Acer Nitro 5 AN515-52-5771 com drop de FPS e gargalos em jogos devido a altas temperaturas

Fleewy
Fleewy Member Posts: 11

Tinkerer

editado junho 2023 em Arquivo de 2020
Olá, vim através desse post relatar um problema que vem acontecendo com meu nitro 5, segue as config : 
- Intel Core i5-8300H 8ª Geração
-8gb ram 
-ssd 128gb 
-1tb Hd 
-gtx 1050 4gb
A questão é que nos ultimos meses venho percebendo gargalo e drop de fps em varios jogos oque antes não acontecia, eu comprei o notebook em novembro de 2019 e antes só jogava um jogo, Fortnite que -rodava tudo no épico com 50-60 fps mas depois comecei usar as configurações recomendadas pelo nvidia experience em que ficava entre 90-100 fps com as configs dividida entre épico alto e medio, mas a partir da season 2 do cap 2 percebi leves drops de fps , porém como era incio de season pensei que era normal, mas atualizações chegaram e permaneceu a mesma coisa e dps foi aumentando a frequencia dos drops em que de 90 fps caia drasticamente para 40 provocando gargalo, mas a situação realmente ficou insuportavél quando eu comecei jogar gta 5 em que iniciei a campanha normalmente e com o avanço o drop de fps e gargalos se tornaram comuns príncipalmente quando estava dirigindo que o fps de 60 caia para 24 causando gargalos e as vezes ate congelando por alguns momentos, a partir disso fui buscar soluções no yt e em foruns gringos entretanto não resolveu muita coisa pois existem versões do nitro 5 com o ryzen, ai partir para os foruns br onde diversas pessoas apresentavam o mesmo problema e uns acusavam diversos problemas como hd, ssd, ram entretanto todos tinham um ponto em comum, a alta temperatura, então decidir testar o meu em que apresenta temperatura bem elevadas acima de 90 graus em atividades até msm básicas ou em jogos leves(ondes os coolers ficam com a rpm muito alta ) ja tentei de tudo limitar o frame rate, usa as configurações em alto desempenho usar a bateria sempre carregada desativei o battery boost, os drives estão atualizados e também ja desativei ações em segundo plano no windowns também tentei e usar o notebook em lugares mais frios, apesar de morar na bahia eu sempre uso o notebook a noite e com o ar condicionado mas as temperaturas ainda continuam altas, realmente já tentei de tudo mas as temperaturas e os drops e gargalos não resolvem, só não tentei duas coisas: formatar e realizar o undervolting ( pois tem o risco da perca de garantia), eu realmente não sei oque fazer e estou muito frustado, eu suspeito da pasta termica mas não tenho certeza, vcs recomendam acionar a garantia ?

Respostas

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Bom dia Fleewy !

Undervolt ou repaste irão violar a garantia.
    A primeira coisa a se fazer é utilizar o HWMonitor e postar aqui um print das temperaturas.

É obrigatório a qualquer um que queira jogar, utilizar uma ótima base resfriadora bem como kit de mouse e teclado externos.

Reveja todas essas configurações:

Acesse o MSCONFIG e desabilite TODAS as aplicações que iniciam com o sistema e todos os serviços que não sejam Microsoft.
    Desinstale qualquer antivírus.
    Realize uma limpeza de temporários do sistema e do disco como Administrador.
    Atualize a release do Windows para a 1909.

Verifique todas essas questões também:

1- todos os drivers e o Windows devem estar devidamente atualizados
    2- o aparelho deve estar setado para usar o plano de energia de alto desempenho do Windows
    3- sete o desempenho mínimo e máximo do processador em 100% em ambos modos (tanto na bateria quanto conectado na tomada de energia)
    4- a bateria deve ser carregada a 100% antes de jogar
    5- a bateria deve estar setada nas opções avançadas de energia para máximo desempenho
    6- as aplicações dos jogos devem estar setadas no Painel da GPU dedicada (Nvidia) para ser a principal
    7- o aparelho deve estar conectado diretamente a uma tomada de energia exclusiva, devidamente aterrada sem nenhum adaptador
    8- o batterybooster deve estar desativado
    9- desative o FPS limit
    10- sete a Intel HD Graphics para desempenho máximo
    11- desinstale todas as aplicações X-Box da Microsoft
    12- desative o gravador DVR
    13- habilite a opção maxframerate no painel de controle nvidia
    14- desative as opções do shadow play no geforce experience
    15- todos os jogos devem estar instalados na mesma unidade de disco e partição que o sistema operacional

Depois reinicie e faça um teste.

