A315-42-R1B0: BIOS não detecta W10 (Original) instalado/clonado no SSD M.2 NVME
Charlin
Member Posts: 12
Tinkerer
Bom pessoal, meu caso é o seguinte: meu notebook é o Aspire 3 A315-42-R1B0. Comprei um SSD KingDian M.2 NVME (512GB que é o máximo permitido para expansão, de acordo com o próprio site Acer).
Realizei a instalação do SSD, o disco foi reconhecido normalmente pelo sistema eu precisando apenas criar um volume simples no gerenciamento de discos.
Primeiramente eu fiz um clone do meu sistema usando o "EaseUS" pois o "Macrium" apresentou um erro entre os discos (HD: 512 ~SSD: 4096). Porém ao tentar mudar a inicialização do sistema pela BIOS, o SSD era reconhecido na tela inicial da BIOS porém o W10 não era reconhecido na parte de boot. Tanto dentro da BIOS (F2) quanto dentro do boot de inicialização do sistema (F12) a única opção que aparecia era o windows do HD.
Após tentar mexer nas configurações de senhas por exemplo, por várias vezes... resolvi usar um pendrive bootavel com a imagem do W10 criada do meu próprio HD. Ao reiniciar o boot de inicialização (F12) reconheceu o pendrive e consegui prosseguir com a instalação. Foi possível instalar o W10 no meu SSD, porém nessa tentativa eu tinha o W10 do HD que foi como veio de fábrica e tinha também a instalação no SSD que eu acabara de fazer... Quando o notebook reiniciou, percebi que o sistema que estava sendo reconhecido ainda era o W10 do HD.
Minha última tentativa então foi, fazer o processo de instalação através do pendrive bootavel porém eu formatei meu HD e instalei o W10 no SSD para que houvesse apenas 1 Sistema Operacional. Isso foi um grande erro. O W10 no SSD continuou não sendo reconhecido e o notebook toda vez iniciava em modo de recuperação. E não havia nada que eu pudesse fazer a não ser instalar o W10 no HD novamente.
Eu já não tenho mais opções do que fazer. Nenhum vídeo no youtube abrange meu problema. Um amigo comprou o mesmo SSD e conseguiu instalar o W10 sem problemas.
Alguém faz alguma ideia de como proceder?
Obrigado.
[Título editado para adicionar o nome do produto]
Realizei a instalação do SSD, o disco foi reconhecido normalmente pelo sistema eu precisando apenas criar um volume simples no gerenciamento de discos.
Primeiramente eu fiz um clone do meu sistema usando o "EaseUS" pois o "Macrium" apresentou um erro entre os discos (HD: 512 ~SSD: 4096). Porém ao tentar mudar a inicialização do sistema pela BIOS, o SSD era reconhecido na tela inicial da BIOS porém o W10 não era reconhecido na parte de boot. Tanto dentro da BIOS (F2) quanto dentro do boot de inicialização do sistema (F12) a única opção que aparecia era o windows do HD.
Após tentar mexer nas configurações de senhas por exemplo, por várias vezes... resolvi usar um pendrive bootavel com a imagem do W10 criada do meu próprio HD. Ao reiniciar o boot de inicialização (F12) reconheceu o pendrive e consegui prosseguir com a instalação. Foi possível instalar o W10 no meu SSD, porém nessa tentativa eu tinha o W10 do HD que foi como veio de fábrica e tinha também a instalação no SSD que eu acabara de fazer... Quando o notebook reiniciou, percebi que o sistema que estava sendo reconhecido ainda era o W10 do HD.
Minha última tentativa então foi, fazer o processo de instalação através do pendrive bootavel porém eu formatei meu HD e instalei o W10 no SSD para que houvesse apenas 1 Sistema Operacional. Isso foi um grande erro. O W10 no SSD continuou não sendo reconhecido e o notebook toda vez iniciava em modo de recuperação. E não havia nada que eu pudesse fazer a não ser instalar o W10 no HD novamente.
Eu já não tenho mais opções do que fazer. Nenhum vídeo no youtube abrange meu problema. Um amigo comprou o mesmo SSD e conseguiu instalar o W10 sem problemas.
Alguém faz alguma ideia de como proceder?
Obrigado.
[Título editado para adicionar o nome do produto]
0
Respostas
-
Acesse o bios, vá na guia main, pressione ctrl+s e altere o sata mode para ahci. Além disso, crie uma senha no setsupervisorpassword e desative o secureboot.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
egydiocoelho disse:Acesse o bios, vá na guia main, pressione ctrl+s e altere o sata mode para ahci. Além disso, crie uma senha no setsupervisorpassword e desative o secureboot.
0 -
O que acontece quando você desconecta o disco rígido e deixa apenas o ssd instalado?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
egydiocoelho disse:O que acontece quando você desconecta o disco rígido e deixa apenas o ssd instalado?0
-
Você pode informar a versão do bios?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
egydiocoelho disse:Você pode informar a versão do bios?0
-
O mesmo problema ocorre quando você instala o windows, utilizando um iso da microsoft?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
egydiocoelho disse:O mesmo problema ocorre quando você instala o windows, utilizando um iso da microsoft?0
-
O que acontece quando você remove o disco rígido, instala o windows no ssd e naquela guia que aparece todas as partições, deleta todas as partições?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
egydiocoelho disse:O que acontece quando você remove o disco rígido, instala o windows no ssd e naquela guia que aparece todas as partições, deleta todas as partições?0
-
Sim, você tem que deletar todas aquelas partições. Quando clicar em avançar, o windows irá criar novas partições automaticamente.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
egydiocoelho disse:Sim, você tem que deletar todas aquelas partições. Quando clicar em avançar, o windows irá criar novas partições automaticamente.
0 -
Tente alterar o sata mode no bios e verifique se o mesmo problema ocorre. Acho que será necessário instalar o arquivo .inf do chipset dentro da instalação do windows, clicando em carregar driver.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
egydiocoelho disse:Tente alterar o sata mode no bios e verifique se o mesmo problema ocorre. Acho que será necessário instalar o arquivo .inf do chipset dentro da instalação do windows, clicando em carregar driver.0
-
Você sabe informar qual é a versão do bios? https://www.acer.com/ac/pt/BR/content/support-product/8050?b=1Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
egydiocoelho disse:Você sabe informar qual é a versão do bios? https://www.acer.com/ac/pt/BR/content/support-product/8050?b=10
-
Tente isso:
a) dentro da instalação do windows, pressione shift+f10 e digite esses comandos:
diskpart
list disk
sel disk x (x é o número do ssd)
clean
convert gpt
b) depois, feche o prompt de comando e continue a instalação.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
egydiocoelho disse:Tente isso:
a) dentro da instalação do windows, pressione shift+f10 e digite esses comandos:
diskpart
list disk
clean
convert gpt
b) depois, feche o prompt de comando e continue a instalação.
Segue imagem pós realização dos comandos indicados e instalação.
Obs.: o HD foi removido, deixei apenas o SSD.
0 -
Charlin disse:egydiocoelho disse:Tente isso:
diskpart
list disk
clean
convert gpt
b) depois, feche o prompt de comando e continue a instalação.
Segue imagem pós realização dos comandos indicados e instalação.
Obs.: o HD foi removido, deixei apenas o SSD.
0 -
Você tem como verificar se o mesmo problema ocorre ao conectar o ssd em outro computador?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0