ACER Aspire 5738ZG a desligar repentinamente
Olá a todos. Tenho um ACER Aspire 5738ZG bem antigo (talvez de 2006 ou 2007) que nestes últimos 3/4 anos tem sofrido um desgaste brutal, ligado 24/7 em exclusivo como suporte para a gravação de imagens das minhas IP Cams do exterior e para sincronizar os respetivos vídeos para a cloud. Ora nestas últimas 2 a 3 semanas começou a desligar-se do nada. Julguei ser aquecimento, desmontei tudo, tirei a board e limpei. Já não voltei a montar, fiquei com a board em cima de um tampo de madeira ligada a um monitor externo, portanto neste momento isto parece tudo menos um portátil. Aproveitei para limpar todo o pó e, pensando que o desligar repentino fosse um problema de sobreaquecimento (da gráfica ou processador) aproveitei para instalar uma ventoinha 6x6 por baixo da board. Isto fez com que a temperatura da gráfica reduzisse cerca de 15 graus (passou de 65º habituais para os 50º) e o processador passou de 55 graus para 40º. Voltei a ligar tudo e funcionou perfeitamente por uns 3 dias, depois voltou a desligar-se do nada. Isto não tem um padrão certo, há bocado liguei-o e ao fim de 1 minuto depois do arranque desligou logo. Voltei a ligar logo de seguida e já está a funcionar há umas boas horas, sempre com a temperatura amena, portanto o problema não pode vir daí. Em resumo, o portátil tanto funciona 3 minutos e desliga-se como 3 dias seguidos. Outras observações: não tem bateria já há muito tempo, funciona direto com o alimentador de corrente, o LCD está desativado porque o flat cable faz mau contacto (está ligado a um monitor externo) e não tenho razões para suspeitar do adaptador de corrente (transformador) ou de falhas elétricas na tomada onde tudo está ligado. Eu inclino-me mais para um problema na board devido ao excesso de uso ao longo de todos estes anos. A minha questão é tentar perceber se alguém já teve algum problema deste tipo (neste modelo ou noutro qualquer) e se sim se teve solução e onde está a causa para tudo isto? Desculpem o texto demasiado extenso mas teve que ser para explicar tudo em condições. Um abraço a todos e obrigado.