AN515-54-58CL: O quanto alterar a gestão de energia do processador afeta na performance do mesmo ?

JotaEme
JotaEme Member Posts: 3 New User
editado junho 2023 em Arquivo de 2020
Vendo um post antigo aqui do fórum vi um método que consistia em alterar a gestão de energia do processador de 100% para 99% em função de diminuir a temperatura da cpu. Meu emulador de Wii u fazia a cpu ficar entre 80° e 87°C, e após abaixar esse 1% a temperatura não passou de 50°C. Mas me veio a dúvida, se abaixou tanto a temperatura o processador não perdeu desempenho ? Pois uma temperatura menor normalmente significa que o processador está trabalhando menos, ou estou errado ? 

[Título editado para adicionar o nome do produto]

Melhor resposta

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Seu processador é um i5-9300H que tem clock base de 2.4Ghz e turbo em até 4.1Ghz: https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark/products/191075/intel-core-i5-9300h-processor-8m-cache-up-to-4-10-ghz.html
    Infelizmente nesse caso, a correlação de perda é maior.

Por isso o ideal é sempre processadores de clock base mais alto.

Porém nem todos os jogos se beneficiam dos threads (núcleos virtuais).

Então tudo irá depender do cenário.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

Respostas

• JotaEme
    Aqui o link do post onde vi esse método de abaixar a temperatura : https://community.acer.com/pt/discussion/589487/aquecimento-acer-nitro-5-515-52bw#:~:text=Tenho um acer nitro 5,5 coolers e 3000 RPM).
    PS: desculpem se estiver fazendo algo errado, sou novo aqui e nunca participei de um fórum.
  • MaClane
    Boa tarde JotaEme !

Vendo um post antigo aqui do fórum vi um método que consistia em alterar a gestão de energia do processador de 100% para 99% em função de diminuir a temperatura da cpu. Meu emulador de Wii u fazia a cpu ficar entre 80° e 87°C, e após abaixar esse 1% a temperatura não passou de 50°C. Mas me veio a dúvida, se abaixou tanto a temperatura o processador não perdeu desempenho ?

R: Sim e não.
    Isso porque existe o efeito de relação temperatura
    \leqq frequência
    Ou seja, quanto maior a frequência, maior a temperatura.
    Isso gera o thermal throttle em que os gatilhos de instruções do processador irão baixar os clocks para evitar o superaquecimento.
    Limitando a energia, o processador nunca irá atingir o modo turbo (que somente altera os threads - núcleos virtuais), porém irá manter o desempenho total do clock base.

Pois uma temperatura menor normalmente significa que o processador está trabalhando menos, ou estou errado ?

R: Esta errado.
    Temperatura menor não significa que o processador esteja "trabalhando menos".

Qual seu modleo exato de notebook?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• JotaEme
    O meu é um nitro 5 AN515-54-58CL
  • MaClane
    Responder ✓
    Seu processador é um i5-9300H que tem clock base de 2.4Ghz e turbo em até 4.1Ghz: https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark/products/191075/intel-core-i5-9300h-processor-8m-cache-up-to-4-10-ghz.html
    Infelizmente nesse caso, a correlação de perda é maior.

Por isso o ideal é sempre processadores de clock base mais alto.

Porém nem todos os jogos se beneficiam dos threads (núcleos virtuais).

Então tudo irá depender do cenário.

Sincerely, J. MaClane ™