Somar as Unidades Acer Nitro 5 AN515-52-5771
Israel_frp
Member Posts: 5 New User
Boa tarde galera, andei pesquisando no fórum mas não achei nada específico sobre o tema.
A 2 semanas adquiri um Acer nitro 5 com 1 SSD de 128GB e um HDD de 1TB e S.O. Linux Endelless. A 1 semana formatei pra windows (ISO original 8.1 PRO pois tenho uma licença adquirida nesta versão, depois fiz a migração para o 10 PRO através de Creation Tools da Microsoft) instalando no SSD o S.O. quando o formatei (shirt +f10, diskpart, clean, gpt, etc), e aí começou a saga.
Tentei fazer um Raid pelo RST da Intel pela única opção disponível: criar volume personalizado > Proteção de Dados flexíveis, onde após o processo de criação ele exibe uma mensagem de erro desconhecido 0xA005004E (a qual pesquisei e não encontrei nada exatamente sobre) e em seguida uma mensagem que o volume foi criado com êxito. Contudo o RST some com o HDD sem a adição da memória, creio que ele esteja utilizando a unidade como um espelhamento apenas para segurança e bkp, contudo o que eu precisava era a somatória das unidades nem tanto para desempenho mas sim para extender a capacidade.
Andei pesquisando no fórum da Acer e entre as perguntas feitas nos EUA tinha um cara tentando fazer o processo inverso, veio de fábrica as unidades somadas mas ele queria separá-las... Andei pesquisando mais um pouco e falaram sobre softwares de terceiros para o procedimento mas que seria arriscado.
Sendo assim gostaria de saber qual seria a melhor saída nesse caso? Raid 0 ao que entendi seria viável se as unidades fossem idênticas (ao menos em capacidade) como não são não daria certo pq ele manteria o tamanho da menor. E agora José?
Outro detalhe ctrl+i ou ctrl+r não funcionam. Creio que seja por que a máquina não tenha essa opção nativa na BIOS. Existe alguma outra forma de se fazer RAID no arranque ou somente via software após início?
O que vocês me sugerem?
A 2 semanas adquiri um Acer nitro 5 com 1 SSD de 128GB e um HDD de 1TB e S.O. Linux Endelless. A 1 semana formatei pra windows (ISO original 8.1 PRO pois tenho uma licença adquirida nesta versão, depois fiz a migração para o 10 PRO através de Creation Tools da Microsoft) instalando no SSD o S.O. quando o formatei (shirt +f10, diskpart, clean, gpt, etc), e aí começou a saga.
Tentei fazer um Raid pelo RST da Intel pela única opção disponível: criar volume personalizado > Proteção de Dados flexíveis, onde após o processo de criação ele exibe uma mensagem de erro desconhecido 0xA005004E (a qual pesquisei e não encontrei nada exatamente sobre) e em seguida uma mensagem que o volume foi criado com êxito. Contudo o RST some com o HDD sem a adição da memória, creio que ele esteja utilizando a unidade como um espelhamento apenas para segurança e bkp, contudo o que eu precisava era a somatória das unidades nem tanto para desempenho mas sim para extender a capacidade.
Andei pesquisando no fórum da Acer e entre as perguntas feitas nos EUA tinha um cara tentando fazer o processo inverso, veio de fábrica as unidades somadas mas ele queria separá-las... Andei pesquisando mais um pouco e falaram sobre softwares de terceiros para o procedimento mas que seria arriscado.
Sendo assim gostaria de saber qual seria a melhor saída nesse caso? Raid 0 ao que entendi seria viável se as unidades fossem idênticas (ao menos em capacidade) como não são não daria certo pq ele manteria o tamanho da menor. E agora José?
Outro detalhe ctrl+i ou ctrl+r não funcionam. Creio que seja por que a máquina não tenha essa opção nativa na BIOS. Existe alguma outra forma de se fazer RAID no arranque ou somente via software após início?
O que vocês me sugerem?
0
Melhores respostas
-
Boa noite Israel_frp !
O procedimento do colega Egydio é realmente a melhor opção.
Deve acessar o modo de segurança e realizar a troca na Bios.
O procedimento é fácil e rápido.Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!1 -
Mas se você trocar o sata mode ahci, sem estar no modo de segurança, aparecerá uma tela azul. Você tem que habilitar o modo de segurança ou inicialização segura primeiro.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1
Respostas
-
Você criou uma unidade de recuperação? O que aparece no IRST?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
egydiocoelho disse:Você criou uma unidade de recuperação? O que aparece no IRST?
Segue a tela do RST da Intel e Meu Gerenciador de Discos do Windows:
0 -
Há algo de importante no disco de 1tb? a forma mais rápida de resolver isso, é habilitando primeiro o modo de segurança do windows, depois desinstalar o irst e o driver optane e depois alterar o sata mode para ahci no bios.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1 -
egydiocoelho disse:Há algo de importante no disco de 1tb? a forma mais rápida de resolver isso, é habilitando primeiro o modo de segurança do windows, depois desinstalar o irst e o driver optane e depois alterar o sata mode para ahci no bios.
no hd de1tb esta zerado, formatei tudo antes.
vou tentar proceder com esta sugestão.
no caso da desinstalação do IRST procedo primeiramente com a limpeza dos metadados antes,
para liberar o disco novamente no gerenciador ou somente procedo com a desinstalação?
sobre o drive optane, no IRST já consta desativado, somente na BIOS a opção RST Whit Optane esta ativada,
sendo assim, devo somente trocar para AHCI ou exite mais algum lugar para proceder com a desinstalação do OPTANE?0 -
Boa noite Israel_frp !
O procedimento do colega Egydio é realmente a melhor opção.
Deve acessar o modo de segurança e realizar a troca na Bios.
O procedimento é fácil e rápido.Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!1 -
Mas se você trocar o sata mode ahci, sem estar no modo de segurança, aparecerá uma tela azul. Você tem que habilitar o modo de segurança ou inicialização segura primeiro.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1 -
egydiocoelho disse:Mas se você trocar o sata mode ahci, sem estar no modo de segurança, aparecerá uma tela azul. Você tem que habilitar o modo de segurança ou inicialização segura primeiro.
Após Habilitar o modo seguro pelo msconfig, reiniciei o pc troquei o RST por AHCI e prossegui com o inicio do sistema.
Segue tela da BIOS:
Obs: Após trocar o RST para AHCI, entrei novamente na bios e confirmei que o SATA MODE da Guia information trocou de RAID pra AHCI.
Após iniciar o Windows tentei abrir o IRST, veio a mesma mensagem de Erro desconhecido só que com a numeração parecida no código do erro.
Notei também em gerenciamento de disco que voltou a constar o HDD de 1tb.
Após essas constatações, procedi com a desinstalação do IRST, mesmo o unistaller trazendo uma informação meio estranha, fiquei ate na dúvida se
marcava a opção do "Gostaria de..." mas conclui o processo.
Ja reiniciei o notebook, e agora?
como faço pra juntar as unidades? reinstalo o IRST ou algum software de 3°?[SN editado pela moderadora - Acer-Karp]0 -
Ja reiniciei o notebook, e agora?
como faço pra juntar as unidades? reinstalo o IRST ou algum software de 3°?
Abri o gerenciador de discos do Windows após desinstalar o IRST e reiniciar o windows,
fui na unidade correspondente ao HD 1 tb, e com o botão direito só tem uma opção disponível, Novo Volume Simples.
As demais opções estão indisponíveis e agora?0 -
Acho que você deverá utilizar o utilizar o IRST mesmo. Mas é necessário primeiro o rst with optane no bios novamente.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1