AN515-54-75FJ: Velocidade das ventoinhas

System
System Member Posts: 4,552 Seasoned Practitioner WiFi Icon
editado junho 2023 em Arquivo de 2020
Esta discussão foi criada a partir da divisão de comentários de: AN515-54-75FJ : Velocidades da ventoinhas Nitro 5 muito acima do normal

Respostas

• michelaraujo
    michelaraujo Member Posts: 13

Tinkerer

Olá!

Meu notebook AN515-54-75FJ está com problema semelhante. Instalei o Ubuntu 20.04 e, mesmo não tendo instalado nada, com tudo atualizado, de vez em quando ele dispara a ventoinha. O barulho além de ser muito irritante, provoca um desgaste desnecessário e consome mais bateria do que deveria.

Verificando pelo top, identifiquei que não há nenhum processo utilizando de forma significativa a CPU - ele fica com 98% idle. Com o XSensors verifiquei que a temperatura média do processador não ultrapassa 38ºC quando essa situação ocorre. O vento que sai das aberturas do notebook sai frio - não há a menor justificativa para ele ter este comportamento. Vi em diversas listas de discussão as pessoas reclamando deste problema no Acer Nitro 5, em diferentes sistemas operacionais, mas não encontrei solução em nenhum lugar. Vi em muitos lugares que é sugerido atualizar a BIOS, mas em todos os casos os usuários relataram que tal operação não resolve o problema.

De forma paliativa, quando há essa disparada das ventoinhas, coloco o computador para suspender e depois retorno ao uso - as ventoinhas voltam ao normal.

Alguém encontrou uma solução definitiva para isso?

Muito obrigado!
  • Alguns usuários relataram que quando o sata mode está em ahci, parece que resolve o problema. Além disso, coloque o plano de energia no modo equilibrado. informe também a versão do bios.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • michelaraujo

Tinkerer

editado dezembro 2020
    Olá! A versão do BIOS é 1.30. O SATA mode do meu notebook já estava em AHCI. Onde encontro essa opção de alternar plano de energia?
  • Nas opções de energia ou no centro de mobilidade do windows.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • michelaraujo

Tinkerer

Meu problema está ocorrendo no Ubuntu 20.04.
  • Isso ocorre mesmo alterando o plano de energia no ubuntu?

egydiocoelho Trailblazer

• michelaraujo

Tinkerer

As configurações de energia do Ubuntu são bastante limitadas ("Configurações" -> "Energia"). A única configuração para o computador ativo é, basicamente, o brilho da tela. As demais configurações são apenas ativadas quando o computador fica inativo (desligar a tela, wifi, bluetooth, etc.) - o que não serviria para meu caso. Pode ser que haja outro local de configuração de plano de energia, mas desconheço.

• Eu não tenho muita experiência com o linux, apesar de tê-lo instalado aqui no meu também. Agora, você pode tentar controlar os fans com o fancontrol: https://askubuntu.com/questions/1133890/how-can-i-control-fan-speed-on-acer-nitro-5

egydiocoelho Trailblazer

• michelaraujo

Tinkerer

Muito obrigado, Egydio.

Vou aguardar para ver se outra pessoa aparece com alguma outra solução para este problema. O uso do Fancontrol envolve riscos - é um workaround.
    O sistema operacional sozinho deveria fazer corretamente este controle, desde que não haja problema de hardware, claro.
    Meu notebook ainda está na garantia. Vou dar mais uma pesquisada para ter a certeza de que o problema não é no hardware.

• michelaraujo

Tinkerer

A melhor saída temporária que encontrei até o momento foi a instalação do processo tlp (sudo apt install tlp).
    "tlp - apply laptop power saving settings.  Apply  power saving settings manually and control ThinkPad battery features."
    Apenas a instalação. Depois disso não foi necessário realizar nenhuma configuração. O disparo das ventoinhas se tornou bastante raro.