AN515-54-75FJ: Falha na Reinstalação do Windows

FransergioPaiva
FransergioPaiva Member Posts: 3 New User
Saudações a todos.

Antes de tudo, peço desculpas pelo longo texto, mas não consegui uma outra forma de explicar o que está ocorrendo e as tentativas que fiz para soluciona-lo.

Eu possuo um Acer Nitro 5 (AN515-54-75FJ).  Substitui o EndlessOS pelo Windows10 utilizando um pendriver criado conforme as orientações da Microsoft.

Após um tempo de uso, eu fiz a restauração do sistema e tudo ocorreu perfeitamente.

Para testar a distribuição Linux Ubuntu, eu fiz um dual boot no ssd e instalei o linux.

Tudo funcionou perfeitamente, tanto no Linux quanto no Windows.  Usei por semanas sem qualquer tipo de problema.

Hoje, ao tentar reinstalar o windows usando o mesmo pendrive descrito anteriormente, aparece uma tela preta com basicamente as informações:

"Windows Boot Manager (...) Windows failed to start. (...) File: \EFI\Microsoft\Boot\BCD (...) Status: 0xc000000f (...)"

Eu tive exatamente esse problema com outro acer que possuo (aspire de 2015).  Lá eu consegui resolver o problema usado o pendrive de restauração de fábrica próprio.  E somente fazendo a recuperação completa, aquela que desfaz até mesmo o particionamento do disco.

Pois bem, como o Nitro 5 veio com uma distribuição linux, após várias tentativas efetuando alterações na bios e retornando-a à configuração padrão, resolvi fazer uma instalação limpa do Ubuntu, removendo todas as partições existentes menos a WINDrivers.

Após a instalação ocorrer com sucesso, tentei novamente instalar o Windows10 pelo pendrive, mas o erro persiste.  

Basicamente eu retornei o note para a configuração padrão de 1 sistema operacional linux, mas ainda sim a instalação não funciona como da primeira vez.

Necessito de alguma dica, pois as que encontrei não resolvem.  Não dá para editar BCD pois não consigo acessa o prompt já que o pendrive com a instalação do windows acusa o problema assim que é acessado.

Também tentei os procedimentos com o pendrive backup e o erro é o mesmo.

Obrigado a todos que poderam ao menos ler meu pedido de ajuda.




[Título editado para adicionar o nome do produto e descrição do tópico]

Respostas

  • Você já verificou se o sata mode está em ahci e se o secure boot está desativado? 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • FransergioPaiva
    FransergioPaiva Member Posts: 3 New User
    Você já verificou se o sata mode está em ahci e se o secure boot está desativado? 

    Secure Boot Deseativado, sim.

    Já o Sata Mode está em "RST Premium with Optane" e não tem local na bios para alterar.  Essa informação está na 1a tela da bios ("Information") e não encontrei outro menu em que possa altera-la.


  • Você se lembra se instalou o linux em dual boot no modo ahci? Para alterar o sata mode, você tem que pressionar ctrl+s na guia main.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • FransergioPaiva
    FransergioPaiva Member Posts: 3 New User
    Você se lembra se instalou o linux em dual boot no modo ahci? Para alterar o sata mode, você tem que pressionar ctrl+s na guia main.

    Depois eu testarei esta opção do Ctrl+S na bios.  Só sei informar que não alterei a configuração de fábrica do Ahci/Sata pois não está diretamente disponível.

    Entretanto, eu consegui fazer a instalação do Windows na máquina da seguinte forma:

    1) usando o Linux, eu baixei o arquivo ISO do Windows10.  Usando do Windows eu só consigo baixar a aplicação que para fazer o pendrive, não a ISO.
    2) copiei para outro computador e criei um pendrive bootável GPT com o Rufus
    3) com esse pendrive, consegui dar o boot e fazer a instalação limpa do Windows10.

    O estranho em toda história foi o fato de não conseguir fazer a instalação do Windows usando um pendrive criado pelo aplicativo da Microsoft... para piorar, foi o mesmo pendrive usado para instalar o Windows no lugar do EndleOS (sistema operacional de fábrica).

    Durante minhas tentativas anteriores, eu criei outro pendrive usando a aplicação da MS e ele também não funcionou para instalar o W10 em minhas máquinas.

    Bem.. como diria o sábio filósofo.. "coisas de Laurinha".

    Obrigado pela atenção de todos.
  • Ok! Mas o problema ainda está ocorrendo?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)