows Boot Manager (provavelmente a que tem termo 'usb' no nome). Se não resultar, pesquisem 'boot from usb on iconia'  no site support.acer.com

Nota: O programa de instalação do Windows permite instalar o sistema sem apagar os ficheiros pessoais, mas por vezes falha.

MUITO IMPORTANTE: NUNCA CALIBREM O TOUCHSCREEN! SÓ DÁ PROBLEMAS! E NUNCA REINICIEM O WINDOWS EM MODO SEGURO SE NÃO TIVEREM UM RATO OU TECLADO USB LIGADO AO TABLET, CONFIGURADO E A FUNCIONAR CORRECTAMENTE. Se voltarem a fazê-lo, esta é uma das soluções.
    Abraços.