A515-52G-50NT memória 2400Mhz ou 2666Mhz

ARStefanello
ARStefanello Member Posts: 27 Troubleshooter
editado maio 2023 em Arquivo de 2020
Prezados,

Fiz verificação com CPU-Z para identificar a minha memória a fim de comprar outra que funcionasse em dual channel. Ocorre que o CPU-Z identificou uma memória 2.666Mhz, mas as especificações do equipamento falavam em até 2.400Mhz.

Aproveito para questionar se há mais algum requisito para dual channel além de tamanho e frequência.

Melhores respostas

• Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,322 Trailblazer
    editado maio 2020 Responder ✓
    Isso ocorre, por que o seu processador limita a velocidade da memória ram, veja: https://ark.i
    ntel.com/content/www/br/pt/ark/products/149088/intel-core-i5-8265u-processor-6m-cache-up-to-3-90-ghz.html

O ideal é adquirir outra ram com as mesmas características para evitar incompatibilidades:
    https://www.youtube.com/b5-oIhj2ew4
    Este usuário instalou essa ram e esse ssd:
    https://www.youtube.com/4oqPCJhsy7I
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    "Consegui encontrar opções mais em conta da memória do mesmo modelo. Creio que com 8+8 terei um note muito acima da média e mais parelho em comparação com o processador. 32GB seria o ideal, mas 16GB para o meu uso não será um gargalo."

R: pelo seu uso, jamais atingirá 32Gb nesse conjunto de hardware.
    Possuo um aparelho da serie Nitro 5 515-52 com 16Gb de RAM (8+8) e minha esposa utiliza para trabalhos pesados de designer e nunca ultrapassa os 12Gb de RAM em projetos de alta complexidade.

"No caso de manter este SSD original de 128 deverei instalar todas as aplicações de uso frequente nele e se algo for instalado no HD que seja algo raramente usado? (de preferência todas sem exceção)
    Quando falas que o SSD não faz diferença no desempenho de jogos, então devo considerar jogos e aplicações como coisas diferentes, podendo instalar jogos no HD para ter todas as aplicações (office, Photoshop, Corel, etc) no SSD? Ou devo instalar também os jogos no SSD pela eficiência do sistema, mas não devo esperar ganho de desempenho no jogo, especificamente? Não preciso instalar muitos jogos no notebook porque tenho o PC com SSD de 256GB."

R: Mesmo assim, ocorrerá atrasos.
    Também não... NENHUMA aplicação ou jogo pode ser instalado em outra unidade que não seja o SSD onde esta o sistema operacional.
    Os jogos apenas irão abrir mais rápido e melhorar os loadings, mas sem nenhum tipo de ganho performance.

Considerando uma troca de SSD no futuro, saberia me dizer sobre onde se encontra a partição de instalação do sistema (para redefinir ao sistema original), no SSD ou no HD?

R: se encontra no SSD, sempre na mesma unidade do sistema.

Quando cito Cities Skylines é porque (posso estar enganado, mas) me parece que ele funciona de maneira diferente de outros jogos, talvez mais parecido com aplicativos exigindo muito mais desempenho de processador e RAM do que de placa gráfica.

R: cada jogo requer um tipo de consumo especifico de recursos.
    No caso do Cities Skylines, o maior consumo é de GPU, depois processador, depois RAM
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

Respostas

• ARStefanello
    editado maio 2020
    Me parece que tenho uma memória 2666Mhz rodando a 2400Mhz devido a limitação da placa mãe.
    A aba Memory do CPU-Z só informa 8GB (demais dados estão em branco).

Pergunto: para parear dual channel devo adquirir uma memória 2666 ou uma 2400 vai funcionar da mesma maneira?
    Tudo bem se for Kingston ou Mark Vision?

uma
  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,322 Trailblazer
    editado maio 2020 Responder ✓
    Isso ocorre, por que o seu processador limita a velocidade da memória ram, veja: https://ark.i
    ntel.com/content/www/br/pt/ark/products/149088/intel-core-i5-8265u-processor-6m-cache-up-to-3-90-ghz.html

O ideal é adquirir outra ram com as mesmas características para evitar incompatibilidades:
    https://www.youtube.com/b5-oIhj2ew4
    Este usuário instalou essa ram e esse ssd:
    https://www.youtube.com/4oqPCJhsy7I
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    Bom dia ARStefanello !

