Boa tarde, pessoal
Gostaria de saber se vocês podem me ajudar com um problema que estou tendo com meu nitro5 (an517-51-55nt).
Basicamente, meu computador não está tendo acesso (embora o sistema "reconheça") o HD.
Algumas informações que eu acho que poderão ajudar a esclarecer:
1) Meu note chegou há dois dias e já substituí o sistema operacional Endless. No lugar, instalei o Windows 10 (baixei a versão "free" disponibilizada no próprio site da Microsoft, mas ainda não comprei a licença, o que farei assim que possível). Instalei o win10 pelo pen drive, conforme explicado em diversos tutoriais. Antes de instalar o win10 no SSD, formatei todas as unidades de disco (SSD e HD, sendo que ambas apareceram naquela etapa de instalação que somos solicitados a escolher em qual dos dispositivos iremos instalar o Win). Fiz um backup da pasta WINDRIVER em um pen drive "just in case".
2) A instalação do Windows transcorreu de forma aparentemente normal. Em seguida, atualizei os drivers utilizando a própria central de atualização do Windows. Atualizei tudo o que podia por ali. Em seguida, instalei todos os drivers que localizei na pasta WINDRIVER.
3) Explorando meu computador, notei que ao clicar em "Este Computador" apenas localizei a unidade referente ao SSD (disco local C, no tamanho de 118 GB). A unidade do HD de 1TB não apareceu!
4) No "Meu computador", por sua vez, verifiquei que:
4.1) Ao clicar em "Meu Computador" --> "Gerenciar" --> "
Gerenciamento de disco": aparece
apenas o SSD (e suas partições). O HD não é mostrado de qualquer forma aqui.
As partições do SSD estão "organizadas" da seguinte forma:
(C:) - 118,63 GB NTFS
(disco 0 partição 1) - 100MB
(disco 0 partição 4) - 507MB NTFS
4.2) Ao clicar em "Meu Computador" --> "Gerenciar" --> "Gerenciador de dispositivo" --> "unidades de disco": aqui localizo tanto o SSD (IM2P33F8R1-128GB) quanto o HD (WDC WD10SPZX-21|10T0). Neste caso, ao clicar com o botão direito sobre o HD, tentei atualizar driver, desinstalá-lo e desabilitar dispositivo... enfim, nada fez com que o HD fosse "ativado".
5) Nas BIOS não cheguei a fuçar nada (apenas fiz algumas alterações necessárias para a instalação do Windows). Sou absolutamente leigo então evito fuçar nas BIOS.
6) Ao abrir o programa chamado "tecnologia de armazenamento intel rapid" (este programa surgiu após a instalação de um dos drivers que estavam na pasta WINDRIVER), ele consta o HD (disco SATA 932 GB) como normal/ativo, mas mesmo assim ele não aparece no Meu Computador, tampouco no Gerenciamento de disco. No programa acima mencionado, ao colocar o cursor sobre o "ícone" do disco SATA (932MB), aparecem as seguintes informações:
Status: normal
Tipo: disco rígido SATA
Uso: disponível
Controladora: 0, porta 4
Local da porta: interno
Disco do sistema: não
e mais algumas outras informações (número de série, modelo e tamanho...)
7) Uma coisa que eu estranhei (não sei se isto é de qualquer forma relevante - sou totalmente leigo nesses assuntos), mas é que tanto o SSD quanto o HD aparecem como "disco 0". Pelo que observei em alguns tutoriais, normalmente um desses discos é 0 e o outro é 1... Penso se isso não poderia esta dando algum tipo de conflito ou coisa parecida.
8) Por fim, gostaria de ressaltar que encontrei algumas pessoas que passaram por problemas mais ou menos semelhantes (inclusive nesta comunidade), mas não encontrei nenhuma explicação ou solução que tenha funcionado para mim (até agora). Por esta razão decidi recorrer a vocês na tentativa me darem alguma luz com essa situação.
Obrigado e aguardo o contato!