legacy bios

Options
leo3
leo3 Member Posts: 13 New User
edited March 2023 in 2017 Archives

Meu Acer Aspire ES15 ES-1572-36XW veio com windows 10, fiz um dual boot com ubuntu 16.04 (alterando o securyt de UEFI para legacy e fazendo algumas alterações a mais que não lembro agora, mas vi isso em um forum e deu certo) e funcionou perfeitamente por uns 5 meses, ate que a poucos dias, entrei no windows, desliguei normalmente, então não apareceu mais a opção de do grub. Entrei na Bios para ver qual o problema e percebi que a bios esta com as opções basicas bloqueadas. Então como eu posso desbloquear a bios para depois tentar recuperar o grub?

«1

Answers

  • JackE
    JackE ACE Posts: 44,482 Trailblazer
    Options

    >>>mas vi isso em um forum e deu certo>>>

     

    Que fórum?  Jack E/NJ

    Jack E/NJ

  • leo3
    leo3 Member Posts: 13 New User
    Options

    não lembro, ja faz uns 5 meses isso

  • JackE
    JackE ACE Posts: 44,482 Trailblazer
    Options

    Você pode voltar para o modo UEFI? Talvez seja necessário configurar uma senha do BIOS. Jack E/NJ

    Jack E/NJ

  • leo3
    leo3 Member Posts: 13 New User
    Options

    ja esta no modo UEFI, e ja tem uma senha, inclusive no hdd0 também tem senha, essas são as unicas  opções onde ainda é possivel mexer no setup da bios

     

  • JackE
    JackE ACE Posts: 44,482 Trailblazer
    Options

    Você ainda pode acessar o Win10? Se sim, o que acontece quando você pressiona F12 na tela do logotipo ACER? Jack E/NJ

    Jack E/NJ

  • leo3
    leo3 Member Posts: 13 New User
    Options

    sim esta entrando normal no windows, mas eu praticamente não uso o windows. Eu uso mais o ubuntu para estudo e trabalho. No momento estou acessando  via um live cd ubuntu, quando aperto a tecla F12 ao ligar o computador ele da a opção de entra pelo boot manager que são?

    1_ubuntu

    2_windows

    3_cd midia 

    mas eu ja tentei entra dessa forma no 1_ubuntu mas ele entra direto no windows

  • JackE
    JackE ACE Posts: 44,482 Trailblazer
    Options

    >>>[BIOS] ja esta no modo UEFI>>>

     

    O modo de inicialização legado é inacessível agora? Jack E/NJ

     

     

    Jack E/NJ

  • leo3
    leo3 Member Posts: 13 New User
    Options

    isso, não dar, esta travada a bios não  da pra fazer nehuma auteração 

  • JackE
    JackE ACE Posts: 44,482 Trailblazer
    Options

    >>>No momento estou acessando  via um live cd ubuntu>>>

     

    Você tentou executar o aplicativo Boot-Repair do Ubuntu DVD? Jack E/NJ

    Jack E/NJ

  • leo3
    leo3 Member Posts: 13 New User
    Options

    Sim ja tentei o : sudo grub-install /deve/sda5    

    o sda5 é a partição do ubuntu

    mas também não funciono

  • JackE
    JackE ACE Posts: 44,482 Trailblazer
    Options

    Por favor, google "boot-repair" "ubuntu" com as cotações. Você tentou esse método? Jack E/NJ

    Jack E/NJ

  • leo3
    leo3 Member Posts: 13 New User
    Options

    Meu caro isso não vai funcionar, pois o problema maior é o fato de as opções basicas da bio estarem bloqueada.

    Primeiro é precisso detravar as opções do setup da bio ( insydeH2O v1.02) para auterar o securyt boot de UEFI para o modo legace, porque so entra no ubutu no modo legace, o modo UEFI  é bloqueado para entra somente no windows, a minha bios estra travada no modo UEFI por isso  não esta mais entrando no ubuntu. Se voce sabe uma forma de destravar a bios me ensine porque é isso que tem que ser feito. Voce sabe abilitar a opção advancer? pode ser que no advancer bios eu cosiga destravar o securyt boot.

