Por qual motivo o Acer Nitro 5 modelo da amd se apropria de 2gb de RAM? Qual função, melhora o quê?

JoshuaMaia
JoshuaMaia Member Posts: 9

Tinkerer

editado junho 2023 em Arquivo de 2020
Queria entender melhor isso, pois comprei este modelo, e ele usa 2gb de ram, mas já instalei outra memória de 8gb, mas fico curioso, ele melhora algum processo?

Melhor resposta

• LordArroz
    LordArroz Member Posts: 7

Tinkerer

Responder ✓
    Olá, é bem simples.

Nos modelos com processadores AMD (Ryzen 5 e afins) são dedicados 2Gb da memória para a placa de vídeo integrada Vega, o que é excelente para dispositivos que não possuem chip gráfico dedicado, o que não é o caso dos Nitros... mas como é padrão desses processadores, mesmo com placa de vídeo dedicada ainda consome os 2gb.

Você deve se perguntar...

"Ok, mas pra que eu preciso?"

Pra nada KKKKK

Porém, no uso normal (Sem jogar ou forçar o dispositivo) a placa dedicada é "desligada" e que assume é a Vega (Integrada ao processador) o que pode ajudar na economia de bateria por exemplo, já que não precisa de tanto desempenho. 

Se quiser mais detalhes, baixe o AMD Adrenalin, nele tu consegue ver as placas de vídeo presentes, em Notebooks funcionam de maneira hibrida.

Pergunta bônus que você deve estar fazendo:

"Ah, mas será que tem como desativar a Vega, e pegar meus 2gb de volta?"

Até o momento ainda não se sabe como fazer, tem como fazer em desktops... mas em notebooks até onde eu sei ainda não foi possível.

PS: Também tenho um Amd Ryzen 5 e meu notebook tem placa de vídeo, queria muito os 2gb, mas sigo pleno... futuramente vou fazer um Up na Ram.

Espero que tenha ajudado. 

Respostas

• LordArroz
    LordArroz Member Posts: 7

Tinkerer

Responder ✓
    Olá, é bem simples.

Nos modelos com processadores AMD (Ryzen 5 e afins) são dedicados 2Gb da memória para a placa de vídeo integrada Vega, o que é excelente para dispositivos que não possuem chip gráfico dedicado, o que não é o caso dos Nitros... mas como é padrão desses processadores, mesmo com placa de vídeo dedicada ainda consome os 2gb.

Você deve se perguntar...

"Ok, mas pra que eu preciso?"

Pra nada KKKKK

Porém, no uso normal (Sem jogar ou forçar o dispositivo) a placa dedicada é "desligada" e que assume é a Vega (Integrada ao processador) o que pode ajudar na economia de bateria por exemplo, já que não precisa de tanto desempenho. 

Se quiser mais detalhes, baixe o AMD Adrenalin, nele tu consegue ver as placas de vídeo presentes, em Notebooks funcionam de maneira hibrida.

Pergunta bônus que você deve estar fazendo:

"Ah, mas será que tem como desativar a Vega, e pegar meus 2gb de volta?"

Até o momento ainda não se sabe como fazer, tem como fazer em desktops... mas em notebooks até onde eu sei ainda não foi possível.

PS: Também tenho um Amd Ryzen 5 e meu notebook tem placa de vídeo, queria muito os 2gb, mas sigo pleno... futuramente vou fazer um Up na Ram.

Espero que tenha ajudado.