Esse modelo suporta no máximo 32Gb de RAM (sendo 2 slots, 2x16Gb cada) SO-DIMM DDR4 2133/2400Mhz

Sua RAM é limitada a 2400Mhz por 3 fatores de suporte:
    Processador, controladoras e chipset

Aproveito para questionar se há mais algum requisito para dual channel além de tamanho e frequência.
    R: o único requisito para ativar dual-channel é utilizar RAM em pares, independente de frequência, CAS, capacidade, etc
    Logicamente fora dos padrões não irá funcionar

Pergunto: para parear dual channel devo adquirir uma memória 2666 ou uma 2400 vai funcionar da mesma maneira?
    Tudo bem se for Kingston ou Mark Vision?
    R: nesse caso o ideal seria adquirir um modulo idêntico ao seu instalado.
    Porém, o correto seria que outros módulos funcionassem normalmente.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• ARStefanello
    Obrigado, @egydiocoelho e @MaClane

Encontrei uma memória idêntica, mesmo modelo, porém o valor de $470 a $500 fica muito acima do preço em comparação com memórias com a mesma frequência de outras marcas.
    A kingston com a mesma frequência que havia encontrado por $306 está com anúncio pausado, restando uma AData por $331.
    Memória na frequência 2400Mhz, tem opções mais baratas ainda (Markvision por $289).
    Penso que se for para gastar 500,00 em uma memória de 8GB seria mais vantagem comprar uma de 16GB, mesmo que 8GB fiquem não pareados ou o dual channel não funcione, ou aguardar para adquirir duas de 16GB.

Qual o prejuizo em casos que o dual channel não seja reconhecido? (lembrando que o note tem vídeo dedicado, que seria uma questão importante)
    Meu usos mais pesados seriam Photoshop, Lightroom (caso volte a ativa com fotografia) e eventualmente alguns jogos, mas aí há uma peculiaridade que o Cities Skylines exige mais RAM do que placa gráfica, ou seja talvez faça mais diferença em comparação com outros jogos.
    E se tiver que aguardar um tempo com 8GB, tudo bem, pois tenho o PC para o Lightroom e Cities.
  • O dual channel melhora o desempenho. Você não precisa focar nas memórias originais. Você pode comprar de outra marca, mas que contenha as mesmas características. Eu também sugiro que você adquira um ssd m2 2280 também.

egydiocoelho Trailblazer

• ARStefanello
    Este modelo já tem o SSD. Seria só a memória mesmo, pois o sistema é uma questão de gerenciar quais programas vão para o SSD e quais vão para o HD.
    Antes de ter muito uso já vou mover as pastas de documentos, desktop, imagens, etc (preciso ver sobre isso no Windows 10, mas deve ser tranquilo também) para o HD para deixar os 128GB mais aliviados pra rodar sistema. Ter ambos os armazenamentos (ou possibilidade de instalar o que faltasse) foi um dos requisitos que pesquisei para definir qual modelo comprar. Flexibilidade em ambos os slots de memória também foi um requisito que, inclusive me fez abandonar outras marcas.

Quanto a memória me pergunto se não seria vantagem adicionar 16GB, pois se entendi direito, o sistema deverá parear metade dela e outra metade não, funcionando como se fosse 2x8+8.

Com relação ao uso do SSD me pergunto se, por exemplo, o Cities Skylines teria um ganho de desempenho se instalar no SSD. Por outro lado não sei se a Steam permite instalar alguns jogos no C: e outros no D:. Hoje o Cities está com 11GB, mas ainda vou instalar mods e deve subir um bom pouco.
  • MaClane
    "Qual o prejuizo em casos que o dual channel não seja reconhecido? (lembrando que o note tem vídeo dedicado, que seria uma questão importante)"

R: não há como o "dual-channel não ser reconhecido"
    O que pode ocorrer é a RAM não ser reconhecida.

Pelo uso que mencionou, realmente é necessário os 16Gb

"Este modelo já tem o SSD. Seria só a memória mesmo, pois o sistema é uma questão de gerenciar quais programas vão para o SSD e quais vão para o HD."

R: uso totalmente errado.
    Esse procedimento gera perda de desempenho, lags e atrasos já que o sistema irá demorar muito para processar informações armazenadas no HDD que é muito mais lento que o SSD.
    TODAS as aplicações devem ser instaladas no SSD.

"Quanto a memória me pergunto se não seria vantagem adicionar 16GB, pois se entendi direito, o sistema deverá parear metade dela e outra metade não, funcionando como se fosse 2x8+8."

R: também não.
    Se utilizar RAM 16+8 ocorrerá perda de desempenho final ao invés de ganho, uma vez que o dual-channel irá trabalhar no modo flex ao invés de full.
    Então deve utilizar os pares sincrônicos: 4+4, 8+8, 16+16

"Com relação ao uso do SSD me pergunto se, por exemplo, o Cities Skylines teria um ganho de desempenho se instalar no SSD. Por outro lado não sei se a Steam permite instalar alguns jogos no C: e outros no D. Hoje o Cities está com 11GB, mas ainda vou instalar mods e deve subir um bom pouco."

