Os melhores
Re: Acer Aspire 5 A515-45 e seu erro Kernel-Power
Estranho. Não é só você que relatou não sofrer mais reinícios depois de um tempo. O maior problema que circunda esse assunto é que parece intangível determinar uma solução central, como se os reinícios ocorressem por variadas causas. Da até pra chamar de o Lendário Problema do A515-45. Eu tive uns avisos de Kernel-Power, só que percebi que estavam ligados à falhas na inicialização rápida(evento 29), então desativei a FastBoot na BIOS e aparentemente resolveu. Entretanto, em uma ocasião, apenas em uma, presenciei uma reinicialização enquanto abria um jogo. Por enquanto estou aguardando se ocorre novamente, para eu efetuar a devolução do produto. Se as reinicializações forem sei lá, de um em um mês, talvez nem me incomode, mas se tiver ocorrências como em períodos semanais, aí sim, seria bem chato
No meu caso me livrei do incômodo evento 41 configurando no Plano de Energia para NUNCA suspender a atividade do computador. Como falei, é muito intangível determinar uma causa única, na verdade parece que é uma gama de causas que convergem pro mesmo problema. No meu caso, só tenho plena certeza que é relacionado com os estados de energia
Apareceu no site uma Bios versão 1.55, datada do dia 23/07/2025. Será que essa resolveu?
Olá NathanVirgilio,
Esse tópico já soma quase dois anos de relatos e tentativas diversas — muitas delas sem resultado duradouro. Só agora, no fim de julho de 2025, surgiu algo realmente novo para o Aspire 5 A515‑45: a BIOS versão 1.55 (23/07/2025).
Como essa atualização não existia durante a maior parte da discussão, ninguém das três primeiras páginas teve a chance de testá‑la. Vale muito a pena aplicá‑la, pois revisões de firmware podem incluir mudanças profundas em microcódigo, tabelas ACPI e gerenciamento de energia que afetam diretamente sintomas como o Kernel‑Power 41.
Minha sugestão de sequência:
- Atualizar para o BIOS 1.55 usando o pacote oficial da Acer (ou via Windows Update, se já oferecido).
- Migrar para o Windows 11 24H2, que traz melhorias no agendamento do processador e no framework de energia.
- Utilizar o equipamento normalmente por algumas semanas, monitorando pelo Visualizador de Eventos e Histórico de Confiabilidade para ver se há reincidências.
Se os desligamentos aleatórios cessarem, seu feedback vai ser importante para outros donos do modelo que ainda acompanham o tópico “de longe”, na dúvida se existe um caminho central para resolver o problema.
Puraw
Pergunta aos colegas:
Alguém aqui instalou a BIOS versão 1.55 (https://global-download.acer.com/GDFiles/BIOS/BIOS/BIOS_Acer_1.55_A_A.zip?acerid=638888357660963427&Step1=&Step2=&Step3=ASPIRE%20A515-45&OS=ALL&LC=pt&BC=ACER&SC=PA_3) , lançada dia 23/07/25?
Acho que pode haver uma luz no fim do túnel, uma vez que a Acer continua vendendo o notebook normalmente nesses marketplaces.
Re: A515-45G: Possível solução para cooler (FAN) disparando e travando em rotação máxima no Windows 11
Outro possível responsável por manter os núcleos da CPU com o clock travado na frequência máxima de operação, temperaturas constantemente elevadas e FANs operando em rotação máxima, é o recurso Fotos Herdadas (Photos Legacy) do Windows:
Créditos e agradecimentos ao usuário @AntonioDS por ter encontrado e compartilhado conosco. 😉
Problema no adaptador de video Nitro v15
Tive que formatar meu Nitro v15 esses dias por conta de um problema com o aplicativo da corsair, o notebook estava funcionando perfeitamente e configurado certinho, porém após a formatação e baixar os drivers de video e os gerais da nvidia simplesmente o notebook não usa a placa de video certa como padrão mesmo reconhecendo ela, alguém sabe como resolver isso ou como alterar as configurações