AN515-51-75KZ.: Placa-mãe de notebook não reconhecendo M.2?
catatau1
Member Posts: 7 New User
Boa tarde a todos, peço perdão desde já caso tenha aberto o tópico na area errada, sou novo nesse fórum ( na realidade abri conta justamente para esse tópico)
Tenho um notebook Acer Aspire Nitro 5, gosto muito dele, a unica coisa que deixou a desejar foi a falta de um SSD, então eu comprei um M.2 XPG Spectrix S40G de 512GB na Kabum em janeiro desse ano, e tenho usado até esses dias e o notebook estava perfeito no meu ponto de vista, bem rápido e suprindo todas minhas necessidades, até deixei o meu HD antigo como "reserva", algumas vezes ao iniciar o notebook apresentava uma tela azul, porém logo depois subia o Windows normalmente.
Acontece que ontem eu tive o mesmo problema, porém ele não iniciou mais, ficou na tela azul em looping, tentava carregar mas não conhecia e voltava, eu abri o notebook ( já passou da garantia de todo modo ) dei uma limpada etc, desencaixei e encaixei novamente os periféricos, e depois ele iniciou novamente ( porém não reconheceu o HD reserva, como não era grande necessidade deixei passar )
Hoje ao ligar tive o mesmo problema.
Novamente eu abri o notebook, limpei, tentei encaixar os periféricos novamente, encaixei o cabo do HD reserva, e ao ligar, não tive sucessso..
Pude perceber que o M.2 até pisca as cores ao ligar o notebook, porém não é reconhecido...
Diante disso eu levei meu notebook na casa do meu cunhado e fizemos alguns testes juntos:
Conectei o meu M.2 no computador dele, e iniciou sem problemas, de primeira, então creio que o M.2 esteja ok.
Conectei o HD dele no meu notebook e também ligou sem falhas.
Após isso, peguei o meu HD reserva e instalei o Windows, para ao menos poder utilizar por esses dias.
Acredito eu, que a entrada de M.2 na placa-mãe do notebook esteja "danificada" pois o M.2 em sí está funcionando normalmente como testei no computador do meu cunhado.
Caso seja isso mesmo, voces conheçem alguma autorizada da Acer que consiga fazer algum ajuste na placa, para voltar a aceitar o M.2? Moro na região de SP-ABC.
Há algum outro teste a se fazer? Esqueci de algo?
Obrigado a todos.
[Título editado para adicionar o nome do produto]
Tenho um notebook Acer Aspire Nitro 5, gosto muito dele, a unica coisa que deixou a desejar foi a falta de um SSD, então eu comprei um M.2 XPG Spectrix S40G de 512GB na Kabum em janeiro desse ano, e tenho usado até esses dias e o notebook estava perfeito no meu ponto de vista, bem rápido e suprindo todas minhas necessidades, até deixei o meu HD antigo como "reserva", algumas vezes ao iniciar o notebook apresentava uma tela azul, porém logo depois subia o Windows normalmente.
Acontece que ontem eu tive o mesmo problema, porém ele não iniciou mais, ficou na tela azul em looping, tentava carregar mas não conhecia e voltava, eu abri o notebook ( já passou da garantia de todo modo ) dei uma limpada etc, desencaixei e encaixei novamente os periféricos, e depois ele iniciou novamente ( porém não reconheceu o HD reserva, como não era grande necessidade deixei passar )
Hoje ao ligar tive o mesmo problema.
Novamente eu abri o notebook, limpei, tentei encaixar os periféricos novamente, encaixei o cabo do HD reserva, e ao ligar, não tive sucessso..
Pude perceber que o M.2 até pisca as cores ao ligar o notebook, porém não é reconhecido...
Diante disso eu levei meu notebook na casa do meu cunhado e fizemos alguns testes juntos:
Conectei o meu M.2 no computador dele, e iniciou sem problemas, de primeira, então creio que o M.2 esteja ok.
Conectei o HD dele no meu notebook e também ligou sem falhas.
Após isso, peguei o meu HD reserva e instalei o Windows, para ao menos poder utilizar por esses dias.