Limite também a 99% a porcentagem de energia do processador, tanto na bateria quanto na tomada de energia,
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• Fleewy

Tinkerer

editado junho 2020
    Bom dia eu irei reaalizar esses procedimentos e irei trazer os resultados e os prints estou baixando o HWMonitor e irei atualizar o windows para a 1909 pois esta na 2004 devo atualizar o novo drive do Geforce game ready que saiu hj pela manha ?
    Bom dia Fleewy !

Undervolt ou repaste irão violar a garantia.
    A primeira coisa a se fazer é utilizar o HWMonitor e postar aqui um print das temperaturas.

É obrigatório a qualquer um que queira jogar, utilizar uma ótima base resfriadora bem como kit de mouse e teclado externos.

Reveja todas essas configurações:

Acesse o MSCONFIG e desabilite TODAS as aplicações que iniciam com o sistema e todos os serviços que não sejam Microsoft.
    Desinstale qualquer antivírus.
    Realize uma limpeza de temporários do sistema e do disco como Administrador.
    Atualize a release do Windows para a 1909.

Verifique todas essas questões também:

1- todos os drivers e o Windows devem estar devidamente atualizados
    2- o aparelho deve estar setado para usar o plano de energia de alto desempenho do Windows
    3- sete o desempenho mínimo e máximo do processador em 100% em ambos modos (tanto na bateria quanto conectado na tomada de energia)
    4- a bateria deve ser carregada a 100% antes de jogar
    5- a bateria deve estar setada nas opções avançadas de energia para máximo desempenho
    6- as aplicações dos jogos devem estar setadas no Painel da GPU dedicada (Nvidia) para ser a principal
    7- o aparelho deve estar conectado diretamente a uma tomada de energia exclusiva, devidamente aterrada sem nenhum adaptador
    8- o batterybooster deve estar desativado
    9- desative o FPS limit
    10- sete a Intel HD Graphics para desempenho máximo
    11- desinstale todas as aplicações X-Box da Microsoft
    12- desative o gravador DVR
    13- habilite a opção maxframerate no painel de controle nvidia
    14- desative as opções do shadow play no geforce experience
    15- todos os jogos devem estar instalados na mesma unidade de disco e partição que o sistema operacional

Depois reinicie e faça um teste.

Limite também a 99% a porcentagem de energia do processador, tanto na bateria quanto na tomada de energia,

• MaClane
    A release 2004 está muito instável ainda, principalmente em relação a jogos e controle de TDP
    Recomendo então que nesse caso, opte pelas release 1809 ou 1903
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• Fleewy

Tinkerer

MaClane disse:
    A release 2004 está muito instável ainda, principalmente em relação a jogos e controle de TDP
    Recomendo então que nesse caso, opte pelas release 1809 ou 1903
    Eu realizei o download da 2004 ontem na esperança de o meu problema fosse resolvido, terei que formatar para instalar essas release ?
  • MaClane
    Pode verificar se consegue pelo sistema restaurara versão anterior se o ponto não foi removido.

Sincerely, J. MaClane ™

• Fleewy

Tinkerer

MaClane disse:
    Pode verificar se consegue pelo sistema restaurara versão anterior se o ponto não foi removido.
    Bem ontem eu passei o dia todo realizando testes no pc após os procedimentos e após os testes eu realmente percebi que tanto os drops quanto os gargalos diminuiram principalmente no gta 5 que acontecem, mas com uma frequencia bem menor, algo que não atrapalha tanto na gameplay em relação as temperaturas elas aindam estão relativamente altas porém estou tentando fazer o maximo para que a disspação de calor seja a melhor, no fortnite eu não percebi gargalos mas ainda existe uma queda de fps, mas não tão drástica, obviamente que eu não recperei os mesmos fps que tinha quando comprei o notebook mas consigo jogar tranquilamente até o momento com 60 fps.  

Realizei o download do nitro sense para verificar as temperaturas e a rpm dos coolers 
    O print foi realizado após uma gameplay de Gta 5 com os gráfico no recomendado pelo geforce experience

Bem meu problema está parcialmente resolvido, eu espero que nos proximos dias não volte a ocorrer os problemas também pretendo futuramente realizar uma formatação para otimizar mais o sistema.

• MaClane
    Evite utilizar os "gráficos recomendados pelo GeForce"
    Geralmente, essas configurações limitam FPS e impedem alto desempenho.
    O ideal é realizar sempre uma configuração manual e afinada.

Sincerely, J. MaClane ™