  • JackE
    JackE ACE Posts: 44,482 Trailblazer
    Options

    >>>No momento estou acessando  via um live cd ubuntu>>>

     

    Estou confuso. Você pode acessar partição sda5 via live CD ou não? Se você não pode acessar a partição sda5, sugiro que primeiro remova a senha do BIOS. Em seguida, arranque a frio no Win10 como normal. Em seguida, tente reconfigurar uma nova senha do BIOS para ver se o modo legado está novamente acessível. Jack E/NJ

     

     

    Jack E/NJ

  • leo3
    leo3 Member Posts: 13 New User
    Options

    Sim pelo live cd da pra acessar os arquivos  das partições do windos e do ubuntu.

    E então  voce sabe abilitar a opção advancer da bios? 

  • JackE
    JackE ACE Posts: 44,482 Trailblazer
    Options

    Se todos os métodos de recuperação de inicialização gruib falharam em https://help.ubuntu.com/community/RecoveringUbuntuAfterInstallingWindows

    então sugiro que
    (1) Primeiro, tente limpar sua senha de BIOS existente
    (2) Então reinicie no Win10
    (3) Então tente definir uma nova senha do BIOS
    (4) Em seguida, reinicialize no Win10 novamente
    (5) Então veja se o BIOS agora permite configurar o modo legado

     

    Jack E/NJ

     

     

    Jack E/NJ

  • leo3
    leo3 Member Posts: 13 New User
    Options

    Não da pra zerar a senha da BIOS, toda vez ele pede uma senha (a mesma senha ou uma nova).

    O Boot ainda continua travado no modo UEFI.

    Você sabe como abilitar o advanced setup BIOS?

  • JackE
    JackE ACE Posts: 44,482 Trailblazer
    Options

    >>>Não da pra zerar a senha da BIOS, toda vez ele pede uma senha (a mesma senha ou uma nova).>>>

     

    Primeiro, limpe or exclua a senha da bios antiga! "NÃO" crie uma nova senha "ANTES" de reiniciar o Win10 sem qualquer senha de bios. Jack E/NJ    

    Jack E/NJ

  • leo3
    leo3 Member Posts: 13 New User
    Options

    Não da pra excluir a senha antiga da BIOS sempre é pedido  asenha antiga e em seguida uma senha nova ou a mesma senha anterior, mas pra limpra ou excluir a senha antiga não é possivel sempre dar erro e se fizer isso 3 vezes a BIOS trava ai tem que desligar o notebook.

    Pra resolver o problema é so vc me dizer como habilitar o modo advanced da BIOS.

    COMO HABILITAR O MODO ADVANCED DA BIOS?

  • JackE
    JackE ACE Posts: 44,482 Trailblazer
    Options

    >>>COMO HABILITAR O MODO ADVANCED DA BIOS?>>>

     

    Compreendo. Mas estamos tentando ajudá-lo a mudar para o modo antigo. O modo legado não deve ser uma opção avançada. Se a aba avançada da BIOS não existisse antes desse problema, então não estará disponível agora. Simplesmente tente digitar uma batida da barra espaciadora para uma nova senha para tentar limpar o requisito de senha.

     

    Jack E/NJ

    Jack E/NJ

  • leo3
    leo3 Member Posts: 13 New User
    Options
    Bom acabei de fazer o que vc recomendou dei uma barra de espaçamento quando ele pede a senha nova, salvei e sai. E agora ele pede uma senha quando liga o Notebook, mas não é nenhuma senha que eu conheço, nem a barra de espaçamento nem a senha anterior, ou seja, agora não tenho nenhum acesso ao sistema operacional. Não dá pra acessar nem o live cd agora.