ACER Aspire 5738ZG a desligar repentinamente
jprelvas
Member Posts: 4 New User
Olá a todos. Tenho um ACER Aspire 5738ZG bem antigo (talvez de 2006 ou 2007) que nestes últimos 3/4 anos tem sofrido um desgaste brutal, ligado 24/7 em exclusivo como suporte para a gravação de imagens das minhas IP Cams do exterior e para sincronizar os respetivos vídeos para a cloud. Ora nestas últimas 2 a 3 semanas começou a desligar-se do nada. Julguei ser aquecimento, desmontei tudo, tirei a board e limpei. Já não voltei a montar, fiquei com a board em cima de um tampo de madeira ligada a um monitor externo, portanto neste momento isto parece tudo menos um portátil. Aproveitei para limpar todo o pó e, pensando que o desligar repentino fosse um problema de sobreaquecimento (da gráfica ou processador) aproveitei para instalar uma ventoinha 6x6 por baixo da board. Isto fez com que a temperatura da gráfica reduzisse cerca de 15 graus (passou de 65º habituais para os 50º) e o processador passou de 55 graus para 40º. Voltei a ligar tudo e funcionou perfeitamente por uns 3 dias, depois voltou a desligar-se do nada. Isto não tem um padrão certo, há bocado liguei-o e ao fim de 1 minuto depois do arranque desligou logo. Voltei a ligar logo de seguida e já está a funcionar há umas boas horas, sempre com a temperatura amena, portanto o problema não pode vir daí. Em resumo, o portátil tanto funciona 3 minutos e desliga-se como 3 dias seguidos. Outras observações: não tem bateria já há muito tempo, funciona direto com o alimentador de corrente, o LCD está desativado porque o flat cable faz mau contacto (está ligado a um monitor externo) e não tenho razões para suspeitar do adaptador de corrente (transformador) ou de falhas elétricas na tomada onde tudo está ligado. Eu inclino-me mais para um problema na board devido ao excesso de uso ao longo de todos estes anos. A minha questão é tentar perceber se alguém já teve algum problema deste tipo (neste modelo ou noutro qualquer) e se sim se teve solução e onde está a causa para tudo isto? Desculpem o texto demasiado extenso mas teve que ser para explicar tudo em condições. Um abraço a todos e obrigado.
0
Respostas
-
Eu começaria limpando os fans e trocando a pasta térmica:
https://www.youtube.com/watch?v=bWgplJfl1mc
https://www.youtube.com/watch?v=kLo_rbkuigE
https://www.youtube.com/watch?v=WFq0eOW-r58
https://www.youtube.com/watch?v=bWgplJfl1mc
https://www.youtube.com/watch?v=ma-gGwad0Eg
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
De ontem ao final da tarde até agora ainda não caiu. Entretanto já substituí a pasta térmica e limpei a ventoinha do cooler (não havia grande sujidade pois já tinha feito isso por alto há uns dias). As temperaturas parecem-me bem (GPU 45º, CPU 1 39º, CPU 2 41º, HDD 35º) não vejo assim nada de exagerado. Vamos ver como se comporta nas próximas horas / dias. Obrigado pela dica.0
-
Bom, isto não resolveu as coisas embora tivesse sido uma boa tentativa. Hoje por volta das 4 da manhã isto desligou-se de novo. Portanto, sendo isto um daqueles eventos que dificilmente será conhecida a causa, vou deixar as coisas andar assim, não posso estar a investir um portátil com alguns 15 anos.0
-
O mesmo problema ocorre ao desconectar a bateria de lition?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1 -
egydiocoelho disse:O mesmo problema ocorre ao desconectar a bateria de lition?o problema está resolvido e era mesmo do alimentador de corrente. desmontei o portátil todo, retirei a carcaça, mudei a pasta térmica, consegui pôr o LCD original a funcionar e montei tudo sem a carcaça em cima de uma prancha de madeira. entretanto aproveitei para ligar a bateria que, mesmo estando nas últimas, ainda dá para uns minutos sem corrente. a partir deste momento e com o mesmo alimentador de corrente nunca mais tive falhas, por isso concluo que o alimentador não estará em condições e num ou outro momento pode falhar a voltagem e por isso é que desligava. agora com a bateria sempre ligada nunca mais desligou. aproveitei para colocar uma ventoinha externa que me ajuda e muito no arrefecimento, antes ia com a gráfica aos 75º e agora não passo dos 51º. resumindo, problema resolvido.
1