R: novamente, não.
    SSD não gera absolutamente nenhum tipo de ganho de FPS em jogos.

Por todas as suas questões, terá sim de adquirir um novo SSD.

Sincerely, J. MaClane ™

• ARStefanello
    editado maio 2020
    "Pelo uso que mencionou, realmente é necessário os 16Gb"
    "Se utilizar RAM 16+8 ocorrerá perda de desempenho final ao invés de ganho, uma vez que o dual-channel irá trabalhar no modo flex ao invés de full.
    Então deve utilizar os pares sincrônicos: 4+4, 8+8, 16+16"
    Consegui encontrar opções mais em conta da memória do mesmo modelo. Creio que com 8+8 terei um note muito acima da média e mais parelho em comparação com o processador. 32GB seria o ideal, mas 16GB para o meu uso não será um gargalo.
    Muito obrigado pelos esclarecimentos.

"R: uso totalmente errado. Esse procedimento gera perda de desempenho, lags e atrasos já que o sistema irá demorar muito para processar informações armazenadas no HDD que é muito mais lento que o SSD. TODAS as aplicações devem ser instaladas no SSD."
    "R: novamente, não. SSD não gera absolutamente nenhum tipo de ganho de FPS em jogos."
    Então, mais importante ainda transferir todas as pastas de arquivo para o HD, a fim de evitar qualquer ocupação desnecessária dele.
    No caso de manter este SSD original de 128 deverei instalar todas as aplicações de uso frequente nele e se algo for instalado no HD que seja algo raramente usado? (de preferência todas sem exceção)
    Quando falas que o SSD não faz diferença no desempenho de jogos, então devo considerar jogos e aplicações como coisas diferentes, podendo instalar jogos no HD para ter todas as aplicações (office, Photoshop, Corel, etc) no SSD? Ou devo instalar também os jogos no SSD pela eficiência do sistema, mas não devo esperar ganho de desempenho no jogo, especificamente? Não preciso instalar muitos jogos no notebook porque tenho o PC com SSD de 256GB.

Considerando uma troca de SSD no futuro, saberia me dizer sobre onde se encontra a partição de instalação do sistema (para redefinir ao sistema original), no SSD ou no HD?

Quando cito Cities Skylines é porque (posso estar enganado, mas) me parece que ele funciona de maneira diferente de outros jogos, talvez mais parecido com aplicativos exigindo muito mais desempenho de processador e RAM do que de placa gráfica.

• ARStefanello
    Complemnentando: Quando cito Cities Skylines é porque (posso estar enganado, mas) me parece que ele funciona de maneira diferente de outros jogos, talvez mais parecido com aplicativos exigindo muito mais desempenho de processador e RAM do que de placa gráfica. Na maioria dos jogos que envolve ação, o FPS é um ponto importante, podendo até mesmo comprometer a jogabilidade. No caso de um simulador como o Cities, é muito mais a questão de processar muitas informações ao mesmo tempo: manter visíveis os prédios, cidadãos e carros circulando nas ruas, e a questão de resposta do sistema (quando escolhe uma ferramenta o efeito ser aplicado sem atrasos).
  • MaClane
    Responder ✓
    "Consegui encontrar opções mais em conta da memória do mesmo modelo. Creio que com 8+8 terei um note muito acima da média e mais parelho em comparação com o processador. 32GB seria o ideal, mas 16GB para o meu uso não será um gargalo."

R: pelo seu uso, jamais atingirá 32Gb nesse conjunto de hardware.
    Possuo um aparelho da serie Nitro 5 515-52 com 16Gb de RAM (8+8) e minha esposa utiliza para trabalhos pesados de designer e nunca ultrapassa os 12Gb de RAM em projetos de alta complexidade.

"No caso de manter este SSD original de 128 deverei instalar todas as aplicações de uso frequente nele e se algo for instalado no HD que seja algo raramente usado? (de preferência todas sem exceção)
    Quando falas que o SSD não faz diferença no desempenho de jogos, então devo considerar jogos e aplicações como coisas diferentes, podendo instalar jogos no HD para ter todas as aplicações (office, Photoshop, Corel, etc) no SSD? Ou devo instalar também os jogos no SSD pela eficiência do sistema, mas não devo esperar ganho de desempenho no jogo, especificamente? Não preciso instalar muitos jogos no notebook porque tenho o PC com SSD de 256GB."

R: Mesmo assim, ocorrerá atrasos.
    Também não... NENHUMA aplicação ou jogo pode ser instalado em outra unidade que não seja o SSD onde esta o sistema operacional.
    Os jogos apenas irão abrir mais rápido e melhorar os loadings, mas sem nenhum tipo de ganho performance.

R: se encontra no SSD, sempre na mesma unidade do sistema.

