Somar as Unidades Acer Nitro 5 AN515-52-5771
Boa tarde galera, andei pesquisando no fórum mas não achei nada específico sobre o tema.
A 2 semanas adquiri um Acer nitro 5 com 1 SSD de 128GB e um HDD de 1TB e S.O. Linux Endelless. A 1 semana formatei pra windows (ISO original 8.1 PRO pois tenho uma licença adquirida nesta versão, depois fiz a migração para o 10 PRO através de Creation Tools da Microsoft) instalando no SSD o S.O. quando o formatei (shirt +f10, diskpart, clean, gpt, etc), e aí começou a saga.
Tentei fazer um Raid pelo RST da Intel pela única opção disponível: criar volume personalizado > Proteção de Dados flexíveis, onde após o processo de criação ele exibe uma mensagem de erro desconhecido 0xA005004E (a qual pesquisei e não encontrei nada exatamente sobre) e em seguida uma mensagem que o volume foi criado com êxito. Contudo o RST some com o HDD sem a adição da memória, creio que ele esteja utilizando a unidade como um espelhamento apenas para segurança e bkp, contudo o que eu precisava era a somatória das unidades nem tanto para desempenho mas sim para extender a capacidade.
Andei pesquisando no fórum da Acer e entre as perguntas feitas nos EUA tinha um cara tentando fazer o processo inverso, veio de fábrica as unidades somadas mas ele queria separá-las... Andei pesquisando mais um pouco e falaram sobre softwares de terceiros para o procedimento mas que seria arriscado.
Sendo assim gostaria de saber qual seria a melhor saída nesse caso? Raid 0 ao que entendi seria viável se as unidades fossem idênticas (ao menos em capacidade) como não são não daria certo pq ele manteria o tamanho da menor. E agora José?
Outro detalhe ctrl+i ou ctrl+r não funcionam. Creio que seja por que a máquina não tenha essa opção nativa na BIOS. Existe alguma outra forma de se fazer RAID no arranque ou somente via software após início?
O que vocês me sugerem?