Como deixar o Acer Aspire V5-123-3824 menos lento?

Dani90
Dani90 Member Posts: 16 Troubleshooter
editado maio 2023 em Arquivo de 2020
Tem alguma forma de deixar esse notebook mais rápido? 

Melhor resposta

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Partindo do básico... todo notebook somente atinge desempenho máximo quando conectado na tomada de energia.
    Utilizar diretamente na bateria gera queda padrão de desempenho.

Comece por realizar todos esses procedimentos:

1- todos os drivers e o Windows (1903 ou 1909) devem estar devidamente atualizados
    2- o aparelho deve estar setado para usar o plano de energia de alto desempenho do Windows
    3- a bateria deve ser carregada a 100% antes de alguma atividade de alto desempenho
    4- a bateria deve estar setada nas opções avançadas de energia para máximo desempenho
    5- o aparelho deve estar conectado diretamente a uma tomada de energia exclusiva, devidamente aterrada sem nenhum adaptador

Acesse o MSCONFIG e desabilite TODAS as aplicações que iniciam com o sistema.
    Desabilite também todos os serviços que não sejam Microsoft.
    Desinstale qualquer antivírus que tenha instalado e deixe somente a proteção nativa do Windows.

Reinicie e faça um teste.

A maior questão do seu aparelho é que se trata de um sistema básico de entrada.
    Processador sem suporte a tecnologias atuais, pouca RAM e praticamente sem suporte a upgrades viáveis.

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

Respostas

• MaClane
    Bom dia Dani90 !

Quais questões de "lentidão" o aparelho apresenta?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• MaClane
    Responder ✓
    Partindo do básico... todo notebook somente atinge desempenho máximo quando conectado na tomada de energia.
    Utilizar diretamente na bateria gera queda padrão de desempenho.

Comece por realizar todos esses procedimentos:

1- todos os drivers e o Windows (1903 ou 1909) devem estar devidamente atualizados
    2- o aparelho deve estar setado para usar o plano de energia de alto desempenho do Windows
    3- a bateria deve ser carregada a 100% antes de alguma atividade de alto desempenho
    4- a bateria deve estar setada nas opções avançadas de energia para máximo desempenho
    5- o aparelho deve estar conectado diretamente a uma tomada de energia exclusiva, devidamente aterrada sem nenhum adaptador

Acesse o MSCONFIG e desabilite TODAS as aplicações que iniciam com o sistema.
    Desabilite também todos os serviços que não sejam Microsoft.
    Desinstale qualquer antivírus que tenha instalado e deixe somente a proteção nativa do Windows.

Reinicie e faça um teste.

A maior questão do seu aparelho é que se trata de um sistema básico de entrada.
    Processador sem suporte a tecnologias atuais, pouca RAM e praticamente sem suporte a upgrades viáveis.

Sincerely, J. MaClane ™

• Maiakovski
    Maiakovski Member Posts: 5

Tinkerer

Olá, eu tenho um desse, aliás dois. Deve começar colocando um pente DDR3 de 8GB de memória. Em alguns sites verá dizendo que a capacidade máxima de memória é 4GB, mas estão errados: o máximo que o modelo Aspire V5-123-3824 suporte é um pente de 8GB. Em um dos notes que tenho coloquei um pente da Kingston de 8GB, reconhece na boa, usa toda a memória e o desempenho é incomparável em relação aos 2GB de origem. Depois, substitua o HD por um SSD, vai ganhar muito mais velocidade. Não tenho certeza se a linha Aspire V5-123 possui porta SATA no padrão III, que lhe permite melhor aproveitamento do SSD, as informações que obtive são desencontradas e os testes que fiz deram resultados diferentes, porém o ganho de rendimento com um SSD vale muito a troca. Por fim, recomendo usar uma distribuição leve do Linux, como o Mint 19.1 ou 20, baseados no Ubuntu. Não ache que o seu note vá ficar um foguete, tipo Pentium i7, pois o processador dele é muuuito modesto (e nem dá para trocar, pois é soldado na placa). Mas ficará bem descente e bastante usável, eu mesmo uso para quase tudo que necessito, e com o Linux instalado você conseguirá até jogar.