R: cada jogo requer um tipo de consumo especifico de recursos.
    No caso do Cities Skylines, o maior consumo é de GPU, depois processador, depois RAM

Sincerely, J. MaClane ™

• ARStefanello
    Muito obrigado.

Que bom saber que para os usos realmente importantes (design e foto) 16GB resolve. Tinha mesmo esta impressão de que com 8 estaria vez ou outra trabalhando no limite.

"R: se encontra no SSD, sempre na mesma unidade do sistema."
    Então numa situação de troca de SSD para um maior teria que, antes de tudo pra garantir gravar uma imagem do sistema com um software apropriado e ver se é possível espelhar este SSD no novo. (embora a instalação original baixada da Microsoft usando o serial que já está anotado em local seguro irá funcionar também).

Quanto ao Cities Skylines imaginava que ele seria menos exigente em GPU e mais de processador, tornando-se muito mais exigente de memória no caso de usar muitos ítens adicionais. Já vi uma print em uma comunidade que estava usando 80% de 64GB RAM (claro que deve ter adicionado muita coisa).
    Mas irá para o SSD, pelo loading e pelo desempenho geral do sistema.

Muito obrigado por todos os esclarecimentos.

• MaClane
    No HDD original de sua máquina existe a partição de recuperação do Windows criada pela Acer.
    Durante o período vigente de garantia de software, essa partição não deve ser apagada nem danificada.
    Recomendo esse método para passar o sistema OEM do HDD para o SSD:

Você não perde garantia de hardware por abrir seu equipamento para realizar um upgrade, contato que no processo não danifique nenhum componente ou parte do aparelho nem rompa nenhum lacre interno.

Lembrando que caso precise acionar a garantia em algum momento, voce deverá remover todos os hardwares instalados e recolocar todos que forem removidos e realizar backup dos seus dados.

Sincerely, J. MaClane ™

• ARStefanello
    editado maio 2020
    Estou vendo que o pessoal compra notebook novo e já faz logo um upgrade vendendo a memória original pra investir numa maior. Todas as que encontro a venda são retiradas de notebooks por causa de upgrade.
    Neste ponto eu já estava ciente de que numa possibilidade de troca ou de comprar uma de 16 e não dar certo juntas, teria que guardar a original durante o prazo de garantia. Então melhor adicionar uma igual mesmo.

Muito obrigado.

• Você não precisa adicionar exatamente a mesma memória. basta adquirir outra com as mesmas características. Sobre o ssd, acho que vale apena adquirir um de pelo menos 256gb. Veja esse vídeo:
    https://www.youtube.com/watch?v=b5-oIhj2ew4&t=57s

egydiocoelho Trailblazer

• MaClane
    Estou vendo que o pessoal compra notebook novo e já faz logo um upgrade vendendo a memória original pra investir numa maior. Todas as que encontro a venda são retiradas de notebooks por causa de upgrade.
    Neste ponto eu já estava ciente de que numa possibilidade de troca ou de comprar uma de 16 e não dar certo juntas, teria que guardar a original durante o prazo de garantia. Então melhor adicionar uma igual mesmo.

Muito obrigado.

Se forme módulos de marcas reconhecidas no mercado e nas mesmas especificações, dificilmente ocorrerá incompatibilidade.

Sincerely, J. MaClane ™

• Tsukina
    Tsukina Member Posts: 39

Tinkerer

MaClane disse:

Muito obrigado.

Se forme módulos de marcas reconhecidas no mercado e nas mesmas especificações, dificilmente ocorrerá incompatibilidade.
    Então no fim de tudo, é melhor pegar outra de 2666mhz pra igualar a primeira mesmo o limite sendo 2400mhz ou é melhor pegar duas de 2400mhz da mesma marca da que veio no notebook ?
  • ARStefanello
    Se vc vai trocar a que veio no notebook vale a pena pegar duas iguais da melhor frequência que a placa mãe suporta. Se vai manter a original e acrescentar outra no slot disponível, quanto mais "parecida" com a original for, menor risco de incompatibilidade. Em tese qualquer memória dentro das especificações q a placa mãe suporta deve funcionar junto com a que veio, embora não forme totalmente o par (dual channel) se não for de igual "tamanho", mas eventualmente incompatibilidades podem ocorrer. Então, no meu caso, preferi não arriscar e comprei outra da mesma marca e modelo. Só o lote era outro, mas quanto a isso é super tranquilo.
  • Ingrid-Inactive
    Ingrid-Inactive Inactive Posts: 3,612

Inactive

Olá, 

Devido ao tempo de criação e pelo fato de ter uma solução, este tópico será encerrado, obrigada pela contribuição de todos, caso tenham dúvida, favor abrir nova publicação.

Atenciosamente, 

Acer-Ingrid

Esta discussão está fechada.