Bateria do Aspire 3 A315-41-R4RB perdendo vida útil rápido
RandomOne
Member Posts: 72 Devotee
Comprei o notebook Aspire 3 A315-41-R4RB na loja oficial da Acer e recebi dia 10/01/2020, desde então estou usando-o.
Fui verificar a vida útil da bateria e vi que já foi perdido 20% de sua capacidade total em 4 meses de uso. Segue abaxo informações da bateria:
Essas informações vem do Ubuntu 18.04. Da pra ver que a capacidade da bateria está em 80,8% da capacidade original. Creio que a bateria está se degradando rápido. Vale ressaltar que eu uso o notebook em média 8 horas por dia durante a semana, podendo variar nos fins de semana.
1
Respostas
-
Boa tarde RandomOne !
O kernel Linux não tem suporte direto ao controle das células de bateria.
Dessa forma, o consumo é bem maior que no Windows.
Eu recomendo que passe a utilizar na tomada de energia o máximo que puder e instale e configure o TLP:
https://diolinux.com.br/2018/12/economia-de-bateria-no-ubuntu-e-linux-tlpui.html
https://gnulinuxbrasil.com.br/2018/01/05/tlp-aumento-da-vida-util-da-bateria/
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Parece que o acpi também não funciona corretamente nesse modelo, quando o linux é instalado, veja: https://bugs.launchpad.net/amd/+bug/1776563
Eu recomendo que você tente atualizar o bios, para verificar se corrige o problema.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
@MaClane eu comecei a usar o Ubuntu todo dia a partir de março. Creio que 1 mês e uns dias de uso não desgastaria tanto a bateria. Na maior parte das vezes eu deixo o notebook sempre na tomada, ainda tenho dúvidas se quando em 100% o notebook passa a consumir apenas a carga do carregador pois mesmo deixando a maior parte do tempo no carregador (mesmo estando em 100%) a bateria ainda assim foi desgastada. Vou instalar o TLP.
1 -
@RandomOne Por acaso, você desabilitou o acpi para instalar o linux nesse modelo? ao desativar o acpi, o consumo da bateria será maior.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
@egydiocoelho Não desativei, mas também não sei como verificar se está ativado. A atividade primária do notebook não é pesada, trabalho com editor de texto e outras ferramentas de auxílio. O notebook está em dualboot com Windows 10 Home de fábrica.
1 -
RandomOne disse:@MaClane eu comecei a usar o Ubuntu todo dia a partir de março. Creio que 1 mês e uns dias de uso não desgastaria tanto a bateria. Na maior parte das vezes eu deixo o notebook sempre na tomada, ainda tenho dúvidas se quando em 100% o notebook passa a consumir apenas a carga do carregador pois mesmo deixando a maior parte do tempo no carregador (mesmo estando em 100%) a bateria ainda assim foi desgastada. Vou instalar o TLP.
Quando atinge 100% o carregamento da bateria é cortado.
Somente quando há necessidade a energia e utilizada.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Percebi que o Ubuntu parece não detectar bem qual é o tempo até a descarga da bateria, mesmo sintoma de baterias "viciadas".
0 -
RandomOne disse:Percebi que o Ubuntu parece não detectar bem qual é o tempo até a descarga da bateria, mesmo sintoma de baterias "viciadas".
Bateria atuais de íon-liito não "viciam".
Eu ainda acho que pode ter algo haver com o acpi, veja: https://community.acer.com/en/discussion/571008/linux-on-the-aspire-3-a315-41-r3dqOi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
@egydiocoelho Eu não tive problemas em instalar o Ubuntu, fiz a instalação padrão. O bootloader Grub carrega o Ubuntu ou o Windows normalmente. Estou questionando o desgaste da bateria. Eu fiz a checagem da bateria no Windows, usando o powercfg, e obtive o mesmo resultado:1
-
Requisitei um relatório de consumo de energia da bateria (desconectada do carregador) com "powercfg /energy" e obtive esses errors:O relatório diz que o processador consome muita energia, mas fora da tomada o frequência do Ryzen é limitada a 1,5GHz, fiz testes de estresse e a frequência não ultrapassou isso. O plano de energia estava em "Melhor desempenho", então reduzi para "Economia de bateria" e fiz outro teste:E obtive o mesmo resultado. Será o Ryzen o problema?1
-
Tenho um problema algo semelhante com a bateria do Aspire Switch 10E.
A de origem morreu...
A nova demorou muito na primeira carga...
Agora não completa nunca a carga... e mesmo trabalhando ligado ao alimentador vai perdendo a carga até bloquear...
Alguma coisa está debitando consumo excessivo...0 -
Sobre o clock está travado em 1.5ghz na bateira, vocês já checaram se o processador está em 100% nas opções de energia e atualizaram os driver no site da amd?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Qual o e-mail do suporte oficial da Acer?
1 -
@egydiocoelho A própria Acer decidiu travar o clock do processador em 1,5GHz quando o notebook está fora da tomada, isso vem do projeto do notebook. O TDP é reduzido, creio que para 12W, sendo que o Ryzen 5 2500U opera na faixa de 12-25W. Isso não é um problema, sei que se não fosse reduzido a bateria descarregaria muito rápido.1
-
@RandomOne Mas você já verificou se uma versão mais recente do bios corrige o problema?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Deve ser um problema crônico, o meu mal completou 4 meses e já desgastou 14%. Utilizo o sistema operacional de fábrica.0