Acredito eu, que a entrada de M.2 na placa-mãe do notebook esteja "danificada" pois o M.2 em sí está funcionando normalmente como testei no computador do meu cunhado.
Caso seja isso mesmo, voces conheçem alguma autorizada da Acer que consiga fazer algum ajuste na placa, para voltar a aceitar o M.2? Moro na região de SP-ABC.
Há algum outro teste a se fazer? Esqueci de algo?
Obrigado a todos.
[Título editado para adicionar o nome do produto]
0
Respostas
-
Você pode informar o modelo exato e a versão do bios? Exemplo AN515-51-75KZ BIOS 1.22Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Boa noite catatau1 !
Qual modelo EXATO do seu notebook?
Havia Windows instalado tanto no SSD quanto no HDD ao mesmo tempo conectado no notebook?
A Acer não possui "autorizadas" no Brasil, somente a central que fica em Barueri - SP.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!1 -
MaClane disse:Boa noite catatau1 !
Qual modelo EXATO do seu notebook?
Havia Windows instalado tanto no SSD quanto no HDD ao mesmo tempo conectado no notebook?
A Acer não possui "autorizadas" no Brasil, somente a central que fica em Barueri - SP.
Possuia o Windows instalado somente no SSD.egydiocoelho disse:Você pode informar o modelo exato e a versão do bios? Exemplo AN515-51-75KZ BIOS 1.22
É exatamente esse modelo, o AN515-51-75KZ, não sei dizer se a versão da BIOS é o 1.22, vou verificar e já te informo.0 -
A versão 1.22 corrige algo relacionado ao reconhecimento do segundo hdd. Além disso, você pode enviar uma foto da guia information do bios?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
egydiocoelho disse:A versão 1.22 corrige algo relacionado ao reconhecimento do segundo hdd. Além disso, você pode enviar uma foto da guia information do bios?
Acredito que esteja na versão 1.19
Essa é a tela de Guia Information? Não tenho certeza...
Mas me surgiu uma duvida, como eu tive esse erro, sendo que estava utilizando desde Janeiro/2020 o SSD e o HD juntos? porque parou assim? após reiniciar o note sem nem atualizar...
[Comentário editado para excluir número de série]0 -
Existe algumas possibilidades como um ssd com defeito ou até mesmo um problema na placa mãe. Você tem como testar o ssd em outro computador? Na guia advanced, clique em sata configuration e verifique se as duas portas sata estão ativadas. Experimente também reiniciar a bateria:
https://www.youtube.com/watch?v=NfhgnxUJoZo&list=FLVBqwtBw09_Z9tXo1Injakw&index=7&t=0s
Se nada acima funcionar, experimente instalar o windows no hdd e atualize o bios para a versão 1.22.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
egydiocoelho disse:Existe algumas possibilidades como um ssd com defeito ou até mesmo um problema na placa mãe. Você tem como testar o ssd em outro computador? Na guia advanced, clique em sata configuration e verifique se as duas portas sata estão ativadas. Experimente também reiniciar a bateria:
https://www.youtube.com/watch?v=NfhgnxUJoZo&list=FLVBqwtBw09_Z9tXo1Injakw&index=7&t=0s
Se nada acima funcionar, experimente instalar o windows no hdd e atualize o bios para a versão 1.22.
Já instalei o Windows no HDD e atualizei a BIOS do note para 1.22, vou tentar instalar o SSD novamente e aviso se tiver resultados.0 -
Você já tentou instalar o ssd?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Bom dia catatau1 !
Utilize o CrystalDiskInfo no computador do seu cunhado e veja a saúde do SSD.
Verifique também se não existe uma firmware de atualização para ele.Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Prezados, boa noite!
Sanei o caso formatando o SSD, estou utilizando ele agora e está normal, talvez algum software corrompeu o Windows.
De todo modo irei passar um CrystalDiskInfo conforme me foi recomendado, para verificar se está tudo ok.
Obrigado o apoio de todos.0 -
Ok! Poste o resultado do crystaldiskinfo e do crystaldiskmark aqui.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Boa noite catatau1 !
Excelente!
Assim que testar, nos envie os prints aqui!Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Segue abaixo.
0 -
ótimo. agora baixe o crystaldiskmark e faça uns